Diamantino MT
Estudantes da rede municipal são premiadas na etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2025
O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) anunciou, na manhã de sexta-feira (24.10), durante cerimônia online no canal do youtube, os vencedores da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2025.
O Prêmio MPT na Escola foi realizado em três etapas, sendo municipal, estadual e nacional, e contemplou quatro categorias, tais como, desenho, música e poesia. A iniciativa busca reconhecer as melhores produções artístico-culturais de alunos do ensino fundamental da rede pública, incentivando a reflexão sobre temas como o combate ao trabalho infantil e a promoção dos direitos de crianças e adolescentes.
Na etapa municipal, as escolas participantes enviam os trabalhos selecionados à Secretaria de Educação. As produções vencedoras seguem para a etapa estadual, onde são avaliadas pela Coordinfância Regional. Já os melhores trabalhos desta fase representam o estado na etapa nacional, julgada por uma comissão especial do MPT.
Nesta edição, duas alunas do município se destacaram na etapa estadual, recebendo um certificado de reconhecimento pela participação e trabalho desenvolvido. As alunas premiadas foram:
-
Categoria Conto: 1º lugar — Ana Julya da Silva, da Escola Municipal Elza Martins de Queiroz Oliveira. Professora Ágda Fernanda da Silva
-
Categoria Poesia: 2º lugar — Maria Vitória Sousa e Sousa, da Escola Municipal Prefeito João Batista de Almeida. Professora Ediléia Rodrigues de Souza.
O Prêmio MPT na Escola tem como principal objetivo promover a conscientização de crianças, adolescentes, educadores e comunidades escolares sobre os direitos das crianças e dos adolescentes, com ênfase no combate ao trabalho infantil e na valorização da educação como caminho de transformação social.
A transmissão contou com a participação da procuradora-chefe do MPT-MT, Thaylise Campos Coleta de Souza Zaffani; do coordenador regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) em Mato Grosso, procurador do Trabalho, André Canuto de Figueiredo Lima; além de educadores, gestores, estudantes e membros da comunidade.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT
Diamantino MT
Alunos da Escola José Francisco Krohling apresentam resultados do Programa A União Faz a Vida
Na sexta-feira (31.10), a Escola Municipal José Francisco Krohling, da comunidade Sumidouro, realizou a Culminância do Programa A União Faz a Vida, em conjunto com o projeto JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), uma iniciativa da Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Cooperativa Sicredi.
A mostra pedagógica contou com a participação dos alunos, pais e de toda a comunidade escolar. Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de expor os trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre, que teve como tema principal a alimentação saudável.
Os alunos apresentaram diversas atividades e projetos práticos relacionados ao tema. Entre as ações desenvolvidas, destacaram-se o plantio de árvores frutíferas, promovendo o contato direto com a natureza e a valorização da produção sustentável; o estudo e reconhecimento das frutas, com aprendizado sobre suas características e origens; e a exploração dos benefícios das frutas para a saúde, enfatizando a importância de uma alimentação equilibrada e nutritiva.
Foram realizadas ainda atividades empreendedoras, nas quais os estudantes confeccionaram e comercializaram produtos utilizando frutas e verduras na produção de doces, conservas, pães, cucas, além da venda de frutas, como banana e morango , verduras e sabão líquido artesanal.
A coordenadora Sandra Rossi da Francisco Krohling ressaltou os trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
“Ver nossos alunos apresentando com tanto entusiasmo os resultados do que aprenderam é motivo de grande satisfação. Agradeço aos professores, às famílias e à comunidade pelo apoio e incentivo.”
A coordenadora ainda destacou que “este é um evento que representa um momento de integração entre escola, comunidade e família, celebrando um projeto que une educação, saúde, empreendedorismo, sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente.”
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT
-
CIDADES2 dias agoEXCLUSIVO: Prefeito de Rosário Oeste, Mariano Balabam, fala que “tem um jeitinho brasileiro” para tratar denúncia de carne clandestina no Municipio e demite Fiscal veterinária, ouça áudio
-
CIDADES7 dias agoAssessor Parlamentar é preso em flagrante com carro furtado e arma em casa noturna no Bairro Doutor Fábio 2
-
ALMT4 dias agoALMT atua para fortalecer saúde e assistência aos povos indígenas em mato grosso
-
CUIABÁ5 dias agoHomem é preso em Cuiabá por enforcar, ameaçar companheira com faca e fugir com o filho




