6 de dezembro de 2021

ConexãoMT

As notícias se encontram aqui!

Centro de Triagem contribuiu para redução de internações e óbitos pela Covid-19

.

Após 30 de funcionamento, o Centro de Triagem Covid-19 tem contribuído para a redução do número de internações hospitalares e de óbitos causados pelo coronavírus. Nesta quinta-feira (20.08), o governador Mauro Mendes visitou a unidade e afirmou que a realização dos testes e o tratamento precoce da doença foi um dos fatores que possibilitaram a maior parte dos municípios do Estado a sair da classificação de risco muito alto.
“Os números dos últimos 15 dias mostram que o Centro de Triagem ajudou a despencar as internações em Unidades de Terapia Intensiva por Covid-19. Estávamos com mais de 80% de ocupação e já estamos agora na casa de 70%, com mais de 100 UTIs livres, além das novas que ainda vamos abrir”, declarou ele, durante coletiva para a imprensa, após a visita no local.

Até quarta-feira (19.06), mais de 16 mil pessoas já tinham sido atendidas no Centro de Triagem e desse total, 2.941 testaram positivo para a Covid-19. A testagem da população é possível, como lembrou o governador, porque o Governo adquiriu 400 mil testes rápidos, e recebeu doação de mais 100 mil, o que permitirá que Mato Grosso seja um dos Estados que mais irá testar a população.
“Compramos testes rápidos por um preço 11 vezes menor que a média dos outros Estados, e distribuímos aos 141 municípios. São 300 mil testes disponibilizados à atenção básica dos municípios, além de outros 100 mil que estamos usando aqui no Centro de Triagem e nos nossos hospitais. Também recebemos mais 100 mil testes da iniciativa privada. Vamos ser o Estado que mais vai testar percentualmente a sua população”, pontuou.
De acordo com o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, a identificação precoce dos casos de coronavírus diminuem a propagação do vírus e o tratamento limita a evolução da doença, reduzindo o número de pacientes com agravamento do quadro e diminuindo a taxa de internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“O Centro de Triagem é uma iniciativa exitosa do Governo de Mato Grosso no enfrentamento à pandemia. Desde o início das atividades do Centro, a gestão pontuou que o aumento da testagem e o acesso ao tratamento precoce impactariam na redução dos casos graves da Covid-19 na Baixada Cuiabana e, consequentemente, na diminuição dos óbitos em nosso Estado. Estamos colhendo os frutos positivos dessa ação”, disse o secretário.  
O impacto significativo foi confirmado pela diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves, que também atua na linha de frente do combate à pandemia no Centro Triagem.
“É muito significativo o resultado, pois os trabalhos realizados pelos profissionais auxiliaram na redução de aproximadamente 30% na taxa de ocupação dos leitos que trata pacientes com Covid-19”, pontuou.  
Ainda de acordo com as declarações da gestora, nestes 30 dias de funcionamento, a “ação do Governo de Mato Grosso promoveu não apenas a testagem, mas o tratamento. Foram entregues mais de 8 mil kits de medicamentos para a população ser tratada precocemente, evitando que essa transmissibilidade aconteça”. 

Dados do Centro de Triagem
O Centro de Triagem Covid-19 atendeu um total de 16.141 pacientes, desde que entrou em funcionamento no dia 22 de julho. A unidade montada na Arena Pantanal tem auxiliado os municípios da Baixada Cuiabana na atenção básica para o enfrentamento da Covid-19.
Os dados são de quarta-feira (19.08), uma vez que o levantamento desta quinta-feira (20.08), quando o Centro de Triagem completa 30 dias de funcionamento, será fechado ao final do dia.

Do total, 2.941 pessoas tiveram o diagnóstico positivo para a Covid-19, para 7.464 atendidos, o resultado foi negativo e 5.736 foram considerados suspeitos de estarem com a doença. Ainda durante o período, 1.130 tomografias foram realizadas por se tratar de um importante exame de avaliação dos pulmões dos pacientes infectados.
Em 30 dias, a farmácia do Centro de Triagem da Covid-19 entregou aos pacientes 8.677 kits de medicamentos para o tratamento precoce da doença. Esses medicamentos foram receitados após realização de consulta com os médicos que atuam na unidade.
Como funciona

O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda-feira a domingo, das 7h às 17h. São entregues até 700 senhas por dia, sendo 300 emitidas pela internet, através do link: triagem.mt.gov.br, e 400 senhas presenciais, entregues no local, das 6h às 6h45.
É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas.
O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.
Fonte: GOV MT

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post Centro de Triagem contribuiu para redução de internações e óbitos pela Covid-19 apareceu primeiro em O Atual.