21 de janeiro de 2021

ConexãoMT

As notícias se encontram aqui!

Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de MT representa o país em evento ibero-americano

.

Na terça-feira (25.08), às 12h (horário MT), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso representa o Brasil em uma roda de conversa entre países americanos de língua portuguesa e espanhola.  Com o tema “Serviços de biblioteca em situação de crise”, o evento realizado pelo Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas, Iberbibliotecas, debaterá os principais desafios enfrentados diante da pandemia. 
A servidora da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Waldinéia Almeida, foi convidada pelo Programa para falar sobre as experiências e aprendizados dos serviços bibliotecários públicos em Mato Grosso. Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, a bibliotecária atua no fortalecimento das bibliotecas públicas e comunitárias do estado, por meio de capacitação, fiscalização, suporte e estímulo à estruturação e à revitalização. 

Waldinéia Almeida, em evento da Biblioteca Estevão de Mendonça – Foto por: Christiano Antonucci
Com moderação de Alicia Mondragón, diretora de Operações de Bibliotecas da Direcção Geral de Bibliotecas do México, a roda de conversa contará com a participação de Fabiola Rodríguez, diretora da Direcção de Acesso e Promoção da Informação da Biblioteca Nacional do Peru, e Natalia Pérez, coordenadora técnica do Sistema de Bibliotecas Públicas de Medellín, na Colômbia.
O apoio das bibliotecas às suas comunidades, iniciativas para continuar com a vitalidade dos serviços prestados e o novo papel das bibliotecas depois da pandemia serão alguns dos assuntos tratados.  As representantes de cada país farão também recomendações para continuar enfrentando da melhor maneira este momento de crise, assim como nos meses posteriores, quando as atividades começarem a ser reativadas gradualmente.
Além das ações desenvolvidas junto às bibliotecas públicas dos municípios mato-grossenses, as iniciativas realizadas na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, em Cuiabá, farão parte do repertório a ser apresentado pela representante da Secel.
“Mesmo antes da pandemia, sempre trouxemos a discussão da ressignificação dos espaços das bibliotecas, de suas inúmeras possibilidades para cumprir o papel social e educacional. Com a suspensão dos atendimentos ao público por causa da Covid-19, essa necessidade se intensificou, e, com a utilização de ferramentas digitais, conseguimos atender os usuários com diversas atividades, como cursos, campanhas de incentivo à leitura, informativos, e até distribuição de livros e alimentos para artistas”, afirma Waldinéia Almeida.
Iberbibliotecas
O Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas tem dentre seus objetivos de promover o acesso livre e gratuito de todos os cidadãos à leitura, à informação e ao conhecimento, e modernizar e fortalecer as bibliotecas da Ibero-América.
Os países participantes são Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, Espanha, México, Panamá, Paraguai e Peru.
Serviço
Roda de Conversa “Serviços de biblioteca em situação de crise”
Data: 25 de agosto de 2020
Hora: 10h (Costa Rica, El Salvador) | 11h (Colombia, Ciudad de México, Ecuador, Panamá, Peru) | 12h (Chile, Paraguai) | 13h (Brasil, Argentina) | 18h (Espanha)
Transmisão: Facebook e YouTube de Iberbibliotecas.

 

Fonte: GOV MT

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de MT representa o país em evento ibero-americano apareceu primeiro em O Atual.