Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Prefeita Flávia Moretti e Vice Tião da Zaeli empossam nova equipe de secretários municipais

Publicado em

Compromisso com eficiência, transparência e uma gestão técnica voltada aos interesses da população de Várzea Grande, além de ruptura com a velha política, marcaram os discursos de posse dos novos secretários municipais. Na manhã desta quinta-feira, 02 de janeiro, a prefeita Flávia Moretti e o vice-prefeito Sebastião Gonçalves, o Tião da Zaeli, ambos do Partido Liberal, empossaram 19 integrantes e anunciaram outros dois novos nomes da equipe administrativa ainda não indicados. O evento teve como destaque a inclusão de oito mulheres no time, reforçando a representatividade feminina na gestão.

Segundo a prefeita Flávia Moretti, os nomeados foram escolhidos com base em critérios técnicos e curriculares. “É isso que Várzea Grande precisa, de secretários que efetivamente trabalhem e o façam de forma técnica, que entreguem resultados para a sociedade várzea-grandense”, afirmou a prefeita em entrevista à imprensa.

Flávia Moretti destacou exemplos que ilustram os critérios técnicos adotados na escolha dos secretários. Entre eles, a secretária municipal de Saúde, Deisi de Cássia Bocalon Maia, que atuou como sub-interventora no comitê de intervenção da saúde de Cuiabá no ano passado, e o coronel Sandro Azambuja, agora à frente do Departamento de Água e Esgoto, cuja experiência no Exército Brasileiro inclui trabalhos na área de saneamento básico. “Ambos possuem vasta experiência nas áreas que irão administrar, garantindo um trabalho qualificado e alinhado às necessidades da população”, enfatizou a prefeita.

Moretti surpreendeu a todos ao anunciar as ocupantes de dois cargos estratégicos, que, por exigência, só podem ser preenchidos por servidores públicos de carreira. São Elizângela Batista de Oliveira como Controladora-geral do município e Maria Rosaine Toledo Rosa na presidência do Previvag, o Instituto de Seguridade Social dos Servidores Municipais de Várzea Grande.

Advertisement

Maurício Magalhães Faria Neto, empossado como procurador-geral do município, falou em nome dos secretários e destacou os desafios da nova gestão. “Será um desafio para todos, mas estamos preparados para vencê-los e construir um futuro melhor para os cidadãos várzea-grandenses. O principal desafio será atender aos cidadãos que têm sede de mudança e confiaram na Flávia e no Tião”, declarou.

Leia Também:  Assistência Social abre inscrições para curso gratuito de robótica para jovens

Faria Neto também apontou preocupações quanto à situação fiscal do município. “A situação municipal é extremamente complicada. Não existe equilíbrio fiscal, e no período de transição verifiquei uma situação sombria. Os desafios são reais e sérios. A situação financeira do município é delicada, depende totalmente de repasses de entes federativos, e boa parte da receita está comprometida com o custeio de dívidas da gestão anterior, deixando quase nada para investimentos”, afirmou o procurador.

O vice-prefeito, Tião da Zaeli, ressaltou a mudança significativa na gestão municipal, que classificou como um rompimento com o passado. Ele destacou que a vitória nas urnas não se limitou à prefeitura, mas também se refletiu na renovação da Câmara de Vereadores, com 50% de novas cadeiras ocupadas por 10 parlamentares eleitos pela primeira vez. “Isso prova que é possível confiar em novos nomes, em vez de continuar elegendo aqueles que estiveram no poder há 200 anos atrás”, afirmou. Tião também garantiu que não haverá perseguição política na administração municipal, mas enfatizou que serão priorizadas as pessoas que acreditaram nesse novo projeto, além de reconhecer e valorizar talentos comprometidos com a nova gestão.

Em seu discurso, Flávia Moretti destacou a importância da colaboração entre os presidentes de bairros, a Câmara Municipal de Vereadores e o Tribunal de Contas para o sucesso da gestão. A prefeita enfatizou que a integração entre esses atores será essencial para atender às demandas da população. “Eu não governo sozinha, governo com o povo, com os vereadores e com vocês, secretários, serão meus olhos na ponta”, acrescentou.

Leia Também:  Prefeitura recolhe 100 toneladas de lixo e troca 62 lâmpadas no Vitória Régia

Além de familiares dos secretários empossados, população, prestigiaram a posse o Coordenador da Escola Superior de Contas no TCE-MT, Marcos José da Silva, o vereador Lucas Ductievicz (Lucas do Chapéu do Sol) representando o Legislativo Municipal, o presidente da União de Associações de Bairros de Várzea Grande (UNIVAB), Claído Celestino Batista, e, o diretor administrativo do Grupo RDM, Artur Dias Fonseca.

Advertisement

Confira abaixo o nome de todos os secretários empossados:

Paola Carlini (Comunicação Social), Benedito Lucas de Miranda (Governo), Carlos Alberto de Araújo (Assuntos Estratégicos), Celso Luiz Pereira (Viação e Obras), Deisi de Cássia Bocalon Maia (Saúde), Pe Edson Sestari (Educação, Cultura, Esportes e Lazer), Ten. Cel. Emirella Perpétua Souza Martins (Chefe de Gabinete), Fabyane Akemi Nagazawa de França (Planejamento), Gerson Ronei Scarton Júnior (Serviços Públicos e Mobilidade Urbana), Bispo Gustavo Henrique Duarte Oliveira Silva (Assistência Social), José Francisco Mazzuco Junior (Gestão Fazendária), Manoela Rondon Ourives Bastos (Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação), Maurício Magalhães Faria Neto (Procurador Geral), Nadir Martins Araújo (Administração), Ricardo Costa Amorim (Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável), Samir Bosso Katumata (Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo), Cel. Sandro dos Santos Azambuja (DAE), Louriney dos Santos Silva (Defesa Social), Juliano César Bezerra Lemos (Comandante da Guarda Municipal), Elizângela Batista de Oliveira (Controladora Geral), e Maria Rosaine Toledo Rosa (Previvag).

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Saúde municipal oferta, pela primeira vez, exame inédito para gestantes de Várzea Grande

Published

on

A partir de agora, todos os sábados, será dia de avaliar as condições dos bebês e até mesmo saber o sexo da criança

Várzea Grande realizou, de forma inédita, uma ação para oferta de exames morfológicos, na rede municipal. A maternidade Dr. Francisco Lustosa, passa a realizar todos os sábados, o agendamento de mulheres, com idade gestacional de até 24 semanas.

Neste sábado, 10 gestantes foram chamadas para realizar o exame, e todas ficaram surpresas com a novidade, uma vez que esse procedimento não estava disponível pela rede SUS municipal, e as gestantes não só puderam ver as condições dos bebês, como saíram com a imagem fotografada. Elas também receberam kit enxoval, nas cores destinadas para meninos e meninas.

O ultrassom morfológico é um exame de ultrassom capaz de avaliar aspectos físicos do feto e permite identificar possíveis malformações e também descobrir o sexo da criança. Além disso, o ultrassom morfológico analisa o tamanho do feto, verifica os batimentos cardíacos e confirma a idade gestacional.

Advertisement

A prefeita Flávia Moretti (PL) acompanhou a nova prestação de serviço na rede pública municipal e pôde também, compartilhar da felicidade dos pais em ‘ver’ os filhos em situações engraçadas pelo monitor. “Estamos aqui na maternidade, com a doutora Gilda e a nossa secretária de Saúde, que preparou essa ação para as nossas gestantes e que estão na fase indicada para essa ultrassom morfológica. Essa parceria é inédita em Várzea Grande e estamos felizes com mais essa melhoria na prestação de serviço, no setor de saúde pública, em Várzea Grande”, comemorou.

A média responsável, Gilda Pacheco, destacou a importância em se fazer o ultrassom em todos os níveis aliados ao pré-natal. “A ultrassonografia morfológica está dentro dos protocolos e é essencial para o acompanhamento da gestante. Nós temos a morfológica de primeiro e segundo trimestre, e nesta ação aqui na maternidade Dr. Francisco Lustosa, vamos realizar a do segundo trimestre, que é essencial para o acompanhamento do pré-natal”, informou.

Leia Também:  Secretários de Saúde têm nova reunião de trabalho para alinhar ações

A especialista em medicina fetal destacou ainda a importância desse tipo de exame de imagem, pois o ultrassom capta mais do que apenas o rosto do feto, esse exame também serve para detectar uma série de doenças, como o lábio leporino, malformações no cérebro, rins, coração, pulmões e intestino. “Algumas alterações do feto são observadas durante a realização da morfológica e podem ser passíveis de tratamento intrauterino. Malformações devem ser triadas e as alterações no crescimento do bebê, como cardiopatias e tudo que a gente pode detectar antes do parto, é essencial para que se tenha um desfecho obstétrico satisfatório e para os primeiros atendimentos da criança”, explicou.

A secretária de Saúde, Deisi Bocalon disse estar em parceria com a médica Gilda Pacheco que prontamente abraçou esse projeto. “Ela é uma ultrassonografista de renome em Cuiabá e atende em outros locais também, e veio junto conosco fazer parte desse sonho para as mãezinhas, de conhecer, ver o rosto do neném, de poder saber como está a saúde de seu bebê, e que não era feito aqui em Várzea Grande até então”.

A secretária lembrou ainda que dos ultrassons gestacionais, o morfológico é o mais caro, porque é mais detalhado, porque vê o coração, vê rim, vê todo o sistema interno do bebê, e por isso ele é bem mais demorado mesmo. “Graças a Deus tudo tem cooperado para que a gente consiga melhorar bastante a qualidade desse tipo de assistência aqui na maternidade”.

Advertisement

A maternidade Dr. Francisco Lutosa estará agendando para o próximo sábado, mais dez exames de ultrassom morfológico. Vale destacar que o Município tem uma demanda de 47 mulheres em idade gestacional, que estão reguladas, aguardando para a realização desse exame.

Leia Também:  Assistência Social abre inscrições para curso gratuito de robótica para jovens

AS GESTANTES – Milena da Silva Florentino, 26 anos, está na terceira gestação e aguarda a chegada de um menino. “Estou feliz por ter sido chamada para fazer esse exame, que na rede privada tem um custo bastante elevado. Estamos percebendo que esta unidade está melhorando e isso é muito bom para nós que vivemos aqui em Várzea Grande”.

Cátia Botelho, 29 anos, também aguarda o terceiro filho e ficou surpresa com o telefonema informado da agenda do exame para este sábado. “Não esperava fazer esse exame, mas estou feliz em poder ver e saber das condições de meu bebê. Tenho duas meninas e acredito que virá mais uma menina e a torcida estava grande, por parte das outras filhas. Vamos ver se o bebê colabora para confirmarmos o sexo”.

Já Raiza Amorim, 19 anos, já tem um filho e aguardava, ansiosamente, para poder confirmar a chegada de mais um membro da família. “Estou feliz em fazer o exame e acompanhar o desenvolvimento da criança e de também certificar a vi

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Advertisement

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA