Lucas do Rio Verde
Saúde alerta a população para o aumento no número de casos de dengue e Chikungunya
O município de Lucas do Rio Verde registrou, em 2025, 1.588 notificações de dengue, com 268 casos confirmados, e 1.769 notificações de Chikungunya, sendo 808 casos positivos. Os dados são da Vigilância Epidemiológica.
Em comparação com o ano anterior, houve aumento significativo. Em 2024, foram registradas 464 notificações de dengue, com 303 casos confirmados, e apenas 11 notificações de Chikungunya, com nove positivos.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rita Tonhi, a maioria dos focos do mosquito Aedes aegypti, identificado pelos Agentes de Combate a Endemias (ACEs), está dentro das residências.
O mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zika vírus se reproduz em água parada. Pneus, vasos de plantas, embalagens descartadas no quintal e calhas estão entre os principais criadouros.
“Precisamos que a população se conscientize e faça a sua parte, mantendo o quintal limpo, porque o foco pode estar dentro da própria casa”, ressaltou a coordenadora.
Além das equipes atuando nas ruas, o município tem investido em alternativas tecnológicas e conta com o apoio da comunidade para reforçar o combate ao mosquito, especialmente em relação aos imóveis fechados.
O sistema de georreferenciamento mapeia toda a área, permitindo ações mais pontuais e eficazes, enquanto o uso de drones possibilita o acesso a imóveis fechados e áreas de difícil acesso.
De acordo com Rita Tonhi, quando o ACE não encontra o morador em casa, é deixado um comunicado para que o proprietário entre em contato com a Vigilância. No entanto, em muitos casos, mesmo com pessoas no imóvel, o agente não é atendido, o que dificulta o trabalho de combate.
A população pode denunciar possíveis criadouros do mosquito pelo telefone da Vigilância Epidemiológica, (65) 3548-2508, ou pela Ouvidoria Municipal, no número 0800 646 4004. Todas as denúncias são averiguadas e respondidas.
“Precisamos que a população luverdense abra as portas para os nossos agentes de endemias. É fundamental manter atenção ao quintal, porque cada foco eliminado reduz as chances de proliferação da doença no município”, finalizou a coordenadora.
Lucas do Rio Verde
Governo do Estado e ALMT confirmam participação institucional no Show Safra Mato Grosso 2026
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz e o vice-prefeito e presidente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini estiveram nesta quarta-feira (21), em Cuiabá, cumprindo agenda institucional para entregar os convites oficiais às principais lideranças políticas do Estado para o Show Safra Mato Grosso 2026. Durante as visitas, o governador Mauro Mendes, o vice-governador Otaviano Pivetta e o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi confirmaram a participação dos Poderes Executivo e Legislativo estaduais em um dos maiores eventos do agro brasileiro.
O Show Safra Mato Grosso tem se consolidado como uma vitrine nacional de inovação, tecnologia, sustentabilidade e difusão de conhecimento no campo. A Prefeitura de Lucas do Rio Verde é parceira do evento, que integra desenvolvimento econômico, responsabilidade ambiental e fortalecimento da produção agropecuária.
A comitiva contou ainda com a participação do diretor executivo da Fundação Rio Verde, Rodrigo Pasquali, e do presidente da Câmara de Vereadores, Airton Callai, e do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis. Além do Governo do Estado e ALMT, foram entregues convites para a Famato, Aprosoja e Sema.
Para o prefeito Miguel Vaz, o Show Safra ultrapassa o caráter regional e se projeta como um espaço estratégico para o avanço da economia brasileira.
“Sem dúvida o Show Safra é um dos maiores eventos de difusão tecnológica para o agronegócio do Brasil e nós, do Poder Executivo Municipal, fizemos questão de participar dessa comitiva. O Show Safra representa exatamente os avanços da nossa economia de um modo geral, porque estamos falando do agronegócio, que move o nosso país”.
O vice-prefeito e presidente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini destacou que o evento traduz, na prática, a força do agro mato-grossense no cenário nacional. “Viemos até a Capital realizar esse convite, pois o Show Safra representa o Mato Grosso dentro do agronegócio, e o agro faz parte do desenvolvimento do Brasil. O Show Safra é um retrato de tudo aquilo que fazemos no dia a dia. Então é muito importante essa participação de nossos representantes políticos, pois valoriza o nosso trabalho, valoriza o Show Safra, que é um show de apresentação, um show da agricultura”.
O diretor executivo da Fundação Rio Verde, Rodrigo Pasquali, ressaltou a constante evolução do evento e a ampliação do diálogo institucional como pilares do crescimento do Show Safra. “É um evento que sempre tem evoluído, sempre tem inovações, diversidades, novos cenários, novas perspectivas e isso é um dos nossos propósitos. Essa visita aqui em Cuiabá busca se aproximar das instituições e estreitar as relações com o desenvolvimento regional. E a recepção de nossas autoridades é um reflexo da evolução do evento”.
O presidente da Câmara de Vereadores, Airton Callai enfatizou o reconhecimento nacional alcançado pelo Show Safra e o compromisso da região com a produção responsável. “Esperamos que nossos convidados vão até Lucas do Rio Verde, conheçam a região, conheçam o que é o Show Safra, que hoje é uma das maiores referências em feiras de agronegócio a nível de Brasil, e que saibam que nós cuidamos muito bem do meio ambiente e também do agricultor. E fazemos com que o Brasil seja cada vez melhor”.
Programação ampla e nova frente educacional
O Show Safra Mato Grosso 2026 será realizado de 23 a 27 de março, em Lucas do Rio Verde, e contará com uma programação diversificada, estruturada em diferentes núcleos temáticos. Entre eles estão o Show Safra Aero, voltado à aviação agrícola; o Show Safra Mulher, que valoriza o protagonismo feminino no campo; o Show Safra Pecuária, com foco na cadeia produtiva animal; o Show Safra Conect, dedicado à tecnologia e à inovação; o Show Safra Negócios, voltado a parcerias e oportunidades comerciais; e o Show Safra Agro 360, que apresenta uma visão integrada do setor.
A principal novidade desta edição será o lançamento do Show Safra Educação, que contará com a parceria da SEDUC, Secretaria Municipal de Educação e iniciativa privada, ação inédita que reforça o compromisso do evento com a formação de talentos, a produção de conhecimento e o futuro do agronegócio brasileiro, aproximando educação, pesquisa e produção rural.
(Foto: Olga Kunze)
(Foto: Olga Kunze)



