13 de junho de 2021

ConexãoMT

As notícias se encontram aqui!

Projeto da Prefeitura de Cuiabá dá voz aos alunos da rede pública municipal de ensino

.

Ilustração/Assessoria

Clique para ampliar

Os alunos da rede pública municipal de ensino de Cuiabá vão falar sobre as experiências que estão vivendo neste momento de pandemia. O Projeto “#ALUN@EMREDE”  tem como objetivo fazer com que os estudantes mostrem, por meio de vídeos, as histórias que marcam seus espaços familiares neste momento de isolamento social.
A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Jane Regina Silva da Costa contou que o projeto valoriza as narrativas dos alunos e oportuniza a eles, o protagonismo infanto-juvenil. “Os alunos poderão utilizar diferentes formas de expressão como poesia, narrativa, crônica, dança, brincadeira e música. Com isso estaremos estimulando a melhor saúde psicoemocional da criança e da família, e possibilitando um espaço de criação, de difusão de conhecimentos e troca de experiências, oferecendo momentos de alegria e descontração”, explicou Jane Regina.
A meta da Secretaria de Educação é atingir a participação efetiva de 50% das unidades educacionais da rede pública municipal nas modalidades da Educação Infantil (Pré Escola I e II) e do Ensino Fundamental, num prazo de um mês, já que nem todas as crianças têm as condições favoráveis para participar.
Serão três categorias, a primeira reunirá a produção dos alunos da Educação Infantil (Pré Escola I e II). A segunda categoria os alunos dos Anos Iniciais (1º ao 5º Ano) e a terceira categoria, os alunos dos Anos Finais (6º ao 9º Ano).
“O projeto complementa as ações que estão sendo desenvolvidas pelos professores da rede municipal em meio a realidade atual, em especial os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento em relação à Educação Infantil e as habilidades dos componentes curriculares da área de Linguagens, para o Ensino Fundamental, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular e a Política Educacional da Escola Cuiabana”, destacou a coordenadora técnica de Ensino, Zileide Lucinda dos Santos.
O tema central do projeto é “Espia só criançada – Cada Canto uma História, Qual História você quer contar?”. Dentro desse tema central, o aluno deverá escolher a temática do seu vídeo, como contar histórias sobre seu cotidiano familiar, mostrar uma brincadeira ou habilidade esportiva, declamar uma poesia, interpretar, cantar, dançar ou dramatizar.
O vídeo deverá ter no máximo três minutos e poderá ser feito com maquinas fotográficas digitais, filmadoras, tabletes ou aparelho celular, lembrando que nesse caso, o aparelho deve estar na horizontal (deitado).
Cada unidade educacional terá que selecionar no máximo três vídeos por categoria. Os vídeos deverão ser enviados para o e-mail da Coordenadoria de Programas e Projetos (cpp.educacao@cuiaba.mt.gov.br), junto com o termo de autorização e liberação do uso de imagem e ficha de identificação.
O projeto, com todas as orientações e normas do “#ALUN@EMREDE”  já foi encaminhado para as unidades educacionais, que podem fazer as inscrições até esta terça-feira (12).
De 24 de agosto até o dia 4 de setembro os alunos devem enviar seus vídeos e nos dias 16 a 18 de setembro, será entregue a premiação.
A premiação acontecerá por meio de sorteio que será realizado no dia 15 de setembro. A entrega do prêmio ainda sem local e hora definidos terá a participação de um representante da unidade educacional. Será sorteado um smartphone por categoria.
Os vídeos selecionados serão divulgados no Portal da Escola Cuiabana, na plataforma do Youtube.
 
 
SERVIÇO
Projeto “#ALUN@EMREDE”
Inscrição – até o dia 12 de agosto pelo e-mail, (cpp.educacao@cuiaba.mt.gov.br
Período para envio dos vídeos – 24/08 a 09/09
Sorteio dos prêmios – 15/09 pelo link, link: https://meet.google.com/ctu-djpe-czp
Entrega da premiação – 16 a 18/09, em local e hora ainda a ser definido
 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post Projeto da Prefeitura de Cuiabá dá voz aos alunos da rede pública municipal de ensino apareceu primeiro em O Atual.