8 de maio de 2021

ConexãoMT

As notícias se encontram aqui!

Projeto institui plano a estudantes com transtornos de aprendizagem

.

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) é o autor do projeto de lei (PL 742/2020) que institui em Mato Grosso o Plano de Atenção Educacional Especializado (PAE) aos estudantes diagnosticados com transtornos específicos de aprendizagem (Dislexia, Discalculia e Disgrafia) nas instituições de ensino públicas e particulares, englobando desde a educação básica até o ensino superior.
O diagnóstico e o acompanhamento especializado deverão ser feito por uma equipe multidisciplinar composta por pedagogo, fonoaudiólogo, psicólogo e neurologista. O atendimento deverá ser feito em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, Assistência Social e Cidadania e outras instituições sociais e educacionais.
Após o diagnóstico de distúrbio de aprendizagem, o aluno deverá ser encaminhado ao sistema de saúde, com laudo técnico pedagógico para a emissão do diagnóstico da equipe multiprofissional, o que garantirá ao estudante o direito de acesso aos recursos pedagógicos e didáticos adequados para o desenvolvimento global de sua aprendizagem com estratégias diferenciadas.
Ainda fica estabelecido que caberá a escola desenvolver um sistema de informação e acompanhamento dos alunos diagnosticados com transtornos específicos de aprendizagem (Dislexia, Discalculia e Disgrafia) por meio de cadastro específico, para a elaboração de estratégias de intervenção, possibilitando a recuperação desses alunos.
Na justificativa do projeto de lei, o parlamentar ressalta a missão constitucional de o poder público conferir aprendizagem em caráter universal diante da proposta de bem estar social do Estado. “A educação básica e superior deve propor meios para a recuperação dos alunos com menor rendimento, construindo uma proposta pedagógica a fim de superem seus desafios de aprendizagem”, afirma.

Fonte: ALMT

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post Projeto institui plano a estudantes com transtornos de aprendizagem apareceu primeiro em O Atual.