21 de abril de 2021

ConexãoMT

As notícias se encontram aqui!

Fórum discute gestão estratégica das políticas públicas

.

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) promoveu o I Fórum Online dos Núcleos de Gestão Estratégica para Resultados (NGERs). O evento ocorreu nesta quinta-feira (20.08) e teve como ponto central o alinhamento da gestão estratégica no Estado com a implantação do Núcleo Central de Apoio à Gestão Estratégica (NCAGE).
O NCAGE foi criado no início deste ano e tem a missão de atuar como unidade de assessoramento de órgãos e entidades na implantação da gestão estratégica das políticas públicas do governo, por intermédio da Secretaria Adjunta de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas da Seplag.
Durante o encontro, que reuniu representantes dos NGERs de todo o Executivo, o secretário da Seplag, Basílio Bezerra, destacou a relevância da atuação dos NGERs para o bom desempenho da administração pública.
“O papel dos NGERs é fundamental não somente para o acompanhamento das execuções de cada secretaria, mas também para subsidiar os gestores nas tomadas de decisões importantes para a administração estadual, bem como para implementar as mudanças necessárias para otimizar recursos, resultados e entregas governamentais, ou seja, ajudar a administração a ser mais eficiente”, afirmou Basílio.
Segundo o secretário, os gestores governamentais da Seplag já estão atuando nesse sentido ao apontarem soluções para as dificuldades diagnosticadas nas áreas onde atuam e citou como exemplo o trabalho realizado na Procuradoria Geral do Estado (PGE), para a qual foi elaborado o modelo padrão de funcionamento das unidades da PGE em órgãos e entidades do Executivo. A Procuradoria foi o primeiro órgão a firmar o plano de trabalho com a Seplag, em setembro de 2019.
Na oportunidade, também foi apresentada a Instrução Normativa Nº 14/2020, que estabeleceu as diretrizes e competências para atuação dos NGERs, entre outras providências; e um manual para os NGERs que instituiu um modelo de gestão estratégica para resultados.
De acordo com o secretário adjunto da Secretaria Adjunta de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas da Seplag, Anildo Correa, a implantação dessa agenda estratégica no governo contará com o apoio e reforço do secretariado. “Esse trabalho está sendo feito também no sentido de orientar os secretários sobre a importância dos NGERs na gestão de cada uma das setoriais. Essa aproximação será constante”, frisou.
“Os órgãos e as entidades têm que pensar e atuar de forma alinhada com a gestão estratégica do Estado, saírem de suas ‘caixinhas’. Esse foi o principal ponto do primeiro Fórum de NGERs’”, comentou o coordenador do NCGAE/Seplag, Umbelino Carneiro Neves.
Essa agenda de reuniões ampliadas com os NGERS ocorrerá quadrimestralmente.

Fonte: GOV MT

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post Fórum discute gestão estratégica das políticas públicas apareceu primeiro em O Atual.