11 de maio de 2021

ConexãoMT

As notícias se encontram aqui!

Cacique Kayapó morre de Covid-19 em tratamento no Mato Grosso

Reprodução
Líder indígena Nikaiti Mekranotire tinha 76 anos

O cacique indígena Nikaiti Mekranotire, de 76 anos, morreu nesta quarta-feira (26) em decorrência da Covid-19 , doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Nikaiti era líder da aldeia Kororoti, que fica em Guarantã do Norte, no estado do Mato Grosso . Ele era casado e deixa seis filhos.

Leia também
Casos confirmados de Covid-19 caem, mas mortes sobem no Sudeste e Centro-Oeste
Após suspeitas de reinfecções, SP diz que pacientes só têm “esqueleto do vírus”
Brasil atinge 3,7 milhões de casos confirmados de Covid-19

O cacique, que teve uma evolução de quadro rápida, foi atendido por uma equipe médica contratada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) para atuar nos casos de Covid-19 na Unidade Básica de Saúde Indígena que fica na aldeia.
Nikaiti tinha começado a passar mal há aproximadamente quatro dias e tinha algumas comorbidades. Além de ter uma doença pulmonar, ele também era fumante.
Hoje a aldeia tem mais de 20 casos de contaminação pelo coronavírus, sendo que o total de moradores e de aproximadamente 200, mas nenhum caso grave. Os infectados estão sendo monitorados pelos médicos.
O sepultamento do líder indígena será na própria aldeia, com rituais fúnebres típicos do povo Kayapó. Apesar disso, as orientações sobre o velório e enterro de pessoas mortas pela doença devem ser seguidas a fim de evitar novas infecções.
Em uma publicação feita no Twitter, a filha do cacique Megaron Txucarramãe e neta do cacique Raoni Metuktire, Mayalú Txucarramãe, lamentou a morte de Nikaiti.

Cacique tradicional, Nikaiti Mekranotire é mais uma vítima do COVID-19. É com imensa tristeza que recebemos essa terrível notícia. •Nikaiti Mekranotire é do povo Mebengôkre/Kayapó da Aldeia Kororoti, perdemos uma enciclopédia Kayapó, um grande MESTRE… pic.twitter.com/9mxVVdCjwD
— Mayalú Txucarramãe (@MayaTxucarramae) August 26, 2020

“Nikaiti Mekranotire é do povo Mebengôkre/Kayapó da Aldeia Kororoti, perdemos uma enciclopédia Kayapó, um grande mestre”, escreveu Mayalú.

Fonte: IG SAÚDE

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post Cacique Kayapó morre de Covid-19 em tratamento no Mato Grosso apareceu primeiro em O Atual.