DESTAQUE
O que polvos e cérebros humanos têm em comum?
Publicado em
28 de novembro de 2022por

Cefalópodes como polvos e lulas são animais altamente inteligentes, com sistemas nervosos complexos. Se retrocedermos na história evolutiva, encontraremos o último ancestral comum conhecido de humanos e cefalópodes: um animal primitivo semelhante a um verme com inteligência mínima e manchas oculares simples.
Mais tarde, o reino animal foi dividido em dois grupos de organismos – aqueles com espinha dorsal e aqueles sem. Enquanto os vertebrados, principalmente os primatas e outros mamíferos, desenvolveram cérebros grandes e complexos com diversas habilidades cognitivas, os invertebrados não. Com uma exceção: os cefalópodes.
Os cientistas há muito se perguntam por que um sistema nervoso tão complexo só foi capaz de se desenvolver nesses moluscos. Agora, uma equipe internacional liderada por pesquisadores do Max Delbrück Center, da Alemanha, e do Dartmouth College, nos Estados Unidos, apresentou um possível motivo.
Em um artigo publicado na Science Advances, eles explicam que os polvos têm um repertório amplamente expandido de microRNAs (miRNAs) em seu tecido neural – refletindo desenvolvimentos semelhantes aos dos vertebrados.
“Portanto, é isso que nos conecta ao polvo”, diz o professor Nikolaus Rajewsky, diretor científico do Instituto de Biologia de Sistemas Médicos o Centro Max Delbrück (MDC-BIMSB).
Ao todo, 42 novas famílias de miRNA foram encontradas – especificamente no tecido neural e principalmente no cérebro. Dado que esses genes foram conservados durante a evolução dos cefalópodes, a equipe concluiu que eles foram claramente benéficos para os animais e, portanto, são funcionalmente importantes.
Polvos e humanos têm mais em comum do que poderíamos imaginar. Imagem: Olga Visavi/Shutterstock
Polvos são criaturas inteligentes e… alienígenas?
Do ponto de vista evolutivo, os polvos são únicos entre os invertebrados. Eles têm um cérebro central e um sistema nervoso periférico capaz de agir de forma independente.
Se um polvo perde um tentáculo, o membro permanece sensível ao toque e ainda pode se mover. A razão pela qual os polvos são os únicos a desenvolverem funções cerebrais tão complexas pode residir no fato de que eles usam seus braços como ferramentas para abrir conchas, por exemplo.
Os polvos também mostram outros sinais de inteligência: são muito curiosos e podem se lembrar das coisas. Eles também podem reconhecer as pessoas e gostar mais de algumas do que de outras. Os pesquisadores agora acreditam que eles até sonham, já que mudam a cor e a estrutura da pele durante o sono.
Apaixonado por esses animais, Rajewsky vai além: “Dizem que se você quer conhecer um alienígena, mergulhe e faça amizade com um polvo”. Ele agora planeja unir forças com outros pesquisadores de polvos para formar uma rede europeia que permitirá um maior intercâmbio entre os cientistas. Embora a comunidade seja pequena atualmente, Rajewsky diz que o interesse pelos polvos está crescendo em todo o mundo, inclusive entre os especialistas comportamentais.
Jeniffer Cardoso /ODigital
BRASIL
Os impactos do TikToK na saúde mental de adolescentes
Published
1 dia agoon
4 de fevereiro de 2023
O ano de 2023 vai ser importante para Amanda. Em novembro, a adolescente de 17 anos irá prestar o Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem. Além dos estudos e da pressão comuns nesta época da vida, ela precisará lidar com mais um desafio: o TikTok. Além de viciante, o aplicativo é avaliado como danoso para saúde mental dos jovens e adolescentes.
Na semana, a jovem passa, em média, duas horas por dia na rede social, que considera um dos seus aplicativos favoritos. O uso constante, porém, já é visto como uma distração para o período de preparação para o vestibular.
“Por ter vídeos curtos, o pensamento de ver apenas mais um é constante”, explica a estudante, que já busca criar meios de limitar o uso excessivo da plataforma com cronômetro.
Amanda é uma dos milhares de adolescentes brasileiros que já usam o TikTok como uma das principais redes sociais para comunicação e entretenimento. Em 2022, cerca de 58% dos usuários entre 9 a 17 anos no país já estavam na rede social, de acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil.
Além da preocupação com o uso desmedido e distraído do aplicativo, que também atinge adultos de diversas idades, pesquisadores e especialistas apontam riscos para a saúde mental dos jovens.
Um estudo desenvolvido pelo Centro de Combate ao Ódio Digital identificou conteúdos problemáticos no TikTok em menos de dez minutos de uso. Vídeos sobre suicídio, por exemplo, foram recomendados na aba “For You” em dois minutos e meio de acesso.
Temas relacionados a distúrbios alimentares e à imagem corporal, como dietas sem embasamento e reforço à magreza, também foram identificados no teste.
Além disso, os pesquisadores encontraram uma comunidade para conteúdos sobre transtorno alimentar, acumulando 13,2 bilhões de visualizações, e 56 hashtags projetadas especificamente para fugir da moderação
“Os resultados são o pesadelo de todos os pais: os feeds de jovens são bombardeados com conteúdo prejudicial e angustiante que pode ter um impacto cumulativo significativo na compreensão do mundo e na saúde física e mental”, escreveu Imran Ahmed, chefe-executivo da organização.
Neste contexto, o impacto negativo na saúde dos adolescentes pelo uso do TikTok não são iguais para todos. De acordo com John Haltigan, professor da Universidade de Toronto, os usuários mais expostos são adolescentes do gênero feminino.
Isso acontece pois depressão e ansiedade, como explica o docente, já são questões geralmente identificadas nas jovens nessa fase da vida, podendo ser reforçadas e até ampliadas pela “natureza imersiva audiovisual e comunitária” da rede social.
Em resposta ao estudo do Centro de Combate ao Ódio Digital, o TikTok afirmou:
“Esta atividade e o que se resultou dela não refletem o comportamento genuíno e experiências de usuários reais. Consultamos regularmente especialistas em saúde, removemos conteúdos que violam nossas Diretrizes da Comunidade e fornecemos acesso a recursos de suporte para qualquer pessoa que precise. Estamos cientes de que as pessoas têm níveis diferentes de sensibilidade para cada tipo de conteúdo e nos mantemos focados em promover um espaço seguro e de confiança para todos, incluindo pessoas que optam por compartilhar suas jornadas de recuperação, aprendizados e que podem educar outras pessoas sobre temas importantes.”
Escolas aumentam cerco contra plataformas
Recentemente, a escola Pedro II, no Rio de Janeiro, reuniu os pais dos alunos do ensino fundamental para alertar sobre o uso excessivo do TikTok pelas crianças pós-pandemia, mesmo o aplicativo indicando a idade mínima de 13 anos. Os professores já identificam que a plataforma deixa os estudantes mais agitados e violentos.
Nos Estados Unidos, escolas públicas de Seattle entraram com um processo contra diversas empresas de tecnologia, incluindo TikTok, alegando que elas possuem impacto negativo na saúde mental dos estudantes, impedindo que as instituições de ensino cumpram sua missão de educar.
No processo, o distrito escolar, que conta com mais de 50 mil alunos, afirmou que as ações tomadas pelas plataformas “foram um fator substancial para causar uma crise de saúde mental juvenil, marcada por proporções cada vez maiores de jovens lutando contra ansiedade, depressão, pensamentos de automutilação e ideação suicida”.
TikTok atualiza sistema de moderação de conteúdo
Na quinta-feira (2), a plataforma anunciou a atualização do sistema de moderação e revisão de contas, buscando agir de forma mais rápida, transparente e eficaz contra infratores reincidentes.
A partir do novo sistema, se um perfil violar as diretrizes da comunidade e repetir o descumprimento, seja pela mesma ferramenta (como comentários) ou pela mesma política, atingindo o limite de advertências, ele poderá ser banido permanentemente na plataforma.
Em comunicado, a empresa disse que os limites variam dependendo do potencial da violação em causar danos aos membros da comunidade, podendo ser mais restrito em desrespeito a políticas de discurso de ódio do que atividades de spam.
Apesar de levantar o argumento da transparência no anúncio, o TikTok não deu mais detalhes sobre como serão realizadas as notificações, nem sobre o limite exato de reincidências que será estabelecido como parâmetro para a remoção do usuário.
Com MATHEUS SOARES

Ninguém acerta Mega-Sena e prêmio vai a 160 milhões na quarta-feira

Conheça as candidatas a Musa do Verão de Diamantino 2023

Mega-Sena acumula e prêmio estimado atinge R$ 160 milhões

Com sensação de 58ºC, Rio de Janeiro bate recorde de calor em 2023

Bolsonaro libera 2.180 agrotóxicos em quatro anos, diz Agricultura
GRANDE CUIABÁ


Prefeito e primeira-dama esclarecem condolências externadas sobre a morte do marido de servidora
Luiz Alves Clique para ampliar O prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama, Márcia Pinheiro, vêm a público esclarecer as condolências...


Secretaria de Saúde divulga Boletim Epidemiológico sobre Vigilância de Violência Interpessoal e Autoprovocada no período de 2020 e 2021
Davi Valle Clique para ampliar A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, elaborou o Boletim Epidemiológico sobre...


Idosa que ficou mais de um ano em estado vegetativo, faz tratamento com oxigenoterapia hiperbárica no HMC
Clique para ampliar Idosa, Luiza Gonzaga de Souza, 85 anos, que permaneceu em estado vegetativo no Hospital Municipal de Cuiabá...
MATO GROSSO


Empaer avalia cultivares de mandioca para selecionar as mais produtivas aos agricultores familiares
Para identificar cultivares de mandioca de mesa e indústria com características agronômicas e comerciais que possam ser recomendadas aos agricultores...


Policiais militares salvam criança de um ano que estava engasgada em Cuiabá
A pequena Rafaele, de um ano de idade, teve a sua vida salva por dois policiais militares do 1º Comando...


Operação Lei Seca prende seis motoristas por embriaguez ao volante
Seis pessoas foram presas por embriaguez ao volante durante a 11ª Operação Lei Seca realizada na madrugada deste sábado (04.02)....
POLÍCIA


Investigação da Polícia Civil prende traficante e recupera veículo furtado em Cuiabá
Um homem que vinha atuando no comércio de entorpecentes e outros crimes na região do município de Itanhangá, região médio...


PM frustra tentativa de furto de carga e prende cinco homens em Sinop
Policiais militares do 11º Batalhão prenderam em flagrante cinco homens, com idades entre 18 e 29 anos, e frustraram uma...


Policiais militares salvam criança de um ano que estava engasgada em Cuiabá
A pequena Rafaele, de um ano de idade, teve a sua vida salva por dois policiais militares do 1º Comando...
ENTRETENIMENTO


Durante banho, Maíra Cardi esbanja sensualidade: “Ela é toda perfeita?”
Maíra Cardi incendiou o clima no Instagram durante a quinta-feira (02), e fez uma sequência de cliques sensuais antes de...


Geisy Arruda aposta em maiô cavado e fio fica no limite: “E esse bronze? tá demais!”
Geisy Arruda está aproveitando a folga desta sexta-feira (03), para curtir as férias no Rio de Janeiro e, claro, não...


Nicole Bahls recebe cantada ao posar super estilosa para publicidade: “Dá um beijo?”
A influenciadora digital, modelo e apresentadora Nicole Bahls, deixou os fãs impressionados na tarde desta quinta-feira (02), ao posar com...
ESPORTES


Palmeiras vence o Santos no Morumbi e segue líder isolado do Paulistão
O Palmeiras mandou a partida contra o Santos no Morumbi, onde superou o adversário por 3 a 1, com gols do...


Cuiabá vence o Dom Bosco é segue invicto na liderança do Mato-grossense
O Cuiabá venceu mais uma pelo Campeonato Mato-grossense. Na tarde deste sábado, o Dourado superou o Dom Bosco pelo placar...


No Marrocos, Flamengo realiza primeiro treino no campo
O Flamengo treinou no sábado (04.02) no Estádio Principe Heritier Moulay El Hassan, em Rabat, no Marrocos. O Mister Vitor...