8 de maio de 2021

ConexãoMT

As notícias se encontram aqui!

Delegado Claudinei visita o 14° Comando Regional da PM de Nova Mutum

.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) conheceu a estrutura do 14° Comando Regional da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT), que é também onde funciona o 26° Batalhão da Polícia Militar, na quinta-feira (27), em Nova Mutum (MT). O encontro contou com a presença do comandante e coronel Claudio Fernando Carneiro Souza e tenente-coronel Sérgio Alves Padilha Ribeiro.
Há exatamente 16 anos, Claudio atua na Polícia Militar do município e destaca que a parceria com a Prefeitura de Nova Mutum, Conselho Municipal de Segurança Pública, Conselho de Segurança Comunitária (Conseg) e a sociedade favorecem bastante para o trabalho da instituição que atende 13 municípios mato-grossenses e três distritos da região.
“Cheguei aqui, quando ainda era tenente. É uma população muito parceira da segurança. As instituições trabalham em conjunto e de forma integrada. Tem feito uma diferença muito grande. Nossa estrutura da PM foi o município e a sociedade que ajudou a construir. No meu entendimento, Nova Mutum é um município que mais investe em segurança”, explana o coronel.
Efetivo
 O comandante apontou que hoje são aproximadamente 230 policiais militares ligados ao comando regional, que inclui os profissionais da força tática e 25 que integram a cavalaria da Polícia Militar. “O problema que temos é a falta de recursos humanos, como outras instituições de segurança pública também existe a necessidade de repor o pessoal. Precisaríamos de uns 40 policiais ainda”, explica Claudio.
Ele salienta que tem atividades que podem se desenvolver mais, mas a falta de efetivo é um empecilho. Em relação a Patrulha Rural Intermitente, o coronel esclarece que foi ativada recentemente devido ser uma época que há muito uso de defensivos agrícolas nas propriedades rurais. “Por causa da falta de efetivo e por questões de outras demandas, desativamos por um período a ação da patrulha e vamos para outras demandas. Agora a atuação é deste período até o final do plantio. Depois que fica só a colheita, suspendemos por um tempo”, diz o coronel.
Cavalaria
O 1º Esquadrão Independente de Policiamento Montado – Cavalaria (EIPMON) de Nova Mutum foi inaugurado recentemente, no dia 13 de agosto, que contou com a parceria da Prefeitura de Nova Mutum, governo do estado e a Polícia Militar de Mato Grosso. “Ativamos a Cavalaria Independente em Nova Mutum, que é o único município do interior de Mato Grosso que tem um regimento. O conselho municipal comprou os cavalos, o município concedeu a sede para cavalaria. A cavalaria realiza integração de posse e participa de grandes eventos. Ela fica fixa aqui, mas desenvolve as atividades do cotidiano aqui, só que ela tem o intuito de atender toda a região norte. Está bem estruturada, atende todo este eixo”, ressalva Claudio.
Além de Nova Mutum, os outros municípios atendidos pelo 14° Comando Regional incluem Lucas do Rio Verde, Tapurah, Itanhangá, Santa Rita do Trivelato, Diamantino, São José do Rio Claro, Arenápolis, Nortelândia, Ato Paraguai, Nova Maringá, Nova Marilândia e Santo Afonso. Já os três distritos envolvem o Brianorte, Ranchão e Deciolândia.
Este encontro realizado pelo deputado Claudinei faz parte de ações da Comissão de Segurança Pública e Comunitária em fazer o levantamento dos trabalhos desenvolvidos e as principais demandas das instituições de segurança pública, principalmente dos polos regionais que pertencem a Região Integrada de Segurança Pública (Risp).
 

Fonte: ALMT

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post Delegado Claudinei visita o 14° Comando Regional da PM de Nova Mutum apareceu primeiro em O Atual.