12 de junho de 2021

ConexãoMT

As notícias se encontram aqui!

Bairro Carrapicho recebe blitz sanitária no combate ao coronavirus

.

14/08/2020    6
Várzea Grande, por meio da secretaria de Saúde, realizou hoje (14), mais uma ‘blitz’ dentro do Plano de Ação da cidade contra a Covid-19. Atendendo a uma solicitação da secretaria de Promoção Social, os atendimentos se concentraram na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB), ”Antônio Lino de Campos”, no bairro Carrapicho. Assim como nos dois eventos anteriores, foi ofertada à população testes rápidos para detecção do coronavírus, vacina contra a gripe, e no caso de resultados positivos, triagem, consulta médica e medicamentos para o combate aos sintomas.
Como explicou a secretária de Promoção Social, Flávia Omar, com a retomada das ações de projetos e programas realizados pela Pasta, no Município, os técnicos voltaram a estar próximos da população e assim, observando demandas. “Houve confirmação de um número significativo de registros positivos para a doença aqui no bairro e por isso pedimos para que a ação fosse ofertada à comunidade. O Carrapicho ainda é um local mais distante do Centro, o que reduz a mobilidade das pessoas. Ações como essa são estratégicas para identificar a doença e conter sua disseminação”.
Exatamente pensando no combate à doença, Marcelo Souza, açougueiro na região, foi até a escola aproveitar a oportunidade de testagem e vacinação perto da casa. Ele, esposa e os quatro filhos passaram pelos atendimentos, receberam orientação, completaram o cartão de vacinas e foram liberados pelas equipes, pois testaram negativo. “A doença é grave. Tem de ser tratada com seriedade”.
A estratégia em ir até os bairros e promover uma testagem de maior alcance tem surtido resultados. Nas duas últimas blitze, realizadas no começo do mês no Parque do Lago e no residencial José Carlos Guimarães, foram realizados 2.579 testes rápidos, dos quais 376 positivos. “O objetivo é justamente esse: identificar casos, ter um perfil dos bairros para coibir a disseminação e iniciar o tratamento de forma precoce”, explica a assessora de Gestão da secretaria de Saúde, Cláudia Figueiredo.
O secretário de Governo e coordenador da Vigilância Sanitária em Várzea Grande, coronel Alessandro Ferreira da Silva, que essas ações in loco, nos bairros, está não apenas traçando um mapa real da doença na cidade, como também preservas vidas, uma vez que a Covid-19 é identificada e tratada. “Pessoas com comorbidades, com sintomas característicos da doença, do grupo de risco, recebem atenção e os primeiros cuidados de forma imediata, quando necessários”. Mesmo indo aos bairros, ele frisa que todas as medidas de biossegurança estão sendo tomadas: distanciamento entre atendentes, distanciamento na espera, profissionais dotados de todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e matérias descartáveis.
‘Seo’ Vicente Silva, 74 anos, foi fazer a testagem para a doença. “Estou me cuidando ao máximo. Saio muito pouco, mas ainda preciso fazer tarefas fora de casa, pois moro sozinho. Por medo de ter tido contato com o vírus estou aqui, porque quero saber como estou”.
Rosinete Carvalho, também moradora local, foi com os dois filhos em busca de atendimento. “Até onde sei, não tive contato com nenhum doente por Covid, mas vim testar minha família”.
O coronel Alessandro disse também que as ações estão sendo planejadas para ocorrerem em todas as regiões de Várzea Grande. “Mais do que aferir temperatura, descobrir se há sintomas sugestivos ou mesmo a doença, estamos testando a população para saber onde está doença e a partir daí, salvar vidas. Para isso, nossas estratégias estão sendo ampliadas e vamos mobilizar os bairros aos finais de semana, período em que as pessoas estão em casa e podemos aumentar o volume de testagens, e principalmente, de conscientização para a gravidade deste pandemia”.
Por: Marianna Peres – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande MT

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post Bairro Carrapicho recebe blitz sanitária no combate ao coronavirus apareceu primeiro em O Atual.