Pesquisar
Close this search box.

Sorriso

Programa “Idoso Ativo e Feliz” celebra dois anos com programação especial

Publicado em

Evento terá início a partir das 7h, com uma série de atividades e sorteios

Lançado em maio de 2023, o programa Idoso Ativo e Feliz completa dois anos de atividades voltadas ao bem-estar da terceira idade. Para comemorar a data, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) promoverá neste sábado (31) uma programação especial voltada à saúde, lazer e qualidade de vida.

Entre as atividades estão jogos, sorteios, dinâmicas em grupo, aferição da pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), imunização, avaliação de saúde bucal, além de palestras sobre longevidade e quedas. Também serão oferecidas avaliações básicas de saúde e serviços que estimulam o cuidado preventivo.

Durante a ação serão aplicados questionários que avaliam a vulnerabilidade física e cognitiva dos participantes. A proposta é mapear o estado de saúde dos idosos, identificar fragilidades que demandem acompanhamento e orientar sobre práticas que ajudam a preservar a autonomia, a mobilidade e a segurança no dia a dia.

Dra. Juliana Siqueira, especialista em saúde do idoso, e Dr. Marcos Bebiase, especialista em saúde neurológica, conduzirão palestras e orientações voltadas à longevidade saudável, prevenção de doenças e cuidados com a mente e o corpo na terceira idade.

Advertisement

A iniciativa, desenvolvida pela Comissão de Integração de Ensino e Serviço (Cies) e Academia da Saúde da Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsa), conta também com apoio da equipe eMulti, Secretaria de Assistência Social e acadêmicos da Faculdade Anhanguera.

A Coordenadora do departamento de Educação em Saúde, Sílvia Gehring, fala do sucesso do programa. “São dois anos trazendo ações preventivas e de integração aos idosos. Queremos que cada um se sinta valorizado, acolhido e consciente de que é possível envelhecer com saúde e alegria”, ressalta.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Advertisement

COMENTE ABAIXO:

Sorriso

Profissionais da Saúde participam do 1º Simpósio Mato-Grossense de Enfrentamento da Morte Materna

Published

on

Alusivo ao Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna

Profissionais da Saúde representam Sorriso no 1º Simpósio Mato-Grossense de Enfrentamento da Morte Materna, realizado nesta quarta e quinta-feira (28 e 29), na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. O evento, alusivo ao Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, 28 de maio, promove o compartilhamento de ideias e fortalece as ações de vigilância, atenção e cuidado com as gestantes e puérperas.

Buscando minimizar uma das grandes preocupações da saúde pública, especialmente em Mato Grosso, pesquisadores docentes e discentes da UFMT, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e secretarias municipais e representantes da sociedade civil se uniram para estabelecer redes de apoio, promover políticas públicas e desenvolver estratégias de prevenção à mortalidade materna e de mulheres em idade fértil.

Entre palestras, rodas de conversa e cursos foram abordados A realidade da mortalidade materna no Brasil; Vigilância do óbito materno e atuação dos comitês de mortalidade; pré-natal, parto e pós-parto: a importância da assistência e boas práticas para redução da mortalidade materna; Articulação da Rede Assistencial, Política e gestão para enfrentamento do óbito materno; Rede de atenção à gestante: cuidado do pré-natal ao pós-parto e urgência e emergências maternas.

Além da qualificação, a comitiva de Sorriso teve a oportunidade de alinhar conhecimentos e consolidar diretrizes voltadas à implantação da Maternidade Municipal de Sorriso — um projeto prioritário da gestão do prefeito Alei Fernandes e do vice-prefeito Acácio Ambrosini.

Advertisement

O secretário de Saúde, Vanio Jordani, salienta que as capacitações são fundamentais para o alinhamento de protocolos atualizados. “Precisamos garantir que o nosso Município ofereça não apenas estrutura física, mas um atendimento de qualidade, excelência e respeito à saúde da mulher”, reforçou.

Além de permitir visualizar de forma mais crítica as causas da mortalidade materna, a coordenadora da Atenção Primária, Cátia Luciano, pontua que, a construção de políticas públicas bem estruturadas pode fazer a diferença na implantação da maternidade do Município. “Ouvir experiências e entender os principais desafios, ajuda a projetar soluções que serão importantes para garantir uma maternidade segura, acolhedora e de referência para o Estado”, destacou.

O evento contou também com especialistas de diversas áreas da saúde pública, obstetrícia e políticas sociais.

“Levo daqui conhecimentos valiosos que, com certeza, fortalecerão nossas ações em Sorriso, bem como vai ampliar o nosso conhecimento em práticas que podem salvar vidas”, enfatizou Bruna Gonçalves, coordenadora da Atenção Especializada.

Advertisement

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA