MULHER

O que são e para que servem os hormônios

Publicado em

Hormônios são os maestros do organismo
Divulgação

Hormônios são os maestros do organismo

Os hormônios são produzidos por pequenas glândulas espalhadas ao longo de todo corpo e, por isso, são imprescindíveis para o bom funcionamento de todo o organismo, segundo o médico endocrinologista Bruno César.

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

“Mas precisamos diferenciar essas glândulas em dois tipos. Existem as endócrinas e as  exócrinas. Qual a diferença básica entre elas? As glândulas exócrinas produzem substâncias que são jogadas para fora do organismo, como as sudoríparas que produzem o suor e as endócrinas produzem os hormônios ou outras substâncias que ficam dentro do organismo. Conforme são produzidos, são liberados na corrente sanguínea ou em outro local do corpo, não necessariamente passando pelo sangue. Quando esse hormônio encontra a sua célula-alvo, ele vai estabelecer uma relação como a chave na fechadura. Uma vez que esse atrelamento acontece de forma harmônica, de forma equilibrada, a célula é estimulada a dar alguns tipos de respostas”, aponta o médico.

Bruno César destaca ainda que “com essas respostas, a célula produz substâncias ou outros tipos de hormônios, se replicar ou até mesmo morrer. Todas essas informações são entregues pelo próprio hormônio. Quando ele entra nessa célula e faz sua função, a mesma sabe exatamente o que fazer”.

O endocrinologista ainda ressalta que todos os hormônios que são produzidos possuem um controle muito refinado, muito rigoroso, nem demais, nem de menos. “Para se ter uma noção da quantidade de hormônios produzidos no corpo, seria suficiente para encher uma tampinha de caneta. Mas, apesar de ser uma quantidade ínfima, gera uma resposta na célula à qual tem que se ligar, a resposta é amplificada em inúmeras vezes. Com uma gotinha desse hormônio, o corpo todo recebe uma ação por inteiro, mesmo não estando presente em todas as partes. Isso torna o sistema hormonal, o sistema endócrino, algo muito encantador”, diz o médico. 

O médico endocrinologista Bruno César ainda ressalta que uma avaliação por intermédio do exame de sangue para se ver o nível de hormônios e todo comportamento dentro do corpo, não é algo completo, seria apenas uma fotografia, um ponto de algo dinâmico e que está em constante movimento. 

“Fica difícil obter um diagnóstico baseado nesse tipo de informação. Daí a importância de ter junto com quem está vendo aquele exame, um médico ou profissional habilitado para interpretar aquele exame, e associar sempre a informação do papel com as queixas e sintomas de alguém que esteja sendo examinada. Pela dinamicidade e pela forma pulsátil, irregular de serem liberadas no sangue, esses hormônios não estarão sempre da mesma forma. Por isso, nunca deve-se ficar impressionado e assustado com algum resultado que não esteja, teoricamente, dentro do padrão”, afirma o médico.

Leia Também:  Fitoterápicos funcionam? Entenda a ação das plantas medicinais

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !

Bruno César, em resumo, define que “os hormônios são substâncias produzidas pelo organismo que funcionam como sinalizadores para as outras células do corpo saberem o que fazer, o que não fazer, o que produzir e o que não produzir. São substâncias produzidas em pequenas quantidades, que não tem padrão nenhum na sua forma de produção. Elas obedecem a uma ciclicidade para cima e para baixo, o que pode dificultar uma interpretação de um exame caso não tenha conhecimento do contexto, se não souber em que situação esse exame foi feito e, principalmente, se não associar aquele exame as queixas e com os sintomas do paciente”, finaliza.  

O conteúdo foi disponibilizado pelo  Puravida PRIME

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MULHER

Eventos marcam o Dia da Felicidade (20/3) em São Paulo

Published

on

Eventos celebram o Dia Internacional da Felicidade
Redação João Bidu

Eventos celebram o Dia Internacional da Felicidade

Discutir o bem-estar e as formas de viver melhor será o mote de dois eventos que celebram o Dia Internacional da Felicidade, comemorado neste 20/3. “A Jornada Da Felicidade”, que acontecerá nos dias 20 e 21 de março, no Clube Holms em São Paulo (Av. Paulista, 735 – Bela Vista, São Paulo), foi idealizado por Mary Elbe Queiroz, advogada, pós-graduada em Neurociência e Comportamento. Ela coordenou um estudo pelo Instituto Qualibest, em 2022, a Pesquisa “A Felicidade do Brasileiro”, e constatou que 20% dos entrevistados são infelizes. Ou seja, quando a amostra é projetada em território nacional, 30 milhões de pessoas estão descontentes com a própria realidade.

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais! 

Mary Elbe acredita que felicidade não precisa depender de fatores externos, ela pode ser alcançada com treinamento e ajuda profissional. Diante do contexto apresentado, Mary decidiu criar a Jornada da Felicidade para reverter esse cenário (por meio de palestras e workshops / como objetivo causar uma mudança na mentalidade e vida dos participantes.

O encontro terá a presença de Luiza Trajano, Sandra Teschner, João Marques, Beth Goulart e Fernando Brancaccio, entre outros profissionais das áreas de neurociência, psicologia positiva e inteligência emocional.

Já a Virada da Felicidade ocupa a cidade de 20 a 26 de março. A abertura da Virada da Felicidade acontece neste 20 de março – Dia Internacional da Felicidade, celebrado desde 2013, no mundo todo, com base em resolução da ONU (Organização das Nações Unidas). A programação acontece das 13h30 às 18h30, na FMU – Casa Metropolitana do Direito (Av. Liberdade, 749 – Liberdade), e conta com palestras, painéis, talks e experiências terapêuticas.

Os temas previstos estão apoiados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU, como: Saúde e Bem-Estar (3º), Igualdade de Gênero (5º), Trabalho Decente e Crescimento Econômico (8º) e Paz e Justiça e Instituições Eficazes (16º). Além da Monja Coen, estão confirmadas as presenças da psicanalista Noéle Gomes, da jornalista Mariana Ferrão, do médico geriatra Henrique Rêgo, da psiquiatra Maria Fernanda Caliani e da especialista em Transformação de Conflitos e Estudos da Paz Diana Bonar. Também participam do encontro a psicóloga organizacional Patrícia Ansarah e o terapeuta vibracional Gabriel Ossian.

Leia Também:  Veja look de Sabrina Sato em novo episódio do The Masked Singer Brasil

A Virada da Felicidade nasceu como uma evolução do Dia Internacional da Felicidade, evento promovido há quatro anos, no Brasil, pelo Instituto Felicidade Sustentável. De acordo com a idealizadora, Chirles de Oliveira, o objetivo é democratizar informação e saberes, além de proporcionar o aprendizado pela vivência de práticas terapêuticas e lúdicas. A partir da Ciência da Felicidade, da Filosofia, da Neurociência e de saberes ancestrais, a ideia é apresentar caminhos possíveis para a felicidade. “Não existe uma fórmula mágica para felicidade, por isso nossa curadoria traz diferentes saberes e olhares sobre esse grande tema, com especialistas de diferentes áreas”, explica Chirles, que também será uma das palestrantes.

Programação segue até domingo (26/03)

Até o dia 26 de março (domingo), a programação segue com dezenas de atividades, em diferentes horários e locais da capital paulista, além da transmissão pela internet, de forma a contemplar todo perfil de público e agenda. Terça-feira (21/03), das 13h30 às 17h, o Espaço Aura Terapias e Bem-Estar abriga três palestras sobre Práticas de Autocuidado para Felicidade, conduzidas pela consultora Fernanda Ribeiro, pela psicanalista Transpessoal Lucia Sandri e pela psicóloga e especialista em Neurociência Renata Reis.

No dia seguinte (22/03), das 13h30 às 18h, o Teatro Commune será palco para uma série de atividades lúdicas, como contação de história, palhaços, malabares e poesias, além de talks com a especialista em Bom Humor Maryana com Y. Quinta-feira (23/03), as consultoras Mariana Garcia e Paula Pontvianne falam sobre Comunicação Não-Violenta (CNV), a partir das 13h30, no Espaço Kirom.

Leia Também:  Quais são as pedras preciosas que toda mulher deveria ter?

No local, também serão realizados roda de cuidado e atenção plena, prática de yoga e mantras. No dia 24 de março (sexta-feira), das 8h30 às 12h, a sede do Grupo Gaia receberá o empreendedor João Paulo Pacífico, a psicóloga organizacional Veruska Galvão, a especialista em Felicidade Regina Oliveira, a professora Gabriela Presto e o advogado e consultor de Carreira Rodrigo Exman, além de Chirles de Oliveira. Ainda na sexta-feira (24/03), das 14 às 18h, na Casa Casulo, acontece uma série de palestras dedicadas ao universo feminino, com especialistas como Juliana Niza e Nanda Biolchini. 

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !

No sábado (25/03), a programação seguirá, das 13h30 às 18h, na Unibes Cultural, com palestras sobre Divina Prosperidade, Felicidade & Amor 2.0 e Saúde Mental & Mindfulness, mais pocket show, respiração terapêutica e danças circulares. A Virada da Felicidade será encerrada no domingo (26/03), às 11h, com painel sobre Espiritualidade como Caminho para Felicidade, com a mentora em Prosperidade e Propósito Renata Peixoto, o terapeuta Adriano Calhau, a facilitadora Shirayam Daniele Ribeiro e mentora de Inteligência Espiritual Janice Herinnger

Serviço

O quê: Virada da Felicidade Quando: 20 a 26 de março de 2023 Onde: 20/03 (seg.) – FMU – Casa Metropolitana do Direito, Av. Liberdade, 749 – Liberdade*; 21/03 (ter.) – Espaço Aura Terapias e Bem-Estar, Rua Luisiana, 234 – Brooklin*; 22/03 (qua.) – Teatro Commune, Rua da Consolação, 1218 – Consolação*; 23/03 (qui.) – Espaço Kirom, Rua Alcatrazes, 81 – Vila da Saúde*, e Espaço Rojo de Yoga, Rua República do Iraque, 1546 – Parque Colonial*; 24/03 (sex.) – Grupo Gaia, R. Min. Jesuíno Cardoso, 633, 8º andar – Vila Nova Conceição*, e Casa Casulo, Rua Groenlândia, 160 – Jardim América*; 25/03 (sáb.) – Unibes Cultural, R. Oscar Freire, 2500 – Sumaré*; 26/03 (dom.) – Online; Quanto: 100% gratuito (sujeito à capacidade de cada local)


Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA