15 de junho de 2021

ConexãoMT

As notícias se encontram aqui!

Várzea Grande estuda parceria com Hemocentro para implantação de uma unidade de coleta de sangue

O secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, e a Diretora Geral do MT- Hemocentro, Gian Carla Zamela, dialogaram sobre a possibilidade de  implantação de uma unidade de coleta de sangue no município,  estabelecendo assim parceria entre a Secretaria de Saúde e o Hemocentro.  A iniciativa é fruto da necessidade de aumentar a doação de sangue, uma vez que o Complexo de saúde, envolvendo Hospital e Pronto Socorro de Várzea Grande, utiliza bolsas de sangue, quando necessário em casos de emergência.
Diante da dificuldade de locomoção dos doadores em se deslocar até a cidade vizinha,  em função de trabalho ou de outras obrigações, o secretário Gonçalo de Barros já estava em  reuniões e tratativas na tentativa de encontrar um local adequado para instalar o serviço, em unidade que não atende casos de Covid-19, objetivando dar maior segurança ao doador de sangue, atenuar e suprir a falta de sangue e movimentar os doadores do município.
A Diretora Geral do MT- Hemocentro , Gian Carla Zamela, disse que Várzea Grande já possui a  Agência Transfusional no Hospital e Pronto Socorro, que gerencia todas as etapas relacionadas à transfusão de sangue, como a estocagem das bolsas de sangue e hemocomponentes, sendo necessário que o município tenha o banco de sangue para recepcionar os doadores e fazer as coletas.
“Continua na responsabilidade do MT-Hemocentro cuidar da etapa que chamamos de produção, que é todo o fracionamento do sangue. Cada bolsa que a gente colhe, fracionamos em hemocomponentes diferentes: o concentrado de hemácias, o concentrado de plaquetas, o plasma e o crioprecipitado. O que necessitamos é atrair mais doadores, pois agora com a pandemia, muitos deixaram de doar e aumentou a procura de sangue nas unidades hospitalares. Não podemos deixar de lado as pessoas que necessitam de transfusão de sangue. Será um grande avanço”, disse a diretora.
O secretário Gonçalo de Barros recebeu o projeto de implantação e irá discutir com o prefeito Kalil Baracat, o momento oportuno da instalação, definição de local, visto que o Governo do Estado acena positivamente para que Várzea Grande possa continuar implantando relevantes serviços de saúde à população no fortalecimento da Rede SUS.
“Hoje, para doar sangue, os várzea-grandenses têm que se dirigir até uma unidade do MT-Hemocentro, instalada no município de Cuiabá. Com a nova unidade, pretendemos aumentar a capacidade de doação e contribuir com o SUS do Estado de Mato Grosso, salvando vidas, uma vez que pretendemos ampliar o Hospital Materno Infantil, e instalar dentro do projeto de expansão,  UTIs Neonatal, para completar os serviços de atendimento a mãe e ao bebê. Uma das possibilidades é instalar o serviço, no anexo, do Hospital Materno. A decisão final será em consenso com o prefeito Kalil Baracat”, explicou o secretário.
Doador de Sangue e suas regras:
Segundo a Portaria 1.353/2011 do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas.
Jovens com 16 e 17 anos, somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis.
A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 67 anos.
O processo de doação de sangue dura, em média, de 40 minutos a 1 hora. Nele, é feito cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta do sangue. O voluntário também recebe um lanche após a doação, e o resultado dos exames de sangue necessários. 

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande MT

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post Várzea Grande estuda parceria com Hemocentro para implantação de uma unidade de coleta de sangue apareceu primeiro em O Atual.