25 de setembro de 2021

ConexãoMT

As notícias se encontram aqui!

Líderes e servidores do TCE-MT participam de projeto de adequação da instituição à LGPD

Divulgação TCE-MT

Líderes e servidores do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), convocados pela Presidência, participarão do projeto de adequação da instituição à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entre os meses de julho e outubro. O objetivo é que o resultado de tal iniciativa sirva tanto para aprimorar o TCE-MT quanto como referência para os jurisdicionados mato-grossenses.   
O primeiro encontro presencial – a ser realizado nos dias 29 e 30/07 no Auditório da Escola Superior de Contas – terá início com o alinhamento geral sobre conceitos e regras da LGPD e as orientações acerca dos procedimentos a serem adotados para a adequação institucional. Nos eventos seguintes, os participantes farão o inventário das normas e dos processos internos impactados pela lei e o respectivo plano de adequação. Também serão produzidas propostas normativas para adequar os regulamentos atualmente vigentes e a estrutura organizacional do TCE-MT às exigências da Lei.   
O projeto será coordenado pela Secretaria Geral da Presidência, com o apoio da Escola Superior de Contas, e contará com a instrutoria da auditora do TCU Shirley Gildene Brito Cavalcante e a tutoria de professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a ser definido pela Fundação Uniselva.   
É recomendável que os participantes busquem conhecimento prévio sobre o tema, consultando os conteúdos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm) e dos links sobre Lei Geral de Proteção de Dados no portal do TCU (https://portal.tcu.gov.br/lgpd/).  
As datas, horários e pautas de todos os encontros presenciais e telepresenciais, bem como a lista de unidades convocadas foram comunicadas pela Presidência via CI Circular nº 36/2021/GABPRES (aqui).  
A LGPD  
Em 2018, foi editada a lei 13.709, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), tendo como objetivo garantir segurança, privacidade e transparência no uso de informações pessoais dos cidadãos.   
A lei determina como empresas e órgãos públicos podem coletar, armazenar e usar dados das pessoas. Isso traz significativo impacto nos normativos e processos de trabalho do TCE-MT, que precisam ser ajustados ao novo marco legal, o que passou a ser um dos projetos prioritários da atual gestão.
André Garcia SantanaSecretaria de Comunicação/TCE-MTE-mail: imprensa@tce.mt.gov.brFlickr: clique aqui

Fonte: TCE MT

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post Líderes e servidores do TCE-MT participam de projeto de adequação da instituição à LGPD apareceu primeiro em O Atual.