Pesquisar
Close this search box.

Sinop

Sinop participa de Congresso Internacional sobre Direito Tributário e Financeiro

Publicado em

Representando o município de Sinop, a secretária de Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, participa do 8º Congresso Internacional de Direito Tributário e Financeiro, que debate, com especialistas do setor, os impactos da reforma tributária para as cidades de Mato Grosso. O evento, que começou ontem (3), estende-se até o final da tarde de hoje (4), no auditório da Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), em Cuiabá.

Até o momento, o congresso já realizou dois painéis temáticos: “A Reforma Tributária e os Impactos para o Centro-Oeste” e “Gestão do Orçamento e a Reforma Tributária”. Já participaram do evento o presidente da Sociedade Brasileira de Direito Financeiro (SBDF), Francisco Pedro Jucá; o secretário de Estado de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Luiz Gallo; e o conselheiro da 2ª Seção do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), Yendis Rodrigues Costa.

O vice-presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), Ricardo Torres, e o conselheiro corregedor do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) e presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Edilberto Pontes de Lima, também participaram dos debates, contribuindo com reflexões sobre um tema de grande relevância para Mato Grosso.

Ivete destacou que o evento é fundamental para que Sinop possa se inteirar e se capacitar, aplicando a nova legislação sobre a reforma tributária, além de manter a Prefeitura atualizada quanto às discussões em nível nacional e internacional. O objetivo, segundo ela, é planejar uma gestão financeira municipal eficiente e alinhada aos interesses da população.

Leia Também:  Previ Sinop realiza análise e homologação das candidaturas para os Conselhos Deliberativo e Fiscal

Estamos aqui representando Sinop no 8º Congresso, que trata sobre a reforma tributária e também sobre os impactos que ela trará para os nossos municípios. Mais uma vez, buscamos qualificação e entendimento técnico, porque os desafios serão grandiosos. É importante termos a oportunidade de participar, trazer e sanar as dúvidas do nosso município, mas, mais do que isso, aprender com as reflexões dos palestrantes nacionais que nos conduziram”, afirmou.

Advertisement

Ela acrescentou que as palestras “compartilham conhecimento voltado a melhorar ainda mais a gestão tributária no município de Sinop”.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Sérgio Ricardo, avaliou que Mato Grosso é um dos estados da federação que mais sofrerá impactos negativos com a reforma, por ser uma unidade da federação baseada na produção primária e que poderá acabar contribuindo para o favorecimento financeiro de estados mais industrializados, como São Paulo.

Há uma preocupação muito grande com o estado de Mato Grosso por ser um estado de produção primária, que vai sofrer gravíssimas consequências com essa reforma tributária. Ainda entendo que ela nos levará a grandes discussões. Embora já tenha sido aprovada e debatida, acredito que ainda sofrerá modificações, porque não é possível manter as desigualdades atuais, com estados como São Paulo ganhando bilhões e Mato Grosso perdendo recursos. Somos um estado de muitas desigualdades, que precisa gerar indústria, emprego e qualificação. Não temos sequer energia elétrica suficiente para industrializar o estado”, afirmou ele em coletiva à imprensa.

Leia Também:  Copa Pasinha CDL de Futsal terá premiação de R$ 10 mil; mais de 1.100 atletas disputam competição

Como debatedor, o secretário-adjunto do Orçamento Estadual da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), Ricardo Capistrano, destacou os desafios de operar com um menor volume de recursos durante o período de transição da reforma, o que exigirá ajustes significativos na alocação das despesas públicas.

Ambos os painéis foram presididos pelo conselheiro do TCE-MT, Waldir Teis, supervisor da Escola Superior de Contas, que ponderou sobre os efeitos da reforma na redução das desigualdades regionais.

Advertisement

Vivemos uma cultura de migração para os grandes centros, quando o ideal seria fomentar o desenvolvimento nas regiões menos favorecidas. Não há como reduzir desigualdades sem incentivos aos segmentos econômicos locais”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa, colaborou Renan Souza

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Advertisement

COMENTE ABAIXO:

Sinop

Prefeitura realiza manutenção com cascalhamento, patrolamento e compactação do solo na Estrada Lívia

Published

on

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, realiza manutenção na Estrada Lívia – via que interliga a rodovia federal BR-163 à Estrada Karina e a comunidade rural às margens do rio Teles Pires. O serviço é executado ao longo dessa sexta-feira (07) e consiste na colocação de cascalho e no patrolamento e compactação do solo para garantir a durabilidade do serviço.
 
O objetivo do trabalho é garantir aos moradores da região e aos condutores que realizam, com veículos pesados, o escoamento da produção regional, as boas condições de trafegabilidade e evitar pontos de atoleiros nas estradas vicinais (vias administradas pelo município). O secretário da pasta, Vilmar Scherer, acompanha o serviço e garante que a Prefeitura tem intensificado os trabalhos nas áreas rurais para proporcionar qualidade de vida à população.
 
“Estamos, hoje, conduzindo os trabalhos a todo vapor aqui na Estrada Lívia. Os maquinários da Prefeitura e os servidores estão em uma força tarefa para concluir os serviços de manutenção da estrada para garantir o bom tráfego dos motoristas”, disse ele, lembrando que “choveu muito na cidade essa noite e agora de manhã, mas aqui na região está enxuto e aproveitamos para continuar com os trabalhos”, finalizou.
 
Para recuperação das estradas municipais e das ruas do Residencial Camping Clube, ao menos duas equipes trabalham simultaneamente. “Além das máquinas e dos servidores que estão diretamente aqui na estrada cascalhando, patrolando e compactando, temos uma PC na cascalheira que trabalha o tempo todo para extrair o cascalho. E lá, também as condições estão favoráveis para remoção do material e estamos aproveitando”, explicou.
 
Além dessa, as Estradas Municipais Viviane e Clotilde também recebem o mesmo trabalho.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Leia Também:  Milhares de fieis participaram das missas no Cemitério Municipal durante o Dia dos Finados

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Advertisement

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA