VÁRZEA GRANDE

Em parceria com Estado, Prefeitura vai instalar mais 5 mil lâmpadas de LED em quase 20 bairros das zonas urbana e rural

Publicado em

Após instalar 6 mil lâmpadas de LED em 12 bairros e sete grandes avenidas, ao longo de 2022, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, e em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), deu início à terceira etapa do programa MT Iluminado.

De acordo com o secretário Breno Gomes, neste ano, o Executivo municipal juntamente com o governo do Estado vai instalar mais 5 mil lâmpadas de LED de 250 watts no lugar das lâmpadas de 200 watts vapor metálico. “É uma das determinações do prefeito Kalil Baracat que a Secretaria trabalhe de forma intensa nesse projeto, pois vai proporcionar aos bairros mais valorização, segurança e dignidade”, afirma.

Ao longo do ano, serão contemplados os seguintes bairros: Jardim Glória 1 e 2, Figueirinha, Panorama, Vila Arthur, Santa Terezinha, São Gonçalo, Jardim Ikaray, Novo Horizonte, Jardim Paula 1 e 2, Água Vermelha, São Matheus, Parque Sabiá, Itororó. Além disso, as comunidades rurais Limpo Grande, Praia Grande, Novo Mato Grosso, Bonsucesso, Capão de Pequi, Souza Lima e Capão Grande também serão beneficiadas.

Leia Também:  A 8ª Conferência Municipal de Saúde de Várzea Grande será realizada nos dias 16 e 17 de março

Na manhã de quinta-feira (26), durante vistoria pelas ruas de Várzea Grande, o secretário Breno Gomes e o subsecretário Virdinei Bens, acompanharam a troca de lâmpadas na Rua da Felicidade, no Figueirinha. No local, o pedreiro Dorival Lourival da Silva, morador do bairro há 40 anos, elogiou o trabalho da Prefeitura. Ele contou que as lâmpadas antigas estavam com algum problema que as faziam apagar quando ventava forte ou chovia. “Ficava apagando e demorava a voltar, a rua ficava escura. Agora vai ficar bom com essas lâmpadas novas. A gente fica feliz demais! Não só eu, os vizinhos, todo mundo fica feliz”, disse.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, ao ouvir relatos dos munícipes, percebe-se que a gestão municipal está no caminho certo. “Essa troca de lâmpadas por modelo mais moderno e eficiente é benéfica para todos, tanto para os moradores, que ganham mais qualidade de vida e valorização dos bairros, quanto para o Município, que ganha com a economicidade das lâmpadas de LED, pois elas reduzem em média 50% o consumo de energia elétrica em comparação com a lâmpada de 200 watts vapor metálico, além de terem maior durabilidade”, avalia.

Leia Também:  Conferência Municipal de Saúde de Várzea Grande será realizada nos dias 16 e 17 de março

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Realização de sonhos é tema de destaque no CRAS Santa Maria

Published

on

“Determinação e muita força de vontade são fatores que motivam a realização de sonhos, por isso todos àqueles que almejam uma conquista pessoal, devem persistir para que o seu desejo seja alcançado”, destacou a primeira-dama Kika Dorilêo Baracat, durante a colheita da primeira produção realizada na Horta Comunitária do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), do bairro Santa Maria, durante mais uma etapa do movimento Mulheres em Evolução.

A meta é que em todos os CRAS de Várzea Grande, a partir de agora, tenham Hortas Comunitárias para fomentar hábitos saudáveis para a produção de alimentos.

Ela destacou que o sonho de criar em espaços sociais, hortas comunitárias, foi um desejo compartilhado por todos e que agora começa a render frutos, mas isso só foi possível porque houve o comprometimento da gestão municipal, da parceria de serviços com a organização do Sistema S, do Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento e, principalmente, do engajamento de todos os alunos que se dedicaram para a construção desse sonho que é de todos nós.

A primeira-dama ressaltou ainda que neste mundo, em que as mulheres precisam mostrar a sua competência para ocupar cargos e funções que ainda são ocupados por homens, ver que muitas delas estão trilhando esses caminhos, e com sucesso, é motivo de comemoração. “Mulheres precisam incentivar sim outras mulheres, porque só assim estaremos ocupando espaços sonhados e idealizados por nós”, destacou.

Leia Também:  Gonçalo mostra propostas cumpridas e assegura 70% de cobertura na Atenção Primária

Um bom exemplo de determinação é da ex-aluna, Rosangela Bispo da Silva, que realizou no CRAS Santa Maria o curso de Pedreiro de Revestimento, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que integra o programa Qualifica + VG. Ela que se destacou como aluna nota dez, hoje possui uma agenda disputada para a execução desse serviço, que até pouco tempo, não tinha a mão de obra do sexo feminino. “Nunca me curvei aos desafios da vida e hoje posso dizer com toda a convicção que a mulher deve ocupar o espaço que ela quiser”.

A ex-aluna também incentivou outras mulheres a realizarem os seus sonhos, e que o medo não seja motivo para não alcançarem seus objetivos. “Muitas pessoas diziam que a construção civil deve ser trabalho de homem, mas eu vos digo, qualquer um pode fazer, e bem feito. Trabalho muito bem nesta função, tanto que desde que terminei o curso nunca fiquei sem trabalho. Ganho meu dinheiro e estou muito feliz com a profissão que eu escolhi”.

A vereadora Rosy Prado também destacou a participação de mulheres na vida pública, mas que é ainda um caminho árduo e com pouca representação feminina. “Ainda hoje é difícil atuar como vereadora e, aqui mesmo em Várzea Grande, são apenas três representantes. Que bom seria que houvesse mais mulheres neste setor, o ideal seria que metade das cadeiras fosse ocupada por mulheres, porque nós temos essa condição e estamos preparadas também para essa função”.

Leia Também:  A 8ª Conferência Municipal de Saúde de Várzea Grande será realizada nos dias 16 e 17 de março

MÊS DA MULHER – A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que neste mês de março, várias ações estão sendo realizadas em Várzea Grande, precisamente, nos Centros de Referência em Assistência Social. “Demos início na semana passada com a abertura do movimento Mulheres em Evolução no CRAS do bairro Cristo Rei, e agora no CRAS Santa Maria. Ainda teremos outros encontros que serão realizados nas unidades do Jardim Glória e São Mateus”, destacou.

Para a gestora é importante a participação das mulheres nesses eventos de debates e de discussão em torno dos seus direitos e do combate à violência doméstica e familiar. “É importante e fundamental esses debates, mas é importante também apresentarmos ações concretas que estão mudando a vida de muitas mulheres. O Qualifica + VG tem bons exemplos e a nossa felicidade é ver que esse projeto tem buscado atender toda à população, principalmente, a mais carente. E isso graças ao olhar atencioso do prefeito Kalil Baracat e da primeira-dama Kika Dorilêo Baracat que, mesmo com a agenda de trabalho apertada, faz questão de participar das ações e eventos realizados pela secretaria de Assistência Social, e muitas das ações são propostas por ela, a exemplo da horta comunitária, idealizada a partir de seu desejo e que agora começa a florescer”.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA