21 de outubro de 2021

ConexãoMT

As notícias se encontram aqui!

Ribeirãozinho terá qualidade da água analisada

.

A terceira reunião ordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) Alto Araguaia de 2020 será sediada pela cidade de Ribeirãozinho, no dia 29 de setembro, quando será realizada coleta de amostras biológicas dos recursos hídricos da cidade para análise.
A agrônoma Cleidiany Silva, membro do Comitê representando o município, diz ter uma visão positiva e otimista sobre a visita técnica do Comitê, uma vez que trará informações valiosas do ponto de vista do saneamento básico e ambiental. “O município se beneficiará das ações desenvolvidas pelo Comitê de bacias, associando-se à sociedade civil em prol do bem comum, os recursos hídricos”.
A ação faz parte do projeto ‘Qualidade dos Corpos Hídricos Urbanos” da Bacia e propõe ações paliativas para solucionar as questões identificadas a partir das análises científicas. “A partir do momento que tivermos um parecer da qualidade da água dos nossos rios, podemos buscar juntos estratégias e exemplos de outros locais para melhorar a atual situação”, afirma a agrônoma
Ribeirãozinho
Localizada a 110 km de Barra do Garças (sede do Comitê) e a 475 km da Capital Cuiabá, Ribeirãozinho é banhada pelo Córrego dos Bois e Córrego Ribeirãozinho, tendo como um dos principais pontos turísticos a conhecida região da Cachoeirinha. O município também atrai a atenção pelo ecoturismo, belos cânions e praias do Araguaia.
A cidade conta com produção extensiva de ovos e também de abacaxi, cujo zoneamento de plantio foi aprovado em 2010 pelo Ministério da Agricultura. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em 2018 a cidade produziu cerca de vinte mil frutos.  Fator este diretamente relacionado ao privilégio geográfico.
Fundado em 1958, o povoado era pertencente à Ponte Branca, contudo, Ribeirãozinho foi emancipado, tornando-se município em 1991. Distante do Rio Araguaia cerca de 11 km, a cidade mato grossense tem como principal fornecedora de abastecimento para residências uma mina d’água, além do aporte oferecido por dois poços artesianos. 
Estes recursos hídricos disponíveis são utilizados também na agricultura de subsistência, como irrigação de hortaliças e piscicultura de cativeiro (tanques de peixes). 
Conheça o CBH Alto Araguaia
Instituído em 2019, o Comitê atua como uma ferramenta de ação política para a conservação das águas dos afluentes da bacia do Alto Araguaia. Conhecido como o “parlamento das águas”, o CBH abre espaço para que entidades e representantes da sociedade civil possam debater e deliberar propostas para utilização sustentável dos recursos hidrográficos da região. Além do Alto Araguaia, existem outros nove comitês atuantes em Mato Grosso.
O CBH Alto Araguaia atua nas regiões próximas ao curso dos rios Garças e Araguaia, atendendo às demandas das cidades mato-grossenses de Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Barra do Garças, General Carneiro, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Tesouro e Torixoréu.

Fonte: GOV MT

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post Ribeirãozinho terá qualidade da água analisada apareceu primeiro em O Atual.