19 de janeiro de 2022

ConexãoMT

As notícias se encontram aqui!

Ulysses Moraes percorre Transpantaneira para ver a situação na região

.

Foto: Fernanda Elisa Trindade / Assessoria de Gabinete

O deputado Ulysses Moraes percorreu a MT-060, também conhecida como a rodovia Transpantaneira, que liga a cidade de Poconé até a localidade de Porto Jofre para verificar de perto como está a situação no Pantanal. Na sexta-feira (18), o parlamentar fez todo o trajeto da transpantaneira como voluntário da Fundação Ecotrópica.
“O trabalho que a Ecotrópica faz no Pantanal é incrível. No trajeto que percorremos toda a transpantaneira, fomos parando e deixando a alimentação para os animais. Eles arrecadam frutas, verdura e tudo que pode ajudar a salvar a vidas desses animais. O cenário na transpantaneira está triste, a situação é muito preocupante e essas fundações é que estão fazendo um trabalho duro para salvar a fauna. Eles merecem muito reconhecimento”, disse Moraes.
O deputado atuou por um dia como voluntário e pode ver de perto como é realizado o trabalho da Fundação Ecotrópica. Além disso, Ulysses Moraes conferiu a realidade das pontes de madeira a partir do quilômetro 60 da transpantaneira.
“Aquelas pontes estão causando bastante perigo para os cidadãos que passam por ali. O fogo acabou com várias delas. No meio do caminho vimos muitas pontes quebradas, tortas e com buracos enormes. O governo precisa dar uma atenção para isso. É urgente. Já era para ter pontes de concreto há muito tempo”, enfatizou o parlamentar.
O fogo tem avançado com rapidez por todo o Pantanal, que já teve mais de 2,3 milhões de hectares atingidos por queimadas, segundo o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). E, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de janeiro até o início de setembro, foram registrados 12,1 mil focos de calor no Pantanal. É o maior número no período desde 1999, quando o instituto iniciou um monitoramento para acompanhar as queimadas no país.
“Os bombeiros estão sendo verdadeiros heróis. Nesta semana, fui até Ciman, que é o Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional aqui de Mato Grosso e vimos o trabalho do Corpo de Bombeiros para o monitoramento das queimadas. São milhares de focos. Por isso, ressalto que o Governo do Estado de Mato Grosso precisa ter ações de prevenção, porque senão as queimadas serão a cada ano piores”, destacou Moraes.
A capital mato-grossense está há semanas encoberta por fumaça e a realidade no Pantanal é bem pior. “O Pantanal clama por ajuda. Vamos ficar de olho no Governo Estadual de Mato Grosso sobre os investimentos que chegaram do Governo Federal. Foram mais de R$ 10 milhões e estaremos fiscalizando como serão aplicados para socorrer o nosso bioma. E quem puder, ajude a Ecotrópica, eles que estão atuando no Pantanal com um trabalho essencial para salvar nossa fauna e flora”, finalizou o deputado.  
A Fundação Ecotrópica precisa de doações para os animais, como frutas e verduras, alimentos para os voluntários e moradores e além disso para segurança. Para ajudar e ter mais informações, ligue 3052-6615 ou vá até a sede na Rua 03, 391, Boa Esperança, Cuiabá. 

Fonte: ALMT

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post Ulysses Moraes percorre Transpantaneira para ver a situação na região apareceu primeiro em O Atual.