6 de dezembro de 2021

ConexãoMT

As notícias se encontram aqui!

Famílias se unem para fazer cursos técnicos de qualificação profissional

.

Alegria e sensação de dever cumprido definem o casal Cleide Maria Santana e Valdinei de Sousa Silva, que participou da colação de grau virtual dos cursos ofertados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), por meio da Escola Técnica Estadual (ETE) de Cuiabá. O evento online foi realizado por meio da plataforma Google Meet, nesta segunda-feira (24.08) e contou com a participação de 40 formandos dos cursos técnico em Segurança do Trabalho e em Administração.
Casados há três anos, Cleide e Valdinei decidiram ingressar no curso de Segurança do Trabalho com o objetivo de ampliar as possibilidades no mercado de trabalho.

“Eu já tenho outra formação e no início comecei a fazer o curso mais para apoiá-lo, mas gostei muito de todo o conteúdo. No decorrer das aulas tivemos momentos de dificuldades, mas com esforço, dedicação e muita união, conseguimos vencer. Com a graça de Deus agora estamos formados e acreditamos em novas oportunidades”, disse Cleide.
Assim como o casal, outras três duplas da mesma família também se destacaram entre os alunos: Marília Gabriela Dantas Dias e a Jaqueline Dantas Dias, mãe e filha, respectivamente, cursaram Segurança do Trabalho; os irmãos Victor Davi e Victoria Meneghetti Marquezam; e Aurelinda Conceição Rodrigues e sua filha Izabelli Aparecida Rodrigues Silva, estes fizeram Administração.
Aurelinda conta que o fato de ter estudado com a filha foi um grande incentivo para continuar focada no curso. “Por estudar com a minha filha, eu me sentia mais motivada, pois uma foi ajudando a outra e isso se tornou uma parceria de sucesso. O curso nos uniu ainda mais e agora quero arrumar trabalho pra mim, pois a minha filha já conseguiu”, diz.

A diretora da ETE Cuiabá, Simey Ariane Alcalá Souza, afirmou que estes exemplos mostram a importância da união da família para o crescimento tanto intelectual quanto social, pois um é consequência do outro. “Nestas turmas, notamos essas particularidades de membros da mesma família estudando juntos e foi bastante gratificante pra toda equipe”, falou.
Do total de 40 formandos, 26 fizeram o curso de técnico em Segurança do Trabalho, e 14 em técnico em Administração. Os cursos iniciaram em maio de 2018 e encerraram em julho deste ano.
Segundo o secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Stephano do Carmo, apesar da pandemia da Covid-19, no qual os eventos presenciais estão suspensos, a unidade buscou uma alternativa para efetivar a formatura dos alunos.
“O objetivo principal é manter a regularidade do processo escolar para estes estudantes, já que somente após a colação de grau podemos entregar os diplomas. Dessa forma, os alunos se sentem realmente concluintes de uma jornada, que pra muitos foi de bastante sacrifício e agora estão aptos para exercerem a profissão que escolheram e ingressarem no mercado de trabalho”, ressaltou.

Fonte: GOV MT

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post Famílias se unem para fazer cursos técnicos de qualificação profissional apareceu primeiro em O Atual.