Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Posse de 135 agentes comunitários e de combate às endemias marca momento histórico para a saúde de Várzea Grande

Publicado em

A Prefeitura de Várzea Grande viveu uma noite histórica nesta segunda-feira (25), durante a solenidade de posse de 135 agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, realizada no Anexo II, no bairro Marajoara. Ao todo, foram efetivados 89 agentes comunitários de saúde e 46 agentes de combate às endemias, encerrando uma espera de mais de duas décadas marcada pela insegurança jurídica da categoria.

A cerimônia reuniu autoridades municipais, representantes do Tribunal de Contas, parlamentares, sindicatos e familiares dos agentes, todos emocionados com a conquista, considerada um marco para a saúde pública do município.

Durante o evento, a prefeita Flávia Moretti destacou que a efetivação dos profissionais representa dignidade, segurança e valorização para quem atua diariamente na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Isso é histórico para o município. Muitos desses agentes passaram mais de 20 anos trabalhando na insegurança jurídica, sem saber como seria o futuro. Hoje, eles têm um futuro sério, digno e seguro. Essa conquista só foi possível graças ao trabalho conjunto da Procuradoria, da Secretaria de Saúde, do Tribunal de Contas e de toda uma equipe técnica comprometida em encontrar soluções”, afirmou.

Emocionada, a prefeita relembrou que, logo no início da gestão, foi procurada pelos agentes pedindo atenção à situação da categoria.

Advertisement

“Fazer gestão pública é ter coragem de tomar decisões e enfrentar desafios. Foi isso que nós fizemos: reunimos uma equipe técnica, jurídica e administrativa coesa para fortalecer esse processo e garantir esse resultado positivo”, declarou.

Flávia Moretti também ressaltou a importância do trabalho desempenhado pelos agentes dentro das comunidades.

“Eles são a primeira ponta da saúde. São os primeiros a chegar às casas, acolher idosos, gestantes e crianças, além de encaminhar essas famílias para as unidades de saúde. O trabalho deles agora será ainda mais fortalecido.”

A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, também celebrou a conquista e classificou o momento como extremamente significativo para o município e para o fortalecimento do SUS.

“É um dia emocionante. Os agentes comunitários e os agentes de combate às endemias são o braço do Sistema Único de Saúde dentro da casa das pessoas. São eles que aproximam o cidadão da saúde pública e trabalham diretamente na promoção da saúde e no combate às doenças e agravos”, destacou.

Advertisement

Segundo a secretária, a efetivação também representa reconhecimento e valorização profissional.

Leia Também:  Várzea Grande regulamenta isenção do IPTU e prazo para solicitação vai até 30 de setembro

“Essa conquista traz segurança para que esses profissionais trabalhem com ainda mais satisfação e compromisso. É o reconhecimento do poder público a pessoas tão importantes para a saúde de Várzea Grande.”

O procurador do município, Maurício Magalhães, enfatizou o empenho coletivo para tornar possível a regularização dos profissionais.

“Nenhum obstáculo resiste ao trabalho sério, contínuo e dedicado. Lutamos contra a correnteza todos os dias, mas mostramos que os desafios existem para serem superados”, afirmou.

Maurício ainda destacou a atuação do procurador administrativo Rodolfo, que, segundo ele, teve papel fundamental na construção da solução jurídica para a efetivação.

Advertisement

A vereadora Rose Prado relembrou a audiência pública realizada na Câmara Municipal no ano passado, que reuniu centenas de agentes em defesa da efetivação da categoria.

“Nossa prefeita é uma mulher sensível às causas da cidade e tem lutado incansavelmente para melhorar Várzea Grande. Esses profissionais são fundamentais para o município. Trabalham no sol, na chuva e na poeira para cuidar da população”, afirmou.

O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Guilherme Maluf, afirmou que a conquista fortalece não apenas os profissionais, mas toda a saúde pública.

“O SUS é um patrimônio de todos nós, e vocês são as pilastras do Sistema Único de Saúde. Sem os agentes, não conseguimos chegar às comunidades. Essa conquista beneficia toda a saúde do município, do estado e do país”, declarou.

Maluf ainda destacou que o próximo desafio será avançar nas discussões sobre a aposentadoria da categoria.

Advertisement

“Assim como conseguimos resolver a efetivação, vamos trabalhar para construir soluções relacionadas à aposentadoria dos agentes.”

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi, também participou da solenidade e destacou a importância da valorização dos servidores.

“Várzea Grande ganha muito com servidores valorizados, reconhecidos e comprometidos. Os agentes conhecem as famílias, orientam, acolhem e ajudam diariamente a população”, pontuou.

Já o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias de Mato Grosso, Domingos Nunes, afirmou que o modelo adotado em Várzea Grande poderá servir de referência para outros municípios do estado e do país.

Leia Também:  Prefeitura de Várzea Grande esclarece que semáforo na avenida Alzira Santana não possui radar

“Esse plano de ação construído aqui em Várzea Grande pode servir de exemplo para os 142 municípios de Mato Grosso e também para o Brasil. Quem ganha é a população, que terá agentes capacitados e valorizados para atuar na promoção e prevenção da saúde.”

Advertisement

Entre os empossados, o agente de endemias Marco Antônio Garcia, de 60 anos, resumiu o sentimento da categoria após 14 anos de espera.

“Foi uma bênção. Esperei muito tempo por isso. Estou imensamente feliz e satisfeito com essa conquista”, celebrou.

Também participaram da solenidade o ex-deputado estadual Valtenir Pereira, o superintendente do Ministério da Saúde em Mato Grosso, Pedro Dias, além de representantes sindicais e autoridades municipais.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande realiza audiência pública para apresentar demonstrativos fiscais do 1º quadrimestre de 2026

Published

on

A Prefeitura de Várzea Grande realiza, nesta quarta-feira (27.05), uma audiência pública para apresentação dos demonstrativos fiscais referentes ao primeiro quadrimestre de 2026. A ação será realizada às 9h30, no plenário da Câmara Municipal.

Conforme o secretário municipal de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva, a audiência reforça o compromisso da gestão com a transparência e o cumprimento dos princípios da administração pública.

“Estamos conduzindo tudo com transparência e queremos sempre a participação popular. A ação visa cumprir o princípio constitucional da publicidade. A audiência é mais do que um rito constitucional; é um momento em que o Poder Executivo expõe, de forma transparente, onde e como estão sendo aplicados os recursos públicos arrecadados por meio dos impostos pagos pelos cidadãos”, destacou o secretário.

SERVIÇO

O quê? Audiência pública para apresentação dos demonstrativos fiscais do 1º quadrimestre de 2026
Onde? Plenário da Câmara Municipal de Várzea Grande
Quando? Quarta-feira (27.05), às 9h30

Advertisement
Leia Também:  Secretária Valéria Nogueira reforça diálogo institucional com o CRM-MT

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA