CUIABÁ

Secretaria de Saúde divulga Boletim Epidemiológico sobre Vigilância de Violência Interpessoal e Autoprovocada no período de 2020 e 2021

Publicado em

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, elaborou o Boletim Epidemiológico sobre Vigilância de Violência Interpessoal e Autoprovocada, referente ao período de janeiro de 2020 a dezembro de 2021, com o objetivo de analisar os casos de violência notificados em Cuiabá.

De acordo com a portaria nº 204 de fevereiro de 2016 do Ministério da Saúde, os casos de violência doméstica ou outros tipos de violência devem ser notificados pelo profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar o primeiro atendimento ao paciente em até 24 horas.

Advertisement

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990) determina a comunicação obrigatória de casos suspeitos e confirmados de violências contra crianças e adolescentes ao conselho tutelar. O Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 1 de outubro de 2003) determina a comunicação obrigatória de casos suspeitos e confirmados de violência contra idosos ao Ministério Público, à autoridade policial, ao Conselho Municipal, Estadual ou Nacional do Idoso e o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146, de 6 de julho de 2016) determina a comunicação obrigatória de suspeita ou confirmação de violência contra pessoa com deficiência ao Ministério Público e à autoridade policial.

Leia Também:  Motorista bêbado da Lebrinha é preso após perder invadir Vila do Chocolate

Os casos de violências são notificáveis por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), através da ficha de notificação da violência interpessoal e autoprovocada. O objetivo das fichas é fornecer os dados necessários para análise da situação de violência e subsidiar as tomadas de decisões quanto a implementação de políticas públicas que visa o enfrentamento das violências interpessoal e autoprovocada.

Confira o Boletim na íntegra no anexo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Advertisement
COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre

Published

on

19/04/2024
Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
O vereador Dídimo Vovó (PSB) parabenizou os profissionais da área pelo Dia do Radioamador, comemorado nesta quinta-feira, 18 de abril. O parlamentar homenageou o presidente da Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissão (Labre/MT), Jose Osvaldo Figueiredo, que participou de uma tribuna livre durante a sessão plenária de ontem.
“Uma importante instituição que faz um belo trabalho junto com a nossa Baixada Cuiabana e todo nosso Mato Grosso. Queremos falar para os nobres vereadores e munícipes sobre essa data muito especial, o dia 18 de abril, em que se comemora em nível mundial o Dia do Radioamador. Muitos hoje que vivem em um mundo totalmente diferente do que era antigamente. Hoje nós estamos aqui relembrando a parte do rádio amador”, declarou Dídimo.
&nbsp
Segundo ele, mesmo com uma internet muito rápida, a 5G, disponível para a maioria da população, o radioamador ainda é uma forma de comunicação muito importante. “O radioamador ainda é uma comunicação primordial e essa homenagem é para que essa data não seja esquecida e possamos valorizar a associação e todos os amantes do radioamadorismo”, destacou o vereador.
&nbsp
Durante a tribuna, o presidente da Liga destacou que o radioamadorismo é uma atividade que muitos pensam que não existe mais. No entanto, ele contou que muitos ribeirinhos e moradores distante dos grandes centros, recorrem aos radioamadores para fazer a comunicação junto ao Poder Público. “Agradecemos a oportunidade de apresentar nosso trabalho para a sociedade. A nossa atividade não é só um hobby, mas também ajuda ao estado em termos de comunicação”, finalizou.
Secom – Câmara Municipal de Cuiabá

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Fellipe Corrêa quer reconhecimento facial para inibir crimes contra motoristas de app

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA