25 de janeiro de 2021

ConexãoMT

As notícias se encontram aqui!

Covid-19 tem primeiros casos confirmados em indígenas Karipuna de Rondônia

Reprodução
Contaminação por Covid-19 em terras indígenas chega através de caminhoneiros e atividade ilegal

Nos últimos meses o mundo vem enfrentando o novo coronavírus (Sars-CoV-2) com os recursos que tem. A Covid-19 é facilmente transmitível e chega até nos locais mais isolados, como a aldeia Karipuna, que no dia 13 deste mês confirmou os dois primeiros casos positivos para Covid-19 e não conta com muitas formas de se proteger no vírus.

Leia também
Mesmo com a pandemia, gastos com saúde indígena caíram 9%
Onde não tem atuação do garimpo não tem Covid-19, diz líder Yanomami
Covid-19: Mais de 23 mil indígenas brasileiros infectados e 652 vidas perdidas

As duas primeiras vítimas da doença na aldeia foram idosos, que já estão sendo atendidos em Porto Velho. Eric Karipuna, parente dos atingidos pelo novo coronavírus e uma das lideranças da tribo, informou que ambos estão com quadro estável e sob observação, mas que a agora a população indígena se preocupa com a propagação do vírus .
A região em que a tribo Karipuna vive é constantemente invadida e alvo de explorações ilegais de madeira . “Eles [os invasores] estão muito próximos da nossa casa, dentro da aldeia praticamente. As queimadas que podem agravar a questão respiratória também estão preocupando muito a gente”, afirmou.
A aldeia Karipuna, onde vivem 58 indígenas, fica há 150 km de Porto Velho. A terra foi demarcada em 1998, mas segundo os indígenas quase 80% da área já foi degradada por invasores . A representante do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Laula Vicunã, relaciona essas invasões com a chegada da Covid-19 nas tribos.
“Hoje o território Karipuna está sendo invadido por todos os seus lados e isso deixa muito mais em vulnerabilidade o povo Karipuna que ali vive. Já são dois casos de Covid entre o povo Karipuna, então se pede uma ação eficaz do Estado brasileiro em defender esse povo, em defender esses indígenas do Brasil “, pede.
A Covid-19 já atingiu mais 23 mil indígenas e levou pelo menos 652 vidas.

Fonte: IG SAÚDE

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post Covid-19 tem primeiros casos confirmados em indígenas Karipuna de Rondônia apareceu primeiro em O Atual.