21 de outubro de 2021

ConexãoMT

As notícias se encontram aqui!

Projeto garante acessibilidade à pessoa ostomizada

.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) o Projeto de Lei n°768/20, do deputado estadual Paulo Araújo (PP), que garante o direito à acessibilidade das pessoas que são submetidas à intervenção cirúrgica para construção no corpo de um caminho alternativo para eliminação de fezes ou urina, procedimento denominado de ostomia, em banheiros de uso público, mediante a instalação de equipamentos adequados para sua utilização. 
“O objetivo desse projeto é dar proteção e melhor qualidade de vida às pessoas ostomizadas. Ressalto ainda que a construção de banheiros públicos adaptados para pessoas colostomizadas não exige nenhuma tecnologia especial, a sua instalação é de baixo custo, ainda mais se comparado aos benefícios trazidos à dignidade da pessoa ostomizada”, afirmou Paulo Araújo. 
A matéria trata ainda sobre a obrigatoriedade da construção ou adequação de sanitários para pessoas ostomizadas em instalações de uso coletivo e de grande porte. Os sanitários serão equipados e dotados das instalações sanitárias, acessórios e ajustes arquitetônicos compatíveis com o atendimento das necessidades especiais das pessoas que deles necessitam, conforme consta na proposta. 
Tramitação – O projeto de lei segue agora para análise das Comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Infraestrutura Urbana e de Saúde. Em caso de pareceres favoráveis dos respectivos colegiados, a matéria será encaminhada para apreciação em Plenário para votação. 
 

Fonte: ALMT

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post Projeto garante acessibilidade à pessoa ostomizada apareceu primeiro em O Atual.