18 de setembro de 2021

ConexãoMT

As notícias se encontram aqui!

Da nossa família para a sua: a motivação do produtor na agricultura familiar de Cuiabá

.

Gustavo Duarte

Clique para ampliar

A pandemia tem ensinado a população a reconhecer o que é essencial no dia a dia. Para os produtores da agricultura familiar de Cuiabá, essencial tem sido o apoio da Secretaria de Agricultura Trabalho e Desenvolvimento Econômico para o desenvolvimento e manutenção de seus cultivos. Essencial é fazer o que se gosta, é ter a consciência de que alimento é vida, como afirma o agricultor, Juliano de Oliveira, presidente da Associação do Assentamento Barreirinho, em Cuiabá.
“Graças a Deus a Secretaria tem ajudado a gente, agora também com a infraestrutura na estrada, porque quando fica ruim não dá para sair com a produção. A gente precisa dessa infraestrutura para escoar a produção e estamos tendo esse apoio. Eu digo nas reuniões, não desista, porque nós somos heróis, a gente está tirando do meio ambiente, nossa família produzindo para a família da cidade. Alimento é essencial, ninguém vive sem. Nós somos heróis, vamos tocar. Está difícil a pandemia? Vamos recuperar, é um ano bom e um ano ruim e é a luta nossa, de sol a sol”, comenta o agricultor familiar.
A colheita se aproxima. Em seus 5 hectares, localizados no Assentamento Barreirinho, zona rural de Cuiabá, Juliano irá colher cerca de 36 mil abacaxis e essa é sua realizada há seis anos. Antes disso, o bacharel em Direito de 33 anos comenta que o trabalho estressante na cidade o fizeram envelhecer antes da hora.
“Eu larguei meu serviço da cidade, trabalhei 12 anos lá e larguei para cuidar disso aqui, acabou o estresse, a gente cuida e faz uma coisa que gosta. É qualidade de vida, porque na cidade era estresse, cabelo caindo, ficando branco, mexendo com problemas dos outros. Agora a gente está produzindo o alimento da família do próximo. A minha família produzindo para o próximo”, explica.
Cuiabá possui mais de 2 mil propriedades rurais distribuídas, chegando a 2% da população da capital, uma média de 12 mil pessoas vivendo no campo, de onde tiram na maioria das vezes, a principal renda.
“Nosso trabalho na Secretaria é levar conhecimento aos produtores que eles possam aplicar em seus cultivos e melhorar suas plantações. É uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro que os serviços da gestão chegue até a comunidade mais distante. Estamos à disposição para dar suporte, seja em novas técnicas de plantio, seja em infraestrutura, no que for necessário, principalmente neste momento de pandemia”, pontua a secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques.
Neste período de enfrentamento a pandemia, a assessoria as cerca de 50 comunidades rurais de Cuiabá está sendo realizada via internet, com visitas in loco esporádicas, sempre respeitando as medidas de biossegurança. Na ocasião, foram entregues máscaras e garrafas de álcool 70% e reforçadas as recomendações de higiene e prevenção ao contágio da COVID-19.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post Da nossa família para a sua: a motivação do produtor na agricultura familiar de Cuiabá apareceu primeiro em O Atual.