17 de setembro de 2021

ConexãoMT

As notícias se encontram aqui!

Seciteci entrega prêmios a autores dos nomes escolhidos para os ‘Mascotinhos do MT Ciências’

.

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) entregou, nesta semana, os prêmios para o estudante João Lucas Vilacian, 10 anos, autor dos nomes ‘Astro Onça’ e ‘Placfish’, que foram escolhidos por meio de votação popular, para a onça e o peixe, “Mascotinhos do MT Ciências”, personagens que ilustram os experimentos do projeto. 
O autor do nome ‘Tuiuiutech’, escolhido para o tuiuiú, Jonathan Pessoa Correia, de 24 anos, receberá o prêmio pelos Correios, já que está fazendo mestrado em outro Estado, inclusive ele já tinha visitado a carreta MT Ciências. A premiação é composta por um livro de ciências, um óculos de realidade virtual e uma visita ao MT Ciências, com direito a um acompanhante.
João Lucas conta que ficou muito feliz ao saber que duas de suas três sugestões foram escolhidas. “Eu fiquei muito surpreso e agradecido porque tinham muitas opções boas e criativas, grandes nomes concorrendo. Se foi sorte eu não sei, mas eu ganhei e estou muito feliz”, disse ele.

Sobre o passeio na carreta MT Ciências, ele diz que valeu a pena “Eu gostei e aprendi muito, é tudo muito incrível, quero ir mais vezes”, afirma.
A campanha aberta ao público teve duas fases, a primeira para sugestão dos nomes e depois já na segunda etapa, os servidores da Seciteci escolheram os três nomes mais criativos, que em seguida, foram colocados para votação popular.
Assim a população votou por meio de enquete virtual e decidiu que o Pacu deveria ser chamado de Placfish, a onça de Astro Onça e o tuiuiú de Tuiuiutech. Os animais representam a fauna mato-grossense, por isso foram escolhidos como personagens lúdicos da Carreta MT Ciências, projeto desenvolvido pela Seciteci para popularizar a ciência no Estado.
Segundo Marilene Passos, coordenadora de Popularização da Ciência da Seciteci, os mascotes foram criados com o intuito de promover uma interação entre crianças e o MT Ciências.
“Tivemos centenas de sugestões, a maioria foram muito bacanas e acredito que os nomes escolhidos atendem a proposta, pois representam as características de cada personagem: animais tipicamente mato-grossenses, conectados, inovadores e criativos, por isso os nomes tinham que fazer referência a estes conceitos”, esclarece.
Quem quiser conhecer melhor o projeto pode entrar no site do MT Ciências mtciencias.com.br  e também nas redes sociais, pelo Facebook  ou no perfil do Instagram @mtciencias

Fonte: GOV MT

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post Seciteci entrega prêmios a autores dos nomes escolhidos para os ‘Mascotinhos do MT Ciências’ apareceu primeiro em O Atual.