AGRONEGÓCIO
Quebra de safra com chuva e seca vai prolongar inflação dos alimentos
Publicado em
20 de janeiro de 2022por

SOJA NA SECA Foto Canal Rural Pedro Silvestre
Eventos climáticos reduzem ofertas de feijão, leite, arroz, milho e soja.
A esperada pressão menor dos alimentos no bolso do consumidor não deverá ocorrer nos próximos meses. A seca atual afeta exatamente os produtos que são os mais importantes no dia a dia dos consumidores.
Seca no Sul e excesso de chuva em partes do Sudeste e do Centro-Oeste vão reduzir as ofertas de feijão, leite, arroz, milho e soja. Os produtos que não vão diretamente para a mesa dos consumidores, como soja e milho, pesam na formação dos custos de proteínas e de óleos vegetais.
A inflação do campo começou de forma mais acentuada a partir de 2018. Daquele ano até o fim de 2021, os preços dos alimentos ficaram 43% mais altos para os consumidores, uma taxa superior aos 24,6% da inflação geral do período.
Os dados são da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que indica uma aceleração também neste início de ano.
Na primeira quadrissemana deste mês (dados que incluem preços das últimas três semanas de dezembro e da primeira de janeiro), os alimentos subiram 1,2% na cidade de São Paulo, acima do 0,57% da inflação total do período.
A Fipe considera que, de cada R$ 100 gastos pelos paulistanos com renda de um a dez salários mínimos, R$ 25 são com alimentos. As altas no varejo estão refletindo os aumentos de preços no campo, acelerados após os estragos provocados pelas condições climáticas no país.
O consumidor vai demorar para ter seu poder de compra recuperado. Os produtos agrícolas, à exceção de arroz e de carne suína, estão com patamares recordes de preço no campo. Já as perspectivas de recuperação econômica, e a consequente volta do emprego, estão distantes.
Com a quebra de safra, os estoques finais de alimentos, já projetados com redução para este ano, devem ficar ainda menores. Feijão e milho são os que mais preocupam.
A área de plantio da leguminosa vem perdendo espaço para soja e milho, devido à melhor rentabilidade desses dois. Neste ano, o Paraná, principal produtor de feijão na primeira safra, reduziu a área em 9%, e o estado é um dos que terão queda de produção devido à seca.
Números da Conab, que ainda não apontam o tamanho total do estrago provocado pela seca, indicam um potencial de produção de 988 mil toneladas de feijão nesta primeira safra. Na avaliação do órgão, o potencial da região Sul e dos estados de Minas Gerais e de Goiás, áreas afetadas por seca ou por excesso de chuva, era de 650 mil toneladas.
Os estoques finais, projetados em 239 mil para a safra 2021/22, são 9% inferiores aos da média dos últimos anos. Esse é um produto do qual o país tem dificuldade em formar estoque, e o ajuste da demanda acaba sendo feito pelo preço.
O arroz está entre os poucos produtos que iniciam o ano com preços em queda, em relação a 2021. O excesso de calor no Rio Grande do Sul, principal produtor nacional, no entanto, diminui a oferta de água nos reservatórios e a produtividade esperada não está garantida.
Já os estoques finais de milho estão projetados em 9,6 milhões de toneladas nesta safra, 28% a menos do que se esperava antes do agravamento da seca.
Esses números da Conab ainda não contemplam a redução de produção prevista por assessorias independentes. A quebra nesta safra de verão reduzirá a oferta do cereal no primeiro semestre, uma vez que a safra de inverno —a safrinha, que é a de maior volume— ainda não está semeada.
O Brasil aposta as fichas na safra de inverno, estimada em 86 milhões de toneladas. No ano passado, o volume colhido ficou em apenas 61 milhões, devido a seca e geadas.
Uma nova quebra na safrinha deste ano faria o país ficar, mais uma vez, dependente de importações, além de reduzir a capacidade de exportações. O consumo interno é de 77 milhões de toneladas.
O milho poderá ter outros fatores de alta. As estimativas são de reajuste nos preços do petróleo, o que dá sustentação ao cereal. Pelo menos um terço da produção de milho dos Estados Unidos vai para a produção de etanol. No Brasil, o milho já representa 10% da produção desse combustível.
Além do efeito de alta de preços, devido à quebra de safra, o consumidor interno vai pagar mais pelos alimentos devido à concorrência externa.
A demanda mundial continua acelerada, e a China ainda mantém expectativas de uma boa evolução do PIB (Produto Interno Bruto).
Com isso, os chineses vão continuar levando soja, açúcar e carnes, produtos que já estão em patamares elevados de preços no Brasil em 2022, em relação ao início de 2021.
Além da demanda externa, que provoca alta também nos preços internos, há uma pressão sobre os custos de produção para os agricultores.
Transporte, energia, dólar, juros e dificuldades na obtenção de insumos forçam uma alta dos custos de produção das commodities. Se tiver demanda, esses custos são repassados para os preços.
Os alimentos atingiram um patamar bastante elevado nos últimos anos, o que afasta parte dos consumidores das compras, devido à perda de renda (Folha de S.Paulo, 18/1/22)
AGRONEGÓCIO
STF derruba o Marco Temporal por 9 votos a 2
Published
28 minutos agoon
21 de setembro de 2023By
Da Redação
O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou nesta quarta-feira (20.09) a aplicação da tese do marco temporal na demarcação de terras indígenas. O placar foi de 9 a 2 contra a tese do marco temporal.
A tese prevê que só podem ser demarcadas terras que já estavam sendo ocupadas por indígenas no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição. Esse entendimento deriva de uma interpretação literal do artigo 231 da Constituição, que diz:
“São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.”
O julgamento do recurso sobre o caso voltou à pauta do plenário desta quarta-feira (20). O caso começou a ser deliberado em agosto de 2021.
O voto do ministro Luiz Fux consolidou a corrente que considera que fere a Constituição usar o marco temporal como critério na concessão de áreas aos povos originários.
Votaram nesta linha os ministros:
o relator, Edson Fachin
Alexandre de Moraes
Cristiano Zanin
Luís Roberto Barroso
Dias Toffoli
Luiz Fux
Cármen Lúcia
Gilmar Mendes
Rosa Weber
Há dois votos no sentido de validar o uso do marco temporal como um requisito objetivo para a concessão das áreas ao uso indígena:
do ministro Nunes Marques;
do ministro André Mendonça;
Até a conclusão do julgamento, o Supremo deve analisar propostas de tese sobre a questão – sugestões que sintetizam os entendimentos da Corte sobre um tema.
Entre os pontos a serem definidos estão a indenização de não-índígenas que ocupam atualmente áreas dos povos originários e a compensação aos indígenas quando já não for mais possível conceder a área reivindicada.
Uma decisão dos ministros neste caso terá repercussão geral, ou seja, vai ser aplicada em casos semelhantes nas instâncias inferiores do Judiciário. Também vai orientar a demarcação a ser feita pelo Poder Executivo.
Fonte: Pensar Agro

Edna cobra medidas contra efeitos da crise climática

Prefeito autoriza compra ônibus leito para transporte de pacientes para Cuiabá

Receitas Saudáveis para Primavera: três ideias frescas e saborosas

4 nutrientes importantes para a saúde dos cabelos

Cozinha shaker: conheça todos os detalhes e saiba como aplicar o estilo
GRANDE CUIABÁ


Edna cobra medidas contra efeitos da crise climática
21/09/2023 Edna cobra medidas contra efeitos da crise climática Durante a sessão parlamentar realizada nesta quinta-feira (21), a vereadora Edna...


Dr. Luiz Fernando homenageia colegas de profissão em sessão solene na Câmara Municipal
21/09/2023 Dr. Luiz Fernando homenageia colegas de profissão em sessão solene na Câmara Municipal O vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos)...


Câmara aprova projetos e pareceres da CCJR nesta quinta-feira (21)
21/09/2023 Câmara aprova projetos e pareceres da CCJR nesta quinta-feira (21) A Câmara Municipal de Cuiabá, aprovou nesta quinta-feira (21.09),...
MATO GROSSO


Sema-MT publica normativa que aprimora monitoramento da exploração florestal
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) publicou, no Diário Oficial desta quinta-feira (21.09), uma nova normativa que aprimora...


Etapas regionais dos Jogos Abertos Mato-grossenses começam nesta sexta-feira (22)
A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) realiza, entre esta sexta-feira (22.09) e domingo (24), as primeiras...


Com novas bolsas de pesquisa, Seciteci lança 3ª edição do Prêmio Inova Mato Grosso
A 3ª edição do Prêmio Inova Mato Grosso foi oficialmente lançado nessa quarta-feira (21.09), durante a programação da Semana da...
POLÍCIA


Polícia Civil indicia quatro pessoas por incêndio criminoso na prefeitura de Rondonópolis
A Polícia Civil de Mato Grosso indiciou quatro pessoas por envolvimento no incêndio contra o prédio da Prefeitura de Rondonópolis,...


Autores de roubo praticado contra adolescente são presos pela Polícia Civil
Dois autores do roubo praticado contra um adolescente no município de Comodoro (644 km a oeste de Cuiabá), foram presos...


Polícia Civil indicia motorista escolar por homicídio culposo em acidente no norte de MT
A Polícia Civil indiciou o motorista V.D.C.R. pelo crime de por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, pelo...
ENTRETENIMENTO


Jheny Santucci, ex de Arthur Aguiar exibe vídeo emocionante: ‘Bebê se mexendo’
Na manhã desta quinta-feira (21), Jheny Santucci mostrou o bebê se mexendo na barriga dela. A empresária está grávida de...


Encontro Estelar: Erika Gentille Celebra Aniversário ao Lado de William Lira e outros famosos
Uma Noite de Amizade e Colaboração Entre a Influenciadora e o Renomado Ator no ‘Baile de Primavera’ de Erika Gentille...


Mara Maravilha assume papel de empresária artística, representando o prodígio autista Vitorio Antôny Apps, comparado a Einstein e Leonardo da Vinci
Assim como Einstein e Da Vinci, Appes é um gênio autista brasileiro No mundo da literatura, algumas estrelas brilham mais...
ESPORTES


Fluminense vence o Cruzeiro e entra no G4 do Brasileirão
Na noite desta quarta-feira (20), o Fluminense venceu o Cruzeiro por 1 a 0 em partida válida pela 24ª rodada...


Fortaleza surpreende e vence São Paulo por 2 a 1 no Morumbi pelo Brasileirão
O Fortaleza surpreendeu e derrotou os reservas do São Paulo por 2 a 1 no Morumbi, pelo Brasileirão, em uma...


Goiás e Flamengo empatam sem gols, pelo Brasileirão
Em jogo da 24ª rodada do Brasileirão, o Flamengo empatou com o Goiás em 0 a 0 na noite desta...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Agrônomo mineiro recebe a Comenda do Mérito Agronômico, a mais alta distinção da categoria
-
DESTAQUE3 dias ago
Marco temporal das terras indígenas volta à pauta do STF
-
DESTAQUE3 dias ago
Ninguém acertou a Mega-Sena e prêmio acumulado é de R$ 14,5 milhões
-
DESTAQUE3 dias ago
Pai e filho são presos com armas e munições durante investigação de denúncia de furto de gado
You must be logged in to post a comment Login