VÁRZEA GRANDE

Moradores da Alameda participam de ação promovida pela equipe do Cadastro Único

Publicado em

As equipes da Secretaria de Assistência Social, responsáveis pelo atendimento do Cadastro Único, continuam realizando ações em diversas regiões da cidade, buscando ativamente famílias com atualizações cadastrais desatualizadas. Essa desatualização pode resultar na suspensão de benefícios, como o Bolsa Família.

Com o intuito de agilizar o atendimento, mutirões estão sendo promovidos nos bairros e em locais de fácil acesso. Isso proporciona a oportunidade para aqueles que não conseguem se deslocar até os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) a buscarem esse serviço em seus próprios bairros.

Nessa terça-feira (14), a ação se concentrou no bairro Alameda, onde os moradores compareceram à Comunidade Sagrado Coração de Jesus em busca de informações sobre os benefícios. Dona Regina Célia de Campos foi uma das beneficiadas: “Soube dessa ação aqui no bairro e vim saber de um benefício que estava suspenso há pelo menos três meses. Para minha surpresa, o dinheiro estava depositado em conta, e agora poderei resgatar o valor, que chega em boa hora”, comemorou.

Ela ressaltou a importância de manter os dados atualizados para evitar a suspensão do benefício, destacando que seu cadastro não estava em ordem, o que resultou na suspensão. “Saio daqui aliviada, pois estou desempregada e com o aluguel atrasado. Esse dinheiro vai ajudar muito, e estou muito feliz”.

Leia Também:  Membros do Conselho de Recursos Fiscais de Várzea Grande tomam posse para biênio 2023/24

Anete Luiz de Souza também participou do mutirão em busca de informações sobre o programa habitacional. Um dos critérios para a inscrição e sorteio das casas é manter os dados atualizados. “Vim em busca dessas informações, sou mãe solteira e pago aluguel. Quero me inscrever no programa e concorrer ao sorteio das casas, por isso vim atualizar os dados e ver se tenho condições de me inscrever”.

A coordenadora do Cadastro Único destaca que desde junho, a equipe da Assistência Social realiza essas ações nos bairros, com resultados positivos. “O mutirão nos bairros encurta a distância e se aproxima da população, que não reside próximo aos CRAS, onde existem postos de atendimento. Daí a importância dessa ação nas comunidades”.

Vale ressaltar que em Várzea Grande existem quatro Centros de Referência em Assistência Social (CRAS): Cristo Rei, Santa Maria, São Mateus e Jardim Glória. Todos esses locais contam com equipes dedicadas ao cadastramento de novas famílias e à atualização do Cadastro Único. Além dos CRAS, a Secretaria de Assistência Social mantém uma unidade específica para o Cadastro Único, onde são realizadas novas inscrições e atualizações cadastrais.

Leia Também:  Kalil confirma pagamento de mais uma folha salarial dentro do mês trabalhado

Parceria para o Projeto Social no Chapéu do Sol – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Várzea Grande – solicitou à Secretaria de Assistência Social uma parceria de serviços para um projeto a ser realizado no próximo sábado (18), das 8h às 12 horas, no Chapéu do Sol, denominado “Chapéu do Bem”.

O projeto, desenvolvido pelos alunos do 6º semestre do Curso Superior em Tecnologia de Gestão Pública, busca atender às demandas dos cidadãos do bairro Chapéu do Sol, oferecendo serviços sociais que contribuam para o desenvolvimento da sociedade. A ação inclui a inclusão e atualização do Cadastro Único.

A titular da pasta, Ana Cristina Vieira, destacou a parceria com o IFMT, ressaltando a importância desses projetos na vida dos acadêmicos e oferecendo apoio à instituição e aos alunos. “Não só estaremos presentes, mas também nos colocamos à disposição para outras informações que possam contribuir para o desenvolvimento dos alunos envolvidos no projeto”.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Membros do Conselho de Recursos Fiscais de Várzea Grande tomam posse para biênio 2023/24

Published

on

A prefeitura de Várzea Grande deu posse nesta manhã (29), aos membros do Conselho de Recursos Fiscais para o biênio 2023/24, solenidade paralela à realização do I Simpósio sobre Contencioso Tributário Municipal. O evento teve como missão promover o debate, abrindo espaço para discussões, por meio da reflexão e troca de experiências entre o Ministério Público Estadual, Fisco Estadual e o Fisco municipal.

Participaram da posse, a promotora de Justiça e primeira-dama do município de Várzea Grande, Januária Dorilêo Baracat; o Procurador Geral do Município, Dr. Jomas F. de Lima Junior, a Secretária de Gestão Fazendária, Lucineia dos Santos Ribeiro; o Vereador Bruno Rios, representante da Câmara dos Vereadores; a presidente do Conselho de Contribuintes da SEFAZ-MT, Maria Célia Oliveira; Jonil Vital de Souza, ex-auditor de tributos de Várzea Grande, atualmente, Fiscal de Tributos Estaduais; os representantes do Ministério Público: Dra. Anne Karine Louzich Hugueney – Promotora de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso, titular da 14ª Promotoria de Justiça Criminal da Capital e o promotor: Wesley Sanches Lacerda, Secretário Geral do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos – CIRA/MT; os Conselheiros empossados e os auditores fiscais de Várzea Grande.

Contencioso é um termo que se refere a situações de disputa, conflito ou contestação. O Contencioso tributário inicia-se quando o contribuinte contesta os valores lançados a título de tributos, quais sejam, IPTU, ISSQN, ITBI e demais taxas. A instância responsável pela resolução desse conflito é o Conselho de Recursos Fiscais, que atua de forma independente da gestão municipal, primando pela transparência. O Conselho é a última instância administrativa para as tratativas acerca da cobrança de tributos.

O Conselho foi reativado em 2018, e ao longo dos anos, ganhou espaço – passou de cinco para nove membros -, credibilidade e trouxe resultados à administração. Somente no intervalo de 12 meses, entre setembro de 2022 a setembro de 2023, o Conselho julgou e decidiu pela manutenção de mais de R$ 13,8 milhões de reais em créditos tributários. Como explica a presidente do Conselho – reconduzida ao cargo – Stefania Borges da Silva, 87% dos recursos analisados pelo conselho em 2022/2023 eram oriundos de lançamentos de ISSQN, 8% do IPTU e o restante de alvarás e ITBI, contestados pelos contribuintes.

“O que nos chama à atenção é que a maioria desses recursos vem justamente de contribuintes do ISSQN, que é o tributo de maior arrecadação e mais fiscalizado pela Gestão Fazendária. O tributo demanda um trabalho constante e intensivo dos auditores, e, por isso, é o mais reclamado. Infelizmente ainda impera uma cultura de não pagamento dos impostos.

Leia Também:  Centenas de mulheres participam de seletiva de emprego e ganham tratamento de beleza

Representando o prefeito, a primeira-dama e Promotora de Justiça do Estado, Kika Dorilêo Baracat, fez questão de ressaltar o trabalho da Gestão Fazendária e do Conselho, que focam no na justiça fiscal e no fortalecimento da arrecadação municipal. “Falar em receita tributária é falar em justiça fiscal. O município é forte quando o Fisco é forte. E em Várzea Grande temos um Fisco atuante, responsável, justo e eficiente”.

A secretária de Gestão Fazendária, Lucineia dos Santos, disse que as questões acerca da arrecadação são complexas e que em Várzea Grande têm um grau a mais de dificuldades, por conta da cultura enraizada de não pagar impostos. “Ainda que pesem todas essas dificuldades internas e externas, nós ampliamos em 20% a nossa arrecadação própria, que é fruto da nossa atuação, da promoção da justiça fiscal e da ampliação da base de contribuintes”.

Sobre o Conselho, Lucineia destaca que é o Conselho propicia a abertura entre o contribuinte e o Fisco municipal. “É onde o Município dá importância ao contribuinte. Onde ouve o contribuinte. É o fórum em que ele pode questionar o lançamento dos tributos, pode participar das reuniões de julgamento, ainda tendo voz, podendo fazer uma sustentação oral. Nossos lançamentos são feitos pelos auditores e eles podem sim, ser questionados a qualquer momento pelo contribuinte”.

O fiscal da secretaria de Fazenda do Estado e ex-auditor fiscal de Várzea Grande, Jonil Vital, frisa que cerca de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do país está em contenciosos, em razão da grande complexidade que é o sistema tributário brasileiro. “Esse dado por si só, revela o quão importante é a atuação desse colegiado, seja para promoção da justiça fiscal, seja para arrecadação aos cofres públicos”.

O promotor Wesley Sanches Lacerda fez questão de lembrar a atuação da primeira-dama, como promotora estadual no Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), do Ministério Público. “Várzea Grande é privilegiada. Tem uma primeira-dama que serve ao Estado como promotora de Justiça e que serve à cidade, tendo expertise para tratar de assuntos relacionados à recuperação de crédito tributários. Diante de tudo que estou vendo aqui e já sei, Várzea Grande está sob uma gestão que dá importância às questões tributárias”.

O CONSELHO – O Conselho de Recursos Fiscais é a última esfera administrativa para contestação de crédito tributários. Em caso de ter seu pleito indeferido, o contribuinte que ainda estiver insatisfeito com a cobrança, pode acionar a Justiça para resolução do conflito.

No Conselho os contribuintes têm a oportunidade de impugnar os lançamentos de IPTU, ISSQN, Alvará e ITBI. E essa impugnação gera o contencioso, que é o início do contencioso, os processos são julgados em primeira instância e pela segunda instância, que é o Conselho de Contribuintes. “Os membros do Conselho têm a missão de fazer a justiça fiscal observando a legislação tributária vigente. Então, na prática, eles recebem as impugnações dos contribuintes, avaliam a legislação tributária, avaliam se o lançamento foi realizado conforme a legislação tributária e verificam se os lançamentos foram realizados adequadamente ou não. Se o Conselho definir que o crédito tributário tem razão, a desfavor do contribuinte, esse crédito é encaminhado para Procuradoria e ele é inscrito em dívida ativa. Quem se mantiver em débito, vai para dívida ativa e fica impedido de gerar a Certidão Negativa de Débito (CND)”.

Leia Também:  Kalil confirma pagamento de mais uma folha salarial dentro do mês trabalhado

Stefania frisa que o Conselho é inclusivo. Várzea Grande abriu mais espaços à sociedade, ampliando o número de conselheiros de cinco para nove. Participam representantes do Município, do Poder Legislativo Municipal, do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Várzea Grande (OAB/VG), do Conselho Regional de Administração (CRA), da Procuradoria Municipal e do Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Dos nove atuais membros, seis foram reconduzidos e três ingressam para o novo biênio.

O decreto de número 75, assinado pelo prefeito Kalil Baracat, trata da recondução e nomeação dos membros do Conselho Municipal de Recursos Fiscais para desempenharem a atribuição de autoridade julgadora em segunda instância, nos termos do art. 50, da Lei Municipal Complementar n.º 4.354/2018, e dá outras providências.

SIMPÓSIO – O I Simpósio do Contencioso Fiscal teve a participação da presidente do Conselho de Contribuintes da SEFAZ-MT, Maria Célia Oliveira; Jonil Vital de Souza, ex-auditor de tributos de Várzea Grande e Fiscal de Tributos Estaduais; representantes do Ministério Público: Dra. Anne Karine Louzich Hugueney – Promotora de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso, titular da 14ª Promotoria de Justiça Criminal da Capital e o promotor: Wesley Sanches Lacerda, Secretário Geral do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos – CIRA/MT; que esclareceram o funcionamento do contencioso estadual, a atuação do Ministério Público, desafios da reforma tributária e importância dos contenciosos tributários.

MEMBROS DO CONSELHO – Foram reconduzidos os conselheiros: Stefania Borges da Silva, Vicente Gomes de Lacerda, Jefferson Aparecido Pozza Fávaro, Emília de Oliveira Furlaneto, Antonio Barros de Souza e Bruno Lins Rios.

Foram nomeados os seguintes conselheiros: Fernando Luiz Krupiniski, Natacha Gabrielle Dias Carvalho Lima, Rodrigo Yawata Chagas, Maxwel Silva Alves e Josivania Franca Santos.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA