MATO GROSSO
Mato Grosso amplia ações para aplicação da avaliação em mais de 1,3 mil escolas públicas e privadas
A aplicação do Saeb 2025 – Sistema de Avaliação da Educação Básica em Mato Grosso segue em andamento até o dia 7 de novembro nas escolas da rede estadual e municipal. Coordenada nacionalmente pelo Inep e operacionalizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a prova é aplicada em todo o país e tem como objetivo avaliar a qualidade da educação básica e subsidiar políticas públicas voltadas à melhoria da aprendizagem.
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, as 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) estão acompanhando de perto o processo, oferecendo suporte técnico e pedagógico às escolas participantes.
“O esforço preparatório não é apenas de última hora. A Seduc executou desde o início do ano um conjunto estruturado de iniciativas que envolveu escolas, professores, estudantes e famílias na avaliação”, explica ele.
Entre as ações estão o programa Movimenta SAEB, lançado em 2024, com o objetivo de elevar os níveis de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática; o EduMotivação: Rumo ao Topo, com ciclo de capacitação de mais de 5 mil professores da rede estadual, com foco especialmente em Língua Portuguesa, Matemática e Ensino Fundamental II.
Além disso, também tiveram destaque o Intensivo 90 Dias – Foco SAEB; o Mira na Meta; simulados e mobilização escolar como parte do conjunto de intervenções propostas para a rede pública de ensino pela Seduc.
O secretário salienta, ainda, o programa Alfabetiza MT e um treinamento de gestores regionais, realizado em 2 de outubro, que envolveu todos os 13 diretores regionais de educação e adjuntos, para construção do plano estratégico de gestão da aplicação da Saeb 2025.
Para ele, essas ações buscam não apenas garantir que as provas ocorram conforme protocolo, mas efetivamente mobilizar a rede de ensino para tratar a avaliação como parte integrante do processo pedagógico e de diagnóstico da aprendizagem.
Participam das provas, de forma censitária, alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série/4ª ano do Ensino Médio (nas escolas com ensino técnico integrado). Já o 2º ano do Ensino Fundamental participa por amostragem.
As disciplinas avaliadas incluem Língua Portuguesa (em todas as etapas censitária e amostral), Matemática (idem), Ciências Humanas (amostral) e Ciências da Natureza (amostral). Além disso, serão aplicados questionários contextuais para professores, diretores, secretários municipais e também para famílias dos estudantes, com o intuito de coletar dados socioeducacionais complementares aos resultados das provas.
“O Saeb é uma das principais ferramentas de diagnóstico da aprendizagem e que, em Mato Grosso, pretende-se garantir que cada escola compreenda a importância desse instrumento como parte do processo pedagógico e fortalecimento das políticas educacionais”, concluiu Alan Porto.
Mato Grosso tem apresentado avanços. Em 2023 o estado atingiu nota 5,7 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 4,8 nos anos finais, e 4,2 no Ensino Médio, fazendo com subisse da 22ª para a 8ª posição no ranking nacional do MEC para o Ensino Médio. Para 2025, a meta é ainda mais ambiciosa: colocar a rede pública entre as cinco melhores do país.
Em Mato Grosso, a SAEB 2025 abrange 526 escolas da rede estadual, além de redes municipais, unidades federais e escolas privadas — totalizando 1.397 escolas-participantes no estado.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Seduc realiza Aulão de Véspera para estudantes da rede estadual que prestarão o Enem 2025
A Secretaria de Estado de Mato Grosso (Seduc-MT), realizou nesta sexta-feira (7.11), o primeiro de dois aulões de véspera para estudantes que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Durante a aula, eles puderam revisar os conteúdos, participar de palestras e atividades culturais.
Com o objetivo de proporcionar aos estudantes a revisão de conteúdos essenciais por meio de aulas dinâmicas, os aulões contam com a participação de professores convidados. Nesta primeira aula, foram abordados conteúdos de Linguagens e Ciências Humanas.
De acordo com o secretário de Educação, Alan Porto, durante toda a preparação dos estudantes, foram mais de 800 horas de aulas gravadas, com encontros presenciais aos sábados.
“Estamos oferecendo as últimas aulas presenciais para mais de 600 estudantes. Para os estudantes que não podem acompanhar as aulas de forma presencial, também estamos transmitindo, por meio do canal do YouTube da Seduc”.
O secretário também afirmou que mais de 37 mil estudantes da rede estadual que estão concluindo o Ensino Médio ou EJA estão aptos para as provas nos dias 9 e 16 de novembro. Desse total, mais de 27 mil alunos se prepararam por meio do Pré-Enem Digit@l MT, da Seduc.
“Desde maio, a preparação dos alunos incluiu simulados e atividades, além das avaliações do sistema estruturado. Os professores puderam elaborar questões e materiais didáticos direcionados ao Enem”, completou.
A estudante Alanis Luigi, do 3º ano da Escola Estadual Adalgisa de Barros, em Várzea Grande, afirmou que os aulões auxiliam na preparação dos estudantes, especialmente para aqueles que possuem pouco tempo disponível, seja por questões de trabalho ou outras responsabilidades.
Sua colega, Sofia Figueiredo, também do 3º ano, concordou. Segundo ela, “o aulão serve como uma revisão que permite esclarecer dúvidas e reforçar o conhecimento adquirido durante todo o ano”.
A estudante ainda contou que participou do Enem no último ano. “Percebi que demorei bastante para responder às questões. Acabou não dando tempo de terminar as questões e precisei escrever a redação com pressa”, disse ela.
O próximo aulão acontece dia 14 de novembro, no Senai Várzea Grande, presencialmente, das 12h às 18h, no Senai Várzea Grande e vai abordar a segunda parte da prova, com assuntos relacionados a Física, Química, Biologia e Matemática. A aula também será transmitida ao vivo pelo canal da Seduc-MT no YouTube.
O Pré-Enem, Digit@l MT faz parte das 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que visa colocar a rede estadual entre as cinco redes mais bem avaliadas no país até 2032.
Fonte: Governo MT – MT
-
CIDADES2 dias agoEXCLUSIVO: Prefeito de Rosário Oeste, Mariano Balabam, fala que “tem um jeitinho brasileiro” para tratar denúncia de carne clandestina no Municipio e demite Fiscal veterinária, ouça áudio
-
CIDADES7 dias agoAssessor Parlamentar é preso em flagrante com carro furtado e arma em casa noturna no Bairro Doutor Fábio 2
-
ALMT4 dias agoALMT atua para fortalecer saúde e assistência aos povos indígenas em mato grosso
-
CUIABÁ5 dias agoHomem é preso em Cuiabá por enforcar, ameaçar companheira com faca e fugir com o filho




