21 de outubro de 2021

ConexãoMT

As notícias se encontram aqui!

Cedca promove capacitação de Sistema para conselheiros tutelares

.

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca-MT), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), realizará oficinas de capacitação do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência, módulo Conselho Tutelar (Sipia). O curso será ministrado nos dias 10 e 11 de setembro (fase inicial) e 24 e 25 (fase final), das 8h às 12h, via Microsoft Teams.              
O objetivo da iniciativa é capacitar os conselheiros tutelares, técnico administrativo municipal e estadual e conselheiros de Direitos da Criança e do Adolescente para utilização da plataforma Sipia, módulo Conselho Tutelar.
De acordo com o coordenador técnico Nacional do Sipia, Antônio Cláudio Lima da Silva, que conduzirá o curso, a capacitação é a melhor forma de aprimorar o trabalho desenvolvido pelos profissionais e atualizar as informações para o manuseio da ferramenta. 
“Os conselhos tutelares são responsáveis por receber e apurar as denúncias sobre violações dos direitos da criança e do adolescente. É de suma importância essa capacitação que visa aperfeiçoar os atendimentos para a realização de um trabalho efetivo voltado para a infância e adolescência”, explicou.
Serão ofertadas 54 vagas divididas em duas turmas: com 27 participantes em cada uma. A carga horária final será de 8h. A capacitação também contará com apoio técnico das coordenadoras estaduais do Sipia, Jussara Cristina Rodrigues e Francismeire Regina de Souza.
Sipia
O Sipia é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O Sipia tem uma saída de dados agregados em nível municipal, estadual e nacional e se constitui em uma base única nacional para formulação de políticas públicas no setor.
A implantação do SIpia Conselho Tutelar conta com uma rede de coordenadores técnicos estaduais que apoia a implantação do sistema nos municípios. Em Mato Grosso, ela é coordenada pela Setasc.

Fonte: GOV MT

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post Cedca promove capacitação de Sistema para conselheiros tutelares apareceu primeiro em O Atual.