BRASIL

Com sensação de 58ºC, Rio de Janeiro bate recorde de calor em 2023

Publicado em

Turistas aproveitam o calorzão para aproveitar as praias do Rio de Janeiro
Fernando Frazão/Agência Brasil

Turistas aproveitam o calorzão para aproveitar as praias do Rio de Janeiro

O sábado foi de muito calor para os cariocas e não é pra menos: segundo o Alerta Rio, órgão com sede no Centro de Operações Rio, a sensação térmica chegou a 58°C em Santa Cruz, às 15h, a mais alta de 2023. Os termômetros ainda marcaram o recorde de temperatura máxima no mesmo bairro da zona Oeste: 41,1°C, às 15h45. Mas ainda há previsão de chuva para hoje.

“Típico do verão. Há uma associação da alta disponibilidade de umidade com áreas de instabilidade que causam esse efeito de calor localizado. Santa Cruz, Irajá e São Cristóvão foram os lugares mais quentes no dia de hoje. Mesmo assim, ainda permanece a chance de pancadas de chuva rápidas e isoladas que são características da estação”, explica Anselmo Pontes, meteorologista do Sistema Alerta Rio.

Foi a terceira maior temperatura registrada nas estações do Alerta Rio durante este verão. No dia 15 de janeiro, os termômetros registraram 40,3°C, quanto no dia 31 de janeiro marcaram 39,6°C. Já as outras duas maiores sensações térmicas foram 54°C, no dia 15 de janeiro, e 51,1°C, no dia 14 de janeiro.

Para este domingo (5), a previsão é que o tempo na cidade continuará influenciado por áreas de instabilidade associadas ao calor e a alta umidade, com pancadas de chuva isoladas à tarde e noite, que podem vir acompanhada por raios.

As recomendações do Alerta Rio em caso de pancadas de chuva são para que as pessoas permaneçam em local seguro e evitem áreas com alagamentos.

Veja outras advertências do órgão

  • Não caminhem em áreas alagadas, pois há perigo de correnteza e de ferimentos com objetos, quedas em buracos sob a água, além de risco de doenças, e não fiquem próximo à beira de córregos e rios;
  • Nunca force a passagem de carros em vias alagadas;
  • Afaste-se de árvores, terrenos abertos e coberturas metálicas, além de precipícios, encostas e lugares altos sem proteção;
  • Evite passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas;
  • Não permaneça em piscinas, rios e lagos;
  • Evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar;
  • Feche as janelas, basculantes e portas para evitar canalização de ventos no interior de casa;
  • Feche persianas, cortinas ou blecautes para evitar que estilhaços se espalhem, no caso de alguma janela quebrar;
  • Fique atento: se houver falta de luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios;
  • Não estacione próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.
Leia Também:  Rio Grande do Norte registra quinta madrugada de ataques

Fonte: IG Nacional

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

BRASIL

Foguete sul-coreano é lançado a partir da Base de Alcântara

Published

on

O Programa Espacial Brasileiro deu mais um importante passo, no último final de semana, com o lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-TLV, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), este foi o 500º lançamento, a partir da base instalada no Maranhão. “O veículo levou a bordo carga útil desenvolvida 100% no Brasil em um voo que durou 4 minutos e 33 segundos”, informou, em nota, a FAB.

Denominada Astrolábio, a operação é resultado de uma parceria entre o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e a empresa sul-coreana Innospace.

Alcântara (MA), 19.03.2023 - Foguete sul-coreano é lançado a partir de Alcântara, no Maranhão  O veículo levou a bordo carga útil desenvolvida 100% no Brasil pelos profissionais do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), com o apoio da Agência E Alcântara (MA), 19.03.2023 - Foguete sul-coreano é lançado a partir de Alcântara, no Maranhão  O veículo levou a bordo carga útil desenvolvida 100% no Brasil pelos profissionais do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), com o apoio da Agência E

 Lançamento resultará em série de benefícios para o Brasil e o estado do Maranhão  – Sargento Frutuoso/DCTA

“Este lançamento quebrou um paradigma, pois poderemos ter diversas operações comerciais, a partir do Centro Espacial de Alcântara (CEA), nos colocando entre os centros espaciais reconhecidos mundialmente e inseridos nesse mercado tão grande e que se desenvolve a cada dia mais, que é o mercado espacial”, explicou o diretor-geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.

Segundo ele, o lançamento do foguete, bem como as parcerias resultarão em uma “série de benefícios, pois são receitas que vêm para o município de Alcântara, para o estado do Maranhão e para o Brasil”.

Por meio da nota da FAB, o chefe do Subdepartamento Técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, disse que a Operação Astrolábio demonstra a capacidade nacional em desenvolver tecnologias espaciais e lançar foguetes.

Alcântara (MA), 19.03.2023 - Foguete sul-coreano é lançado a partir de Alcântara, no Maranhão  O veículo levou a bordo carga útil desenvolvida 100% no Brasil pelos profissionais do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), com o apoio da Agência E Alcântara (MA), 19.03.2023 - Foguete sul-coreano é lançado a partir de Alcântara, no Maranhão  O veículo levou a bordo carga útil desenvolvida 100% no Brasil pelos profissionais do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), com o apoio da Agência E

Veículo levou a bordo carga útil desenvolvida 100% no Brasil pelos profissionais do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) – Sargento Frutuoso/DCTA

“O sucesso deste lançamento binacional ratifica que o centro está totalmente apto, tanto do ponto de vista técnico-operacional, quanto do ponto de vista administrativo, para realizar lançamentos de foguetes nacionais e estrangeiros em praticamente quaisquer épocas do ano, com precisão e segurança”, disse.

Já o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Augusto Teixeira de Moura, disse que o CLA já foi concebido com a ideia de abrigar não só o nosso Programa Espacial, mas também outros operadores.

“Concretizamos o ideal lá dos anos 80, pois temos agora um operador privado internacional trabalhando aqui, o que abre a oportunidade de o Brasil efetivamente se inserir no mercado internacional de transporte espacial”, argumentou.

Edição: Maria Claudia

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Justiça autoriza intervenção penitenciária no Rio Grande do Norte
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA