
Foto: Bernardo Portella / Divulgação
Produção de vacinas em Bio-Manguinhos, unidade da Fiocruz que fabricará o imunizante contra a Covid-19
Após meses de combate à pandemia de Covid-19 , o Brasil começa a ter um número maior de pessoas recuperadas. Porém, segundo especialistas, o novo coronavírus (Sars-coV-2) pode provocar uma fibrose pulmonar “atípica”, que pode aparecer também em pessoas que nem foram hospitalizadas.
Leia também
“Curados” da Covid-19 que voltam a testar positivo já são 91, na Coreia do Sul
Confira relatos de dez pessoas que estão curadas da Covid-19
Infectados curados podem não ser imunes à Covid-19, diz OMS
“Essa fibrose pode aparecer meses após a infecção e se associa a uma patologia que altera os vasos sanguíneos em torno dos alvéolos, modificando a função cardíaca. Esta é uma grande preocupação dos pneumologistas franceses”, diz o especialista francês Nicolas Girard, do Instituto do Tórax do hospital parisiense Montsouris.
O medo da comunidade científica é que essa “nova doença” demore para ser diagnosticada nos pacientes que não foram internados e por isso não passaram por exames mais aprofundados.
“A Covid-19 pode atingir o pulmão de diferentes maneiras”, observa o médico francês. “Na prática, se há sintomas respiratórios persistentes, os pacientes devem consultar o médico e ter o acompanhamento de um pneumologista”, acrescentou ele em entrevista à RFI.
O conselho do médico, em casos de sintomas persistentes, é buscar ajuda especializada. O profissional então constatará, com a ajuda de um pequeno equipamento colocado no dedo, se falta oxigênio no sangue. Também são necessários testes respiratórios para verificar a capacidade pulmonar.
O aparecimento da fibrose pulmonar , diz o pneumologista, pode ocorrer após vários meses, provocando a presença de excesso de tecido fibroso nas paredes pulmonares e uma insuficiência respiratória permanente. A doença é incurável, mas existem medicamentos que desaceleram sua evolução. Essas sequelas são mais comuns nos doentes que foram entubados, mas pacientes que não foram hospitalizados também correm o risco desenvolvê-la.
Fonte: IG SAÚDE
#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}
#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post Curados da Covid-19 sem internação podem ter “nova doença” pulmonar apareceu primeiro em O Atual.
VOCÊ TAMBÉM PODE LER
Brasil ultrapassa marca de 11 milhões de infecções e registra 1086 mortes em 24h
São Paulo registra queda de mortes de idosos acima de 90 anos após imunização
“Israel quer testar spray no Brasil por ser miscigenado”, diz Eduardo Bolsonaro