GERAL

Putin diz que só para de atacar se Kiev aceitar seus termos

Publicado em

Putin diz que só para de atacar se Kiev aceitar seus termos

IGOR GIELOW
SÃO PAULO, SP – O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, falou ao telefone com Vladimir Putin neste domingo (6), e pediu ao russo que declare um cessar-fogo para negociar uma saída diplomática para a guerra na Ucrânia.

Putin repetiu que está aberto a negociar com Kiev, mas que só vai parar sua ação militar se os ucranianos aceitarem os termos de rendição propostos pelo Kremlin: desmilitarizar o país e renunciar à ideia de unir-se à Otan.

ATAQUE A ODESSA
Também neste domingo, o presidente Volodimir Zelenski (Ucrânia) disse que os russos preparam um ataque ao maior porto do país, Odessa, e com isso visam fechar o acesso de Kiev ao mar Negro de vez, tomando territórios que vão da costa do Donbass à fronteira com a Romênia.

Ele parece certo, dado que as forças de Vladimir Putin já tomaram áreas a leste do porto e hoje bombardearam o aeroporto de Vinitsia, que poderia dar apoio aéreo a Odessa.

COMENTE ABAIXO:

Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

GERAL

Especialistas da AIEA avaliaram danos em Zaporozhie e não encontraram nenhuma ameaça à segurança

Published

on

By

Especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) examinaram os danos causados ​​​​à usina nuclear de Zaporozhie por bombardeios intensos e concluíram que não havia ameaças imediatas à segurança nuclear. A declaração foi dada pelo diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, nesta segunda-feira (21).

“Uma equipe de especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica avaliou hoje [21] a extensão dos danos causados ​​por bombardeios intensos no fim de semana na Usina Nuclear Zaporozhie, na Ucrânia. Eles puderam confirmar que, apesar da gravidade do bombardeio, o equipamento principal permaneceu intacto e não há risco imediato à segurança nuclear ou preocupações com a segurança”, disse Grossi.

Unidade da usina nuclear de Zaporozhie em Energodar, foto publicada em 23 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.09.2022

De acordo com o chefe da AIEA, um total de quatro especialistas em segurança nuclear, proteção e salvaguardas realizaram uma extensa visita à usina nuclear. Posteriormente, eles divulgaram um comunicado com as conclusões, afirmando que a condição dos reatores após o bombardeio era estável.

“O estado das seis unidades do reator é estável e a integridade do combustível irradiado, do combustível novo e dos resíduos radioativos de baixo, médio e alto níveis em suas respectivas instalações de armazenamento foi confirmada”, disse o comunicado da equipe.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA