25 de janeiro de 2021

ConexãoMT

As notícias se encontram aqui!

Assistência Social reforça ação de enfrentamento a Covid – 19 e entrega mais 2 mil kits de alimentos

.

18/08/2020    0
A prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretaria de Assistência Social, está reforçando as ações de atenção às famílias carentes do Município. Um novo cronograma de atendimento foi iniciado hoje (18) e segue até o dia 9 de setembro e com a meta entregar 2 mil kits com alimentos e cobertores em 40 bairros e faz parte das ações de enfrentando ao coronavírus. Nesse primeiro dia de trabalho in loco, foram contempladas 50 famílias da região do Jardim Primavera.
Cada kit contém 12 itens alimentícios, como arroz, feijão, óleo, macarrão, sal, açúcar, café, farinha de trigo e acompanha ainda um cobertor, este fruto de parceria com o governo do Estado. Como explica a secretária de Assistência Social, Flávia Omar, o atendimento às famílias já acompanhadas pelo Município precisou ser reforçado em razão aos efeitos sociais e econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus.
 “A Assistência já tem essa ação continuada junto às famílias várzea-grandenses, mas desde meados de março até julho, a prefeitura fez a entrega de 7,5 mil cestas básicas e agora repete a ação onde identificamos a necessidade”. Como existe uma previsão de queda brusca nas temperaturas, “vamos aproveitar entregar os cobertores, ampliando os cuidados com nossa gente”.
Como destaca ainda a titular da Pasta, a entrega de alimentos e do cobertor é mais uma ação que converge para todos os programas em plena atividade da secretaria. “Essas famílias localizadas nos 40 bairros que serão contemplados, assim como as que já receberam esse apoio de março a julho, estão cadastradas nos nossos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) por enquadrarem na condição de vulneráveis. Além de todo o trabalho feito ao longo do ano, essas famílias estão tendo mais essa ajuda para enfrentar esse momento de extrema dificuldade”.
Até setembro, essa ação será realizada em centros comunitários, escolas “Todo o nosso atendimento começa com o contato telefônico com as famílias, confirmando que elas vão receber o kit. Ao chegar no endereço, há todo um cuidado especial de biossegurança e não aglomerações, com a distribuição de senhas e assentos com distanciamento exigido. Ficaremos todas as manhãs nos locais confirmados, sem a necessidade de filas ou corre-corre”, adverte a secretária.
Entre as famílias contempladas hoje estava a da dona Maria Severa, moradora do jardim Primavera. “Hoje vou caprichar no almoço”, avisou. Como conta, a pandemia ampliou as dificuldades de sua família, já que os filhos perderam o emprego. “Eles perderam o emprego e os preços no mercado aumentaram muito”.
Para Domingas Campos, moradora do bairro Monte Castelo, os alimentos recebidos fazem a diferença para as famílias. “Acredito que todo mundo tenha alguém desempregado na família. Esses alimentos ajudam e muito”.
A primeira a receber o kit desta manhã foi a dona de casa Joana Amorim. Ela e o esposo estão desempregados e com duas crianças pequenas, um delas, de colo, com menos de seis meses de vida. “Toda ajuda é bem-vinda. Temos apoio de familiares e agora da prefeitura”.
No decorrer desse período de pandemia, as ações voltadas aos cuidados com as famílias de Várzea Grande se estendeu na oferta de máscaras, materiais de limpeza, álcool liquido e em gel, além das ações de rotina, como lembrou a secretária.
 
Por: Marianna Peres – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande MT

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post Assistência Social reforça ação de enfrentamento a Covid – 19 e entrega mais 2 mil kits de alimentos apareceu primeiro em O Atual.