16 de outubro de 2021

ConexãoMT

As notícias se encontram aqui!

Saiba quais são as espécies de plantas mais indicadas para cada tipo de sacada

Quem mora em casas pequenas ou em apartamentos, sabe que nem sempre é fácil arrumar um cantinho para cultivar flores. Por isso, muitas vezes, a solução encontrada são plantas para a sacada , por conta da iluminação e ventilação que elas podem receber nesse espaço. No entanto, nem sempre é fácil descobrir quais são as espécies mais adequadas.
Cada tipo de varanda, pede um tipo específico de plantas. Antes de escolher, é importante se atentar ao tamanho e a cor das folhas, pois quanto menores e mais claras, mais sol elas vão pedir. Já as maiores e mais verdes, podem ser criadas em ambientes com mais sombra. Por isso, é importante avaliar se a sua sacada é iluminada ou não, já que, na maioria das vezes, quanto mais luz a planta precisa, mais irrigação ela pedirá.

Leia também
Saiba quais espécies fazem bem à saúde e como cultivá-las
Como decorar a casa como uma verdadeira “selva de plantas”
6 formas criativas de usar plantas na decoração da casa

Espécies de plantas para cada tipo de sacada
Lugares ensolarados
Para esse tipo de espaço, espécies como jasmim amarelo, e as frutíferas, jabuticabeira e romã, são algumas opções. Caso o sol seja mais incidente durante a manhã, o ideal é apostar em lírios, bromélias e begônias, pois essa luz é mais fraca, e dessa forma não prejudica as plantas.
Agora, se o sol é mais forte durante a tarde, o melhor é escolher espécies mais resistentes, como estrelícia, primavera e bela emília. Atente-se aos cuidados, algumas plantas pedem mais irrigação do que outras. Além disso, é importante se certificar que elas também estão recebendo vento.
Sombra ou meia sombra
Agora se a sua varanda fica na sombra a maior parte do tempo, o ideal é apostar em plantas sem flores, pois elas se adaptam melhor a esse tipo de ambiente. Espécies como palmeira-ráfis e bromélia de sombra são as mais indicadas. Agora, para meia sombra, aposte em samambaias, costela-de-adão, lança-de-são-jorge e pata-de-elefante.
Varandas com muito vento ou envidraçadas
Nesse caso, deve-se tomar muito cuidado com as espécies escolhidas, o ideal é dar prioridade para plantas rústicas e vasos maiores, para que elas não sejam prejudicadas pelo vento. Prefira opções mais resistentes, como ficus, clusia, azaleias e gardênias.
No entanto, se a sacada for envidraçada, ela pode virar uma estufa, por isso begônias, palmeiras de sombra e suculentas são as melhores escolhas. Mesmo assim, é importante que os vidros fiquem abertos durante o dia para permitir que o ar circule e que as plantas façam fotossíntese.

Fonte: IG Mulher

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post Saiba quais são as espécies de plantas mais indicadas para cada tipo de sacada apareceu primeiro em O Atual.