23 de outubro de 2021

ConexãoMT

As notícias se encontram aqui!

Mais de 2,5 mil Kits COVID-19 foram distribuídos e medicamentos passam a ficar disponíveis em UPAs e Policlínicas

.

Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Pouco mais de duas semanas depois que a Prefeitura de Cuiabá começou a disponibilizar o Kit COVID-19 para pacientes com sintomas leves, nas unidades da Atenção Básica, cerca de 2.700 já foram entregues para a população que procurou atendimento nos PSFs e Centros de Saúde. De acordo com dados da diretoria de Atenção Básica, os locais onde foram distribuídos um número maior de foram a Clínica da Família, o PSF Pedra 90 I e II e a UBS Parque Ohara.
“Estas três unidades recebem uma grande quantidade de pacientes. A Clínica da Família possui 5 equipes de saúde, então é como se fossem 5 PSFs num só local, o que possibilita ter um número maior de atendimentos. O PSF do Pedra 90 recebe pacientes do próprio bairro, que é bastante populoso, então a demanda é alta. O Parque Ohara é uma unidade nova, onde funciona a hora estendida, então a população tem até mais tarde para se consultar”, comentou a diretora Miriam Naschenveng.
O secretário-adjunto de Assistência em Saúde, Luiz Gustavo Raboni Palma, explica que o Kit COVID está disponível para pacientes com sintomas leves da doença que procurem atendimento médico. “É importante ressaltar que os medicamentos não têm eficácia comprovada na prevenção da COVID-19. Eles têm sido utilizados seguindo protocolos do Ministério da Saúde para o tratamento precoce e só são entregues para o paciente mediante apresentação da receita médica. Mesmo que tenha sido atendido em uma unidade de saúde que não seja as do município, se o paciente apresentar a receita médica, ele pode pegar o kit em nossas unidades”, revela Palma.
Além das 14 unidades básicas de saúde onde começaram a ser disponibilizados, agora os medicamentos também podem ser encontrados em mais dois locais: PSF Santa Terezinha e no Centro de Saúde Ana Poupina, onde funciona o Centro de Referência para COVID-19 da Atenção Básica.
O Centro de Referência, por sua vez, durante a pandemia está atendendo exclusivamente pacientes que apresentam sintomas leves de síndrome gripal. Os pacientes atendidos no local poderão fazer tanto o teste rápido quando o RT-PCR no local, conforme os critérios de avaliação dos médicos. “Caso o médico ache necessário que o paciente faça o exame, ele será agendado na própria unidade, levando-se em conta o tempo de início dos sintomas”, explica o secretário adjunto.
Atenção Secundária
A partir desta sexta-feira (7), os pacientes que procurarem atendimento em UPAs e Policlínicas e que receberem receitas dos médicos para usar o Kit Covid-19 poderão retirar os medicamentos na própria unidade onde foram atendidos. “Ao disponibilizar o Kit COVID nas UPAs e Policlínicas estamos facilitando o acesso da população aos remédios, evitando que precisem se deslocar até uma unidade da Atenção Básica para pegar o Kit. Com isso evitamos a circulação de pacientes positivados, diminuindo a chance de transmissão para outras pessoas”, concluiu o adjunto. 
Os kits estarão disponíveis a partir de amanhã na UPA Morada do Ouro, UPA Pascoal Ramos, Policlínica do Verdão, Policlínica do Coxipó, Policlinica do Planalto e Policlínica do Pedra 90.
Veja as unidades de saúde que já dispõem do Kit Covid-19:
PSF Santa Izabel I / PSF Santa Isabel II
PSF Despraiado I / PSF Despraiado II                                                                         
Centro de Saúde do Grande Terceiro
Centro de Saúde Dom Aquino
Centro de Saúde Jardim Leblon 
PSF Pedregal I / PSF Pedregal II
PSF Pedra 90 I / PSF Pedra 90 II 
Centro de Saúde do Parque Cuiabá
Centro de Saúde do Tijucal 
UBS Parque Ohara
Clínica da Família do CPA 1
PSF Três Barras
PSF Jardim Umuarama 
Centro de Saúde CPA III
PSF Jardim Fortaleza / Santa Laura
PSF Santa Terezinha / Itapajé

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post Mais de 2,5 mil Kits COVID-19 foram distribuídos e medicamentos passam a ficar disponíveis em UPAs e Policlínicas apareceu primeiro em O Atual.