15 de junho de 2021

ConexãoMT

As notícias se encontram aqui!

Chá de alface: a bebida faz o maior sucesso nas redes sociais!

Reprodução: Alto Astral
Chá de alface: a bebida faz o maior sucesso nas redes sociais!

Muito consumido em saladas, a alface é uma das verduras mais utilizadas na cozinha brasileira. Além de ser uma delícia com temperos , ajuda a manter aquela dieta saudável. Porém, as redes sociais mostraram que a versatilidade da hortaliça vai muito além dos pratos frios: as folhas verdes crocantes estão virando chá na mão dos internautas.
Novidade para muitos, o chá de alface vem sendo consumido para ajudar no combate à ansiedade e à insônia. Mas será que a sua ingestão realmente é eficaz para nos acalmar? Entenda os benefícios e os malefícios da famosa folha e saiba como ela pode auxiliar no sono!
Benefícios
Para os ansiosos de plantão, talvez uma xícara de chá da verdura acalme seus nervos. Segundo Brunna Moreira, nutricionista, além da alface conter fibras, o que contribui para o bom funcionamento do intestino, possui também vitamina C, vitamina A, cálcio, potássio, ferro e magnésio. “Devido conter as substâncias lactupirina e lactucina, a alface possui sim, efeito calmante e ansiolítico natural”, explica.
E as vantagens não param por aí! A especialista esclarece que esse chá previne câimbras devido ao cálcio, potássio e magnésio; auxilia na prevenção de anemia por conter ferro; tem ação diurética e contém pouquíssimas calorias. “Apenas 15kcal a cada 100g”, clarifica.
Segundo Eduardo Rauen, nutrólogo, outro benefício é a hidratação adequada. “Em alguns casos, o chá faz a pessoa ingerir mais água e, dessa forma, favorece a hidratação. Esse sim, é um dos maiores benefícios ao ingerir, não só o de alface, mas todos os tipos de chá”, explica.

Você viu?

Cuidados
Entretanto, nem tudo é um mar de rosas. O nutrólogo alerta que a bebida não pode ser, de forma alguma, uma substituição para a água . “Consumir chá em excesso causa malefícios. A própria água em excesso é maléfica, pois pode causar hiponatremia, ou seja, causar perda de sódio na urina e sódio sanguíneo, causando até mesmo um edema cerebral”, exemplifica Eduardo.
Tomar numa quantidade exagerada, segundo o profissional, pode causar intoxicação por algum micronutriente em excesso. Além disso, como o líquido em quantidades exacerbadas causa muita sonolência, deve ser evitado antes de conduzir veículos e operar máquinas pesadas. “Também pode prejudicar a tireoide, causar náuseas e vômitos”, complementa Brunna.
Moreira também alerta que a melhor maneira de manter as propriedades da alface é consumi-la em forma de salada , pois assim, preserva as fibras e nutrientes que não resistem ao calor.
Fontes: Brunna Moreira, nutricionista; Eduardo Rauen, nutrólogo.

Fonte: IG Mulher

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post Chá de alface: a bebida faz o maior sucesso nas redes sociais! apareceu primeiro em O Atual.