A gestão municipal Cláudio Ferreira vai adotar o estilo arquitetônico neoclássico nos novos prédios públicos. Essa inovação vai começar pela fachada da Escola Municipal Renilda Silva Moraes, que possui localização privilegiada, no bairro Coophalis, fazendo esquina com a Avenida Lions Internacional, uma mais tradicionais e movimentadas de Rondonópolis. O novo visual vem promover o resgate da valorização estética dos edifícios públicos educacionais.
Segundo o prefeito Cláudio Ferreira, a adoção do estilo neoclássico será uma realidade a partir de agora no município em todos os projetos de prédios públicos sempre que possível. Ele justifica que a gestão está embasada na referência de que o neoclássico é um estilo arquitetônico atemporal, que valoriza a cultura e também tem cunho pedagógico. Nisso, aponta que os elementos construtivos usados são compostos por muitos adornos, conferindo nobreza e harmonia ao projeto. “Queremos entregar serviços de qualidade, entregar aquilo que o pagador de imposto já pagou”, avalia o gestor.
Além do ganho estético, o prefeito ressalta que o uso do estilo neoclássico também traz toda uma simbologia e ganhos em diversas áreas do contexto urbano. Conforme ele, o novo padrão arquitetônico ainda tende a educar as crianças para um padrão do belo, bem como outros em parâmetros como sujo e limpo, certo e errado. “Essa medida acaba criando um certo ordenamento estético e ajudando a nossa cidade a ficar mais bonita. Queremos que as pessoas também façam construções bonitas, passem a contratar projetos que ajudem a cidade a entrar em novo ciclo virtuoso”, externou.
O secretário municipal de Educação, Carlos Alberto Pereira Júnior, explica que a nova gestão municipal, liderada pelo Prefeito Cláudio Ferreira, entendeu ser oportuno reavaliar a proposta arquitetônica inicialmente aprovada para Escola Renilda. Nesse contexto, o Município propôs a readequação do projeto da reforma da Escola Renilda, tendo sido autorizada pelo Governo do Estado.
Advertisement
Prefeito Cláudio Ferreira e secretário Carlos Junior enfatizam que estrutura da escola também deve se tornar um atrativo turístico. Foto: Ednilson Aguiar
Conforme o secretário, a readequação do projeto também vai garantir importantes melhorias na estrutura da unidade, propiciando conforto ambiental e térmicos dos estudantes. Com a proposta, a reforma vai abranger a troca da cobertura, das esquadrias, revestimentos, instalações elétricas e hidro sanitárias, bem como readequação de layout para atender as normas de acessibilidade. O paisagismo também será readequado, criando espaços recreativos.
Vale informar que o convênio para reforma geral da Escola Renilda foi assinado desde 20 de dezembro de 2023, junto ao Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação, com um valor pactuado em R$ 6.422.928,28. Embora o processo licitatório para execução da obra tenha sido realizado em 2024, a reforma não foi iniciada em função da impossibilidade da retirada dos alunos desde então.
Assim que for possível a remoção dos estudantes, de forma temporária, para o prédio da Escola Municipal Altamirando de Araújo Miranda, que passa por adequações estruturais, Carlos Junior diz que será possível começar as obras de reforma na Escola Renilda. A expectativa é que a reforma seja iniciada até o final deste ano.
Perspectiva de como vai ficar a escola vista a partir da Avenida Lions Internacional
A quarta-feira (28) foi de alegria e comemoração para os membros da equipe da Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude. É que o time de profissionais da Pasta recebeu da Câmara Municipal de Rondonópolis, por meio da gestora da Cultura, a maestra Eryka Hill, uma moção de congratulação pela organização e apoio ao “Celebra Trabalhador”, evento realizado em 1º de Maio para homenagear todos os profissionais do município que contribuem com a economia e o mercado de trabalho local.
Acompanhada dos integrantes do quadro funcional da Secretaria – que representaram todos os servidores – Nair Ribeiro, Camila Zenzele Pinho e Jeth Wilson Figueiredo, Eryka compôs a mesa do plenário da Câmara de Vereadores para receber a distinção. Ofertando um serviço realizado com primor, a Cultura e Juventude vem dando orgulho ao Município de Rondonópolis e contentamento ao cidadão rondonopolitano.
Ao chegar ao Centro Cultural José Sobrinho, sede da Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude, a titular da Pasta reuniu todos os membros presentes no local para compartilhar a reverência e frisou que a homenagem simboliza o valor do esforço conjunto e da integração do grupo da Cultura e Juventude, que demonstrou, com o “Celebra Trabalhador”, que a soma de forças e o empenho de todos, em sintonia, geram bons resultados à população.
“Essa moção de congratulação é o reconhecimento de um trabalho realizado em unidade na Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude, porque somente um trabalho com uma equipe que está totalmente voltada para um mesmo objetivo leva a uma ação como essa do ‘Celebra Trabalhador’. Mas vale ressaltar que tudo isso só foi possível porque o nosso prefeito, Cláudio Ferreira, também abraçou a proposta. Afinal, está dentro do seu plano de governo realizar ações dessa magnitude que venham a contribuir para a cultura em benefício de todos os cidadãos da nossa cidade”, avalia a líder da Pasta.
A maestra ainda lembrou de sua trajetória e concluiu: “Também vejo essa condecoração como uma forma de reconhecimento ao meu trabalho, de tantos anos de dedicação à cultura rondonopolitana, que foi visto pelo prefeito Cláudio Ferreira que, então, depositou em mim a confiança para estruturarmos projetos culturais como os que estamos executando em Rondonópolis, tudo de acordo com a gestão do nosso mandatário”.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade