27 de julho de 2021

ConexãoMT

As notícias se encontram aqui!

Seciteci divulga nomes escolhidos para os “Mascotinhos do MT Ciências”

.

Nesta quinta-feira (06.08) a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) divulgou os nomes mais votados para os Mascotinhos do MT Ciências, personagens que ilustram os experimentos do projeto. Os autores dos nomes mais votados receberão prêmios.
A população votou em três sugestões de nomes para cada um dos animais que representam a fauna mato-grossense: o tuiuiú, a onça pintada e o pacu. Os personagens representam a Carreta MT Ciências, projeto desenvolvido pela Seciteci para popularizar a ciência no Estado.
Por decisão popular, a partir de agora o Pacu vai se chamar Placfish, a onça de Astro Onça e o tuiuiú de Tuiuiutech. Os autores dos nomes vencedores são João Lucas Vilacian (criador dos nomes do pacu e da onça) e Jonathan Pessoa Correia (tuiuiú).  
Como prêmio, receberão um livro de ciências, um óculos de realidade virtual e uma visita à carreta do MT Ciências, com direito a um acompanhante.
Segundo Marilene Passos, coordenadora de Popularização da Ciência da Seciteci, a proposta da campanha foi alcançada.
“O nosso objetivo de promover a participação popular foi atingido, pois recebemos centenas de votos na enquete virtual, além da ampla interação do público, que enviou dezenas de sugestões de nomes, o resultado foi bem bacana, estamos satisfeitos”, diz.
A campanha aberta ao público teve duas fases, a primeira para sugestão dos nomes e depois já na segunda etapa, os servidores da Seciteci escolheram os três nomes mais criativos, que em seguida foram colocados para votação popular.
A superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lectícia Figueiredo, explica que os mascotes foram criados para o projeto com o intuito de promover uma interação entre crianças e o MT Ciências, portanto os nomes escolhidos foram adequados ao papel dos personagens.
“A decisão do público foi muito bacana, na verdade a maioria dos nomes eram bons, e estes escolhidos estão dentro da proposta, pois fazem menção à característica de cada personagem, animais tipicamente mato-grossenses, conectados e criativos. Por isso os nomes tinham que fazer referência a estes conceitos”, esclarece.
Quem quiser conhecer melhor o projeto pode entrar no site do MT Ciências  http://mtciencias.com.br  e também nas redes sociais, pelo Facebook https://www.facebook.com/mtciencias ou no perfil do Instagram @mtciencias
 

Fonte: GOV MT

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post Seciteci divulga nomes escolhidos para os “Mascotinhos do MT Ciências” apareceu primeiro em O Atual.