30 de novembro de 2020

ConexãoMT

As notícias se encontram aqui!

Guarda Municipal faz blitz educativa alertando sobre o uso de equipamentos de segurança

.

21/09/2020    6
Agentes da Guarda Municipal de Várzea Grande iniciam amanhã, dia 22, mais uma etapa de ações da Semana Nacional de Trânsito, com a distribuição de panfletos durante blitze educativas por toda cidade.
O material vai chamar à atenção dos motoristas para a necessidade de utilização de itens básicos e obrigatórios na condução, como cinto de segurança, assentos e cadeirinhas para transporte de menores de 10 anos, documentação em dia, cuidados com os veículos – pneus, extintores e faróis – e especialmente, alertas de não ingerir bebidas alcoólicas se for dirigir.
Até o dia 25, motoristas e pedestres receberão orientações sobre condutas no trânsito, visando à conscientização sobre ações que podem evitar acidentes e até mortes. O mote da semana, é “Perceba o risco, proteja a vida”.
O secretário de Defesa Social e comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias, disse que essa mobilização que se inicia amanhã seguirá até o dia 25, último dia da campanha nacional.  “O objetivo é o de reduzir ao máximo os acidentes de trânsito e as mortes. Essa nova etapa de conscientização vai reforçar ações que estão em curso desde a última sexta-feira, quando a campanha nacional foi aberta. Em conjunto com outros órgãos de segurança realizamos fiscalizações dentro dos parâmetros da Lei Seca, com uso de etilômetros (bafômetros), bem como blitz educativa”.
Ontem, domingo, a Guarda Municipal realizou blitz da Lei Seca na Avenida Senador Filinto Muller, Centro da cidade. Como argumenta Homero Dias, a via foi foco das ações por estar com registros crescentes de acidentes, sendo a maior parte deles, com condutores sob efeito de álcool. “Em quase três horas de atividade foram realizados 84 testes de ‘bafômetro’, seis prisões por embriagues e 17 veículos, entre automóveis e motos, removidos”.
Ainda como detalha o comandante da Guarda Municipal, a operação teve uma boa produtividade, além dos números citados acima, foram registrados autos de infrações por desobediência ao Código Nacional de Trânsito como 11 autuações dentro do artigo 165 – conduzir veículo sob efeito de álcool – sete autuações no artigo 162 I – conduzir veículo sem possuir CNH – outras sete enquadradas no artigo 230,V – dirigir veículo registrado  sem estar licenciado – e outros três com autuações diversas. “Além de prisões, remoções, tivemos no total 28 autos de infrações registrados, multas”.
Dados divulgados na última sexta-feira (18), durante o I Encontro Mato-grossense de Mobilidade Segura e Vida no Trânsito, conforme base de dados do Sistema Único de Saúde (SUS), no período de 2014 a 2018, ocorreram mais de 26 mil internações ao custo de R$ 28,5 milhões em Mato Grosso. No país, foram R$ 14 bilhões em custos para o SUS somente no ano de 2019.
As ações em Várzea Grande foram realizadas em conjunto com o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito (BPMTran), Polícia Judiciária Civil, por meio da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran), Superintendência de Inteligência do Sistema Penitenciário (Sispen), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Ministério Público Estadual (MPE).
 
Por: Marianna Peres – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande MT

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post Guarda Municipal faz blitz educativa alertando sobre o uso de equipamentos de segurança apareceu primeiro em O Atual.