22 de abril de 2021

ConexãoMT

As notícias se encontram aqui!

Batalhão mais antigo da PM concede medalha de reconhecimento pela primeira vez

.

O 1º Batalhão, a unidade mais antiga da Polícia Militar de Mato Grosso, com sede em Cuiabá, entregou na noite de sexta-feira (21.08), pela primeira vez, a medalha ‘Batalhão Daniel de Queiroz – Mérito Unidade Centenária’. O design da condecoração foi inspirado na fachada do batalhão, um prédio tomabado como Patrimônio Histórico Estadual. 
O 1º BPM completou 103 anos em junho deste ano, período em que não celebrou a data em função do avanço da pandemia da Covid-19. Ontem, em duas solenidades simples, matutina e noturna, sem desfile da tropa e seguindo exigências como distanciamento social, uso obrigatório de máscara, luva, álcool 70%, entre outras, autoridades civis e militares receberam a medalha.
Sediado na Avenida XV de Novembro, no bairro Porto, essa batalhão, que também já foi sede do Comando Geral da PM, hoje é responsável pela segurança de dezenas de bairros entre os quais: Porto, Dom Aquino, Lixeira, Poção, Grande Terceiro, Califórnia, Boa Esperança, Jardim Europa e Jardim Petrópolis.
Criada pelo decreto Estadual 8478, de maio deste ano, a medalha ‘Mérito Unidade Centenária’ leva o nome do primeiro comandante do Batalhão, Daniel de Queiroz, oficial que serviu a sociedade por 40 anos e chegou ao Comando Geral da PMMT.
Na lista homenageados com a nova medalha estão o governador Mauro Mendes, a primeira-dama Virgínia Mendes, o secretário de Segurança Pública Alexandre Bustamante, o secretário-chefe da Casa Civil Mauro Carvalho, o secretário adjunto de Interação Operacional da Sesp coronel Victor Paulo Fortes Pereira, os deputados Max Russi e Faissal Calil, a empresária Denise Gomes, entre outros.

O atual comandante do 1º BPM, tenente-coronel Marco Antônio Guimarães, um dos idealizadores da medalha, destacou a importância dessa condecoração como forma de reconhecer a importância dessa história unidade do policiamento da capital, laurear o trabalho dos policiais e daqueles que contribuem com as ações do próprio batalhão ou da PM como um todo na proteção das pessoas, preservação de bens e da ordem pública.
O comandante da PM, coronel Jonildo José de Assis, lembrou que servir e ser comandante do 1º BPM é um desejo da grande maioria de praças e oficias dadas a importância e representatividade história dessa unidade não só para a PM, mas também para a sociedade cuiabana.
“Os senhores homenageados não estão só recebendo mais uma medalha, têm a responsabilidade e honra de levar no peito o 1º Batalhão da PM de Mato Grosso”, pontuou. Dirigindo-se ao secretário Mauro Carvalho, o coronel Assis agradeceu o empenho dele e do governador Mauro Mendes em atender ao pedido de criação dessa medalha tão esperada no âmbito da PMMT.
O secretário Mauro Carvalho não somente agradeceu pela condecoração recebida, disse que além de um prédio tombado como patrimônio histórico que chama a atenção pela arquitetura, sabe da importância do trabalho desse batalhão como unidade da Segurança Pública. “Imagino o orgulho do policial que serve a sociedade por meio desse batalhão”, completou.

Fonte: GOV MT

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post Batalhão mais antigo da PM concede medalha de reconhecimento pela primeira vez apareceu primeiro em O Atual.