16 de janeiro de 2022

ConexãoMT

As notícias se encontram aqui!

TCE-MT apresenta relatório de auditoria no setor do turismo à ALMT

Tony Ribeiro/TCE-MT

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) apresentou à Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Assembleia Legislativa do Estado (ALMT), nesta quarta-feira (1°), o relatório conclusivo da auditoria operacional inédita no país, realizada com a finalidade de avaliar a situação da governança de gestão do turismo no estado. 
Sob relatoria do conselheiro Valter Albano, o processo considera as esferas estadual e municipal e aponta de que forma os recursos podem ser aplicados, remanejados e administrados, com o intuito de subsidiar o setor com informações técnicas para contribuir na busca por aporte financeiro e desenvolvimento de políticas públicas.
“O Tribunal de Contas fez um trabalho grandioso, saindo de sua atividade mais burocrática, da fiscalização, e indo conhecer o setor do turismo, para verificar o porquê, diante de tantas potencialidades, ele é tão pequeno. Pelas mãos da nossa equipe de auditoria, pudemos trazer ao Legislativo um instrumento para estimular e cobrar do governo e das municipalidades que se estruturem melhor, que aloquem recursos e que possam fazer com que o turismo seja alavancado e tenha a dimensão das nossas potencialidades”, ressaltou o conselheiro. 
Ainda segundo Albano, embora a auditoria operacional tenha caráter recomendatório, o Tribunal de Contas vai acompanhar e, no momento que aquela recomendação for valorizada, reconhecerá. “Se não, o tribunal poderá transformá-la numa auditoria de conformidade e cobrar efetivamente o porquê de não ter sido feito”. 
Tony Ribeiro/TCE-MT

Conforme o presidente da comissão da ALMT, deputado estadual Allan Kardec, os dados apresentados pelo TCE-MT dão segurança para que o Legislativo apresente as propostas para o setor do turismo ao Poder Executivo. 
“Esse super relatório faz com que a Assembleia Legislativa se aproxime dos dados reais. O Tribunal de Contas ultrapassa seu papel fiscalizador e orientador e passa a ser um grande parceiro da Assembleia, do governo e dos municípios, com indicadores corretos da economia do turismo. É um presente para o povo mato-grossense e aos fazedores do turismo e demonstra, mais uma vez, o protagonismo do TCE-MT no estado”, destacou.
Secretário de Controle Externo de Administração Municipal do TCE-MT, Edson Reis de Souza apontou que as principais recomendações da auditoria operacional envolvem a criação de um Observatório do Turismo e do Plano Estadual de Turismo, alinhado ao Nacional, para que se verticalize o setor no estado e, aos municípios, a ampla fiscalização, para que se combata a informalidade. 
Clique aqui e confira o relatório técnico conclusivo da auditoria operacional.
Secretaria de Comunicação/TCE-MTE-mail: imprensa@tce.mt.gov.brFlickr: clique aqui

Fonte: TCE MT

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}O post TCE-MT apresenta relatório de auditoria no setor do turismo à ALMT apareceu primeiro em O Atual.