21 de abril de 2021

ConexãoMT

As notícias se encontram aqui!

Secretaria de Meio Ambiente realiza ação de limpeza no ‘Dia Mundial da Água’

Legenda:

Equipes da Coordenadoria de Educação Ambiental e Gerenciamento de Parque – setores que integram a pasta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável – realizaram, a limpeza da lagoa que compõem a paisagem do Parque Bernardo Bernek. Segundo o departamento a lagoa está com uma incidência grande de aguapés, a qual tem crescimento acelerado podendo causar a mortalidade de peixes existentes no local.
A ação integra as atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta segunda-feira, 22 de março. Além da secretaria de Meio Ambiente a ação contou com a parceria da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana e do Corpo de Bombeiros.
A coordenadora de Educação Ambiental, Selma Guimarães Souza, explicou que o objetivo da ação foi de fazer, primeiramente, a limpeza da superfície da lagoa, retirando os aguapés, num processo de restauração da fauna aquática. “Em grande escala essa planta inviabiliza a vida de peixes e outros animais aquáticos, por isso resolvemos realizar a limpeza no local, aumentando a oxigenação da água, bem como da incidência da luz solar”.
A engenheira ambiental disse ainda que a atividade realizada no Parque Bernardo Berneck – que se tornou um espaço de lazer, de prática de esportes e de entretenimento, assim como cartão postal da cidade – também teve como propósito, chamar a atenção da população, quanto à conscientização sobre a relevância da água para a sobrevivência humana e de outros seres vivos.
“Além disso, o Dia Mundial da Água também é um momento oportuno para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso natural e, a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e a sua contaminação”, explicou a profissional.
O Parque Berneck, inaugurado em dezembro do ano passado, é o maior parque municipal da cidade e possui diferencial e características que só existem nele, começando pela área verde, de 280 mil metros quadrados, ou 28 hectares, onde existem reservas de mata nativa, pista de caminhada de 2.700 metros, lago com píer para contemplação, concha acústica, academia ao ar livre, playground, ciclovia, iluminação em LED, bebedouros, banheiros feminino e masculino, palco, bancos, praça de evento, centro de educação ambiental, auditório e 140 vagas de estacionamento.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande MT

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post Secretaria de Meio Ambiente realiza ação de limpeza no ‘Dia Mundial da Água’ apareceu primeiro em O Atual.