15 de junho de 2021

ConexãoMT

As notícias se encontram aqui!

CRAS do bairro Santa Maria é referência no Estado

A troca de experiências é uma das principais fontes de inspiração e aquisição de conhecimento, permitindo assim o surgimento de novas ideias e o encontro de todas elas. Com esse intuito, a equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Campo Novo do Parecis esteve reunida com a equipe técnica do CRAS Santa Maria, em Várzea Grande.  Os objetivos principais do encontro foram a troca de experiências, o plano de ação, as estratégias e ideias a respeito do funcionamento dos projetos realizados na unidade, além das políticas públicas socioassistencias que abrangem 98 bairros da Região Sul de Várzea Grande. O Simpósio de Troca de Experiências ocorreu nesta sexta-feira (28), no CRAS Santa Maria.  
A coordenadora de Proteção Social Básica, Bernadete Miranda. explica que o CRAS representa a porta de entrada para a Proteção Social Básica, desempenhando um papel central no território onde se localiza. “É a partir de um atendimento humanizado e individualizado que as famílias chegam para atendimento e recebem toda estrutura para que os laços familiares e comunitários sejam fortalecidos. A visita da equipe de Campo Novo para troca de experiências exitosas nos surpreendeu e enalteceu nossa grade de atendimento socioassistencial durante a pandemia. Para nós, é motivo de orgulho enaltecer o município com este trabalho ímpar desenvolvido nesta unidade”, ressalta.
O trabalho com crianças e adolescentes faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) e é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado dentro do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF). A Secretaria de Assistência Social, por meio do CRAS, oferta ainda outros serviços, como visitas domiciliares, bolsa família e atendimento para demandas espontâneas que chegam diariamente.
De acordo com a gerente do CRAS Santa Maria, Ionice Feliciano, a visita institucional da equipe de Campo Novo demonstra a seriedade e transparência que a unidade desenvolve, sendo referência para outras regiões.   O trabalho nesta fase da pandemia, mais especificadamente as atividades do SCFV são planejadas pelo grupo de profissionais da unidade de forma remota pela plataforma digital WhatsApp. No planejamento, estão inclusos temas que fazem parte da convivência das crianças, das famílias e idosos, como inclusão, convivência, cuidados necessários e prevenção ao coronavirus, entre outros.
“Esses temas são abordados a partir das atividades artísticas e culturais elaboradas todas sextas-feiras,  com duas temáticas distintas, que são distribuídas duas vezes por semana nos grupos de WhatsApp, nos mesmos moldes do atendimento presencial, porém nesta fase da pandemia, de forma online. Todas são realizadas sob uma perspectiva social de criar e fortalecer os vínculos das crianças com familiares, amigos, idosos e do grupo”, explica a gerente.
A diretora do CRAS de Campo Novo do Parecis, Margarete Ferreira, destacou que o encontro foi de grande importância e valia  para desenvolver um ótimo trabalho na área social de sua cidade. “Buscar novos conhecimentos e compartilhar ideias engrandece o trabalho em equipe, essa troca de informações e fortalecimento de vínculos nos proporcionará desenvolver os projetos que estamos em mente para o decorrer dos anos em Campo Novo. E a referência para nós, enquanto gestores, é o CRAS Santa Maria, referência no Estado de Mato Grosso com a oferta de atendimento humanizado e de excelência às famílias vulneráveis”,enfatizou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande MT

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post CRAS do bairro Santa Maria é referência no Estado apareceu primeiro em O Atual.