18 de abril de 2021

ConexãoMT

As notícias se encontram aqui!

Debate destaca importância das parcerias no combate à pandemia dentro das unidades penais

.

Nesta segunda-feira (24.08) teve início a Semana da Ressocialização, promovida pela Secretaria de Estado de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP). O evento é totalmente online, com rodas de conversas a partir das 15h, que podem ser acompanhadas pelas redes sociais ou link disponibilizado no site da Sesp.
O tema “Saúde” foi abordado pela coordenadora de Saúde do Sistema Penitenciário, Lenil Figueiredo. Em sua fala, ela explicou que é dever do Sistema penitenciário garantir a segurança física e psicológica da Pessoa Privada de Liberdade (PPL).
“O Sistema Penitenciário tem o objetivo de custodiar e ressocializar as pessoas em conflito com a lei. Nós temos que resguardar a integridade da pessoa privada de liberdade, bem como sua saúde física, psicológica, mental. Por isso, nós temos nossa equipe de saúde nas unidades prisionais, nas nove unidades, lembrando que aquelas unidades que não tem equipe de saúde também são atendidas”, enfatizou.
Dentre as ações feitas pela coordenadoria no período de pandemia da Covid-19, a coordenadora destacou as parcerias com os municípios e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen). “Nós conseguimos uma aproximação muito boa com os municípios, que levaram as equipes de saúde para dentro das unidades prisionais, fez com que se quebrasse a barreira do preconceito que existe com a população com a qual trabalhamos”.
Lenil também explicou que o momento foi importante para firmar parcerias com as três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal). “Nós recebemos Departamento Penitenciário Nacional grande parte dos EPIs que distribuímos nas unidades e também do governo estadual, através da Secretaria Estadual de Saúde e de Segurança Pública. Nós pudemos fazer compras de medicamentos que foram muito importantes quando a doença adentrou o nosso espaço”.
As rodas de conversa Semana de Ressocialização seguem durante a semana até 28.08. O tema abordado nesta terça-feira (25.08) será “Unidades Prisionais Femininas”.

Fonte: GOV MT

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post Debate destaca importância das parcerias no combate à pandemia dentro das unidades penais apareceu primeiro em O Atual.