VÁRZEA GRANDE

Calcário chega às mãos dos pequenos agricultores, enquanto prefeito anuncia transformações para seis comunidades

Publicado em

Kalil Baracat acompanhado de autoridades federais, estaduais e municipais se reuniu com diversos produtores da agricultura familiar para anunciar investimentos na melhoria e na qualidade de vida dos projetos de assentamentos rurais

As comunidades rurais de Várzea Grande foram palco de uma ação do Poder Público Municipal com apoio do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa e da Bancada Federal para seis projetos de assentamentos: Sadia I, Sadia III, Umuarama, Dorcelina Folador, Limpo Grande e Formigueiro. Um total de 350 toneladas de calcário foi entregue, um presente para a agricultura familiar do município, responsável pela produção de alimentos para consumo próprio e para comercializar e garantir fartura na mesa de milhares de moradores de Várzea Grande e Cuiabá.

A entrega, fruto de uma parceria entre os Governos Municipal e Estadual, além do empenho da Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Senado, ocorreu na sede da Associação da Villa São Miguel PA, na comunidade rural Sadia III, em Várzea Grande.

Ao entregar pessoalmente o calcário, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, anunciou uma série de benefícios adicionais que transformarão a realidade das comunidades. Em meio à entrega, Kalil Baracat ressaltou a importância do projeto para ele, uma vez que seu pai – Ernandy Maurício Baracat de Arruda – foi um dos incentivadores do assentamento do Sadia III. “Contribuir com a prosperidade desses produtores é uma missão pessoal e como prefeito, uma responsabilidade ainda maior. Tenho muito carinho pela comunidade do Sadia III e todos aqui”.

Entre os compromissos anunciados, destaca-se a pavimentação das ruas da comunidade do Sadia III, abertura de novas ruas nas demais comunidades, iluminação em LED das principais avenidas, construção de um posto de saúde para a comunidade do Sadia III, que atenderá todas as seis comunidades, com previsão de entrega em maio de 2024. Outras melhorias pontuadas pelo prefeito incluem a estrada de acesso às comunidades, uma nova escola municipal, atendimento dentário e a construção de um centro de comercialização de mel para os pequenos produtores.

Leia Também:  Equipe técnica do Criança Feliz realiza encontro das famílias assistidas pelo programa

“Essa entrega vai além do calcário. É um compromisso com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dessas comunidades”, afirmou o prefeito Kalil Baracat.

A entrega contou com a presença do deputado federal Coronel Assis, do presidente da Câmara Municipal, Pedro Paulo Tolares, dos vereadores Rosy Prado, Cleyton Nassarden, Paulo Silva e Braz Jaciro que se empenhou diariamente para que a iniciativa se concretizasse. Rosy ressaltou a importância do projeto para as comunidades rurais e expressou sua satisfação em ver os resultados do trabalho conjunto.

“Eu cobrei todos os dias esse calcário, porque eu sei da importância dele. Eu cresci na roça e sei a realidade que todos aqui vivem. Busquei a ajuda do deputado estadual Júlio Campos, também fui até o Governo do Estado e hoje é gratificante ver o poder público atuando de forma efetiva para transformar a realidade dessas famílias. Estamos apenas começando”, disse a vereadora Rosy Prado.

Para o deputado federal Coronel Assis, a entrega de calcário não é apenas um ato isolado, mas sim uma peça fundamental em um conjunto de esforços para transformar a realidade das comunidades rurais de Várzea Grande. “Eu pedi ao prefeito Kalil que parte da emenda parlamentar do meu partido a Várzea Grande seja utilizado para o asfalto da comunidade aqui. Também com os compromissos anunciados pelo prefeito, apoio parlamentar e a dedicação de autoridades locais, a entrega de calcário é apenas o primeiro passo rumo a um futuro mais próspero para a agricultura familiar no município”, afirmou o deputado.

O envolvimento da comunidade – A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande (SEMMADRS), liderada pelo secretário Jean Lucas Teixeira de Carvalho, foi responsável pela logística da entrega do calcário. Além de explicar a importância do calcário para a correção do solo, o secretário destacou que as comunidades rurais já vêm recebendo diversos benefícios, como capacitações, equipamentos e maquinário.

Leia Também:  Kalil confirma pagamento de mais uma folha salarial dentro do mês trabalhado

“É uma iniciativa que visa não apenas corrigir o solo, mas promover o desenvolvimento sustentável dessas comunidades, garantindo que os agricultores familiares tenham as ferramentas necessárias para prosperar,” afirmou o secretário.

Paulinho Silva, presidente da Associação de produtores rurais do Sadia III, e pequeno produtor, expressou sua gratidão pelo empenho das autoridades. “Sem essa ajuda, seria impossível produzir e sustentar as famílias”, declarou Silva.

Francisco Mastim, vice-presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Várzea Grande, conhecido como “Tizio do Brasil”, enfatizou não apenas a importância do calcário para a produção, mas também a inviabilidade financeira para o pequeno produtor arcar com o custo do produto e do frete.

Carmem Maria Ponce, presidente da associação Dorcelina Folador, compartilhou a alegria que as ações estão trazendo para todos, mesmo aqueles que não plantam. “Estou muito feliz e motivada. O calcário servirá para plantarmos a pastagem do nosso gado leiteiro, além de fortalecer outras atividades como a apicultura”.

Kalil Baracat sinalizou que a correção da acidez do solo, pelo calcário, permite que os pequenos produtores tenham sua produção ampliada, bem como a possiblidade da mesma ser comercializada para terceiros, além de consumida pelas famílias dos produtores.

“A busca de solução para os problemas da população e da cidade ficam muito menos impactantes quando todos os possíveis atores atuam em conjunto e comum acordo. Aqui temos a participação da Prefeitura de Várzea Grande, do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, da Bancada Federal e da Câmara de Vereadores, todos em busca de atender ao cidadão e Várzea Grande e podem ter a certeza de que quando se unem os compromissos em prol de uma solução ela sai do papel, se torna realidade e transforma a vida das pessoas”, frisou Kalil Baracat.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Saúde de Várzea Grande realiza ações de conscientização contra a Aids no mês de dezembro

Published

on

Todos os anos, desde 1988, o dia 1º de dezembro é marcado pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids. Para lembrar a importância da data, a secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande, vai realizar várias ações neste dia. Além do dia mundial, têm o ‘Dezembro Vermelho’ que é a campanha que promove a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas que vivem com o HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Para chamar a atenção sobre a importância do tema, várias atividades, já estão organizadas pela secretaria de Saúde que serão realizadas em todas as unidades básicas de Saúde do Município, como a divulgação de materiais informativos, orientação à população, distribuição de preservativos, coleta de testes rápidos, capacitações, além da programação que conta com blitz educativa, palestras em escolas, abordagem em bares e restaurantes, e pontos estratégicos da cidade .No dia 1 de dezembro haverá programação especial, e nos demais dias do mês as ações serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde.

A unidade de Saúde de Várzea Grande responsável pelo acolhimento e tratamento de pessoas com HIV e Aids é o Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), localizado na Av. Eduardo Gomes, 1556-1656 – Jardim Costa Verde, Várzea Grande .A Unidade é a responsável pela programação especial do Dezembro Vermelho, que nesta programação estão previstas ações educativas voltadas para prevenção de IST/HIV/Aids.

Segundo o coordenador do SAE-CTA, João Paulo Alcântara Ortega, a unidade já vem desenvolvendo estratégias educativas por meio de capacitações, palestras, oficinas envolvendo profissionais de saúde, acadêmicos de medicina, enfermagem, professores e adolescentes escolares do Município de Várzea Grande, durante todo o ano, buscando agentes multiplicadores do conhecimento adquirido.

Leia Também:  Kalil confirma pagamento de mais uma folha salarial dentro do mês trabalhado

“A intenção neste momento é intensificar este trabalho no intuito de possibilitar a população, durante todo o mês de dezembro, para realizar a testagem rápida nas unidades de saúde , para , caso der positivo, iniciar o tratamento oportuno, além de ações educativas com orientações sobre a doença e a entrega de preservativos em locais estratégicos”, disse ele..

O mais importante, segundo ainda o coordenador, é destacar que ser portador do vírus HIV não é o mesmo que ter Aids, pois há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. O HIV é a infecção causada pelo vírus e a Aids é a instalação da doença, representa o estágio avançado da infecção, que ocorre quando a pessoa abandona o tratamento ou quando seu diagnóstico acontece tardiamente.

“O vírus pode ser transmitido por via sexual, sanguínea e de mãe para filho (transmissão vertical), não escolhe idade, sexo ou raça e embora não exista ainda cura ou vacina, a ciência descobriu formas de proporcionar maior qualidade de vida às pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHIV).As ações de Dezembro são importantes para ajudar na redução da mortalidade das PVHIV, ampliar e fortalecer o diagnóstico e tratamento do HIV, diminuir a transmissão vertical do vírus e ampliar o acesso às ações de promoção à saúde e prevenção dos mais vulneráveis”, disse João Alcantara.

Dados em Várzea Grande:

No ano de 2022 foram notificados 119 casos de pessoas com HIV e 73 com AIDS.

No ano de 2023 até a data de hoje (30 novembro) foram notificados 123 casos de pessoas com HIV e 71 com AIDS. Estes dados equivalem ao total geral de 386 pessoas em tratamento no município. Fonte SINAN.

Leia Também:  Secretaria de Assistência participa de ação que vai ofertar 200 vagas de emprego para mulheres  

Programação:

– Dia: 1 de dezembro – Palestra sobre prevenção ao HIV para estudantes do ensino médio.

– Horário: 8h às 10h30

– Local: Escola estadual Adalgisa de Barros e Escola Estadual Elmaz Gattas Monteiro

– Dia: 01 de dezembro – Capacitação para profissionais de Saúde de Várzea Grande e alunos de enfermagem e medicina do UNIVAG.

– Palestrante: Dra. Kadja Samara

– Público Alvo: Enfermeiros, Médicos e Estudantes

-Tema: Critérios clínicos de HIV/AIDS / PREP e PEP na enfermagem.

– Horário: 13h às 17h

– Local: Auditório do UNIVAG – Bloco C

-DIA: 01 de dezembro – BLITZ FIQUE SABENDO

Horário : 8h às 21h

Local: Postos de parada de caminhoneiros – Rodovia dos Imigrantes, PRF do Trevo do Lagarto, Terminal André Maggi, Academias e Bares, Região Zero km e Grande Cristo Rei.

Nestes locais serão realizados testes rápidos e entrega de preservativos e panfletagem:

– Rodovia dos Imigrantes e Região do Zero km e Grande Cristo Rei.

– Horário: 8h às 16h

-Bares Noturnos da Cidade

Horário :18h às 21h

AÇÃO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE:

-Dias: 01 a 30 de dezembro

– Ação: ‘FIQUE SABENDO’

– Realização de Teste Rápido de HIV a toda a população.

-Orientações

– Local: Todas as Unidades Básicas de Saúde

– Horário: 8h às 10h30

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA