Investigador impede morte por engasgamento
Em Poconé, um investigador da polícia civil salvou a vida de um homem de 49 anos após ele engasgar enquanto almoçava em um restaurante próximo à delegacia local. Frequentadores do estabelecimento, pediram ajuda diretamente na unidade policial, onde o investigador Odenil da Silva Batista prontamente atendeu ao chamado.
Quando chegou ao local, o investigador encontrou a vítima inconsciente, sem respiração. Ele aplicou a manobra de Heimlich, um procedimento de primeiros socorros que desobstrui as vias respiratórias, restabelecendo a respiração do homem. “Se eu não estivesse na delegacia naquele horário, ele não teria sobrevivido, pois nenhum dos presentes sabia como prestar o socorro”, declarou Odenil.
Treinamento e agilidade fazem a diferença
Após salvar o homem, os policiais, então, chamaram o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), que levou a vítima ao hospital de Poconé para avaliação médica. Odenil destacou a importância do conhecimento técnico em situações de emergência, afirmando que aprendeu as técnicas de primeiros socorros durante o serviço militar e em treinamentos da Polícia Civil e da Força Nacional de Segurança Pública.
Capacitação salva vidas em emergências
Casos como esse, assim, reforçam a relevância de treinamentos em primeiros socorros. O conhecimento rápido e preciso do investigador foi crucial para salvar a vida do homem engasgado. A história serve como alerta para a necessidade de capacitação, especialmente em locais públicos, onde emergências podem ocorrer a qualquer momento.