POLÍCIA
Polícia Civil prende sete pessoas e desarticula núcleo de facção envolvido com tráfico de drogas em Poxoréu
A Polícia Civil de Mato Grosso realizou, nesta quinta-feira (13.11), uma ofensiva contra o tráfico de drogas e atividades associadas às facções criminosas em Poxoréu. Batizada de Operação Maturação, a ação resultou na prisão de sete pessoas, todas alvos de mandados de prisão preventiva, além do cumprimento de sete mandados de busca e apreensão domiciliar.
A operação, considerada uma das maiores mobilizações policiais recentes no município, contou com forte apoio regional das unidades especializadas da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, da Criança e do Idoso (DEDMCI) de Primavera do Leste, além da Derf de Rondonópolis.
Os mandados foram cumpridos em Poxoréu, Primavera do Leste e Rondonópolis. A integração entre as delegacias foi fundamental para garantir precisão no cumprimento das ordens judiciais e segurança às equipes operacionais.
Investigação e resultados
A Operação Maturação é fruto de um trabalho investigativo que se estendeu por meses, com a identificação de indivíduos suspeitos de articular a distribuição de drogas, recrutar colaboradores e utilizar residências como pontos de apoio para o armazenamento e venda de entorpecentes. O grupo já vinha sendo monitorado e apresentava forte influência em determinadas regiões da cidade.
Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam uma arma de fogo, munições, porções de maconha e pasta base de cocaína.
O material ilícito foi localizado em diferentes imóveis, reforçando a tese de que o grupo mantinha uma estrutura descentralizada para dificultar a ação policial. A apreensão da arma também indica possível associação com outros crimes, como ameaças, violência e proteção de pontos de tráfico.
“A operação representa um marco no enfrentamento ao tráfico de drogas em Poxoréu, atingindo diretamente a base financeira e operacional de indivíduos que vinham promovendo desordem, intimidação e insegurança em bairros específicos do município”, afirmou o delegado Rafael Fossari, da Delegacia de Poxoréu, responsável pela investigação.
Além das prisões e apreensões, a operação deve gerar desdobramentos importantes na investigação de outros delitos relacionados, como furtos e roubos.
Próximos passos
Após as prisões, os suspeitos foram conduzidos para as Delegacias de Poxoréu, Primavera do Leste e Rondonópolis, onde os mandados foram cumpridos. Eles também foram interrogados e formalização dos procedimentos legais. Eles permanecerão à disposição da Justiça, e novos pedidos de diligências podem ser solicitados conforme o avanço das investigações.
“A Polícia Civil continuará intensificando ações de inteligência e operações integradas para coibir a criminalidade e garantir maior sensação de segurança à população de Poxoréu e região”, finalizou o delegado Rafael Fossari.
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLÍCIA
Polícia Civil prende idosa e outros três envolvidos em tentativa de sequestro em Chapada dos Guimarães
Quatro pessoas, dentre elas uma idosa de 69 anos, suspeitas de planejarem o sequestro de um jovem de 26 anos, foram presas em flagrante pela Polícia Civil, na quinta-feira (12.11), em ação realizada pelos policiais da Delegacia de Chapada dos Guimarães.
Além da idosa, foram presos a irmã dela, de 55 anos, e dois homens identificados como integrantes de uma facção criminosa. O crime teria sido motivado pela cobrança de uma suposta dívida que o rapaz teria com a idosa, sua ex-companheira.
Os suspeitos responderão pelos crimes de sequestro e cárcere privado tentado e extorsão, no caso dos faccionados responsáveis pelas ameaças e cobranças.
As investigações iniciaram após a vítima procurar a Polícia Civil relatando que vinha recebendo mensagens e áudios com graves ameaças e exigências de pagamento de supostas dívidas com a ex-companheira.
Na quinta-feira (12), os suspeitos tentaram sequestrar a vítima, a forçando a entrar em um veículo, porém o jovem conseguiu se desvencilhar dos suspeitos, ocasião em que procurou a delegacia.
Informações apontam que o objetivo do grupo era levar a vítima para ser submetida a um “tribunal do crime”, procedimento interno utilizado por facções para impor punições.
Segundo as investigações, a idosa e sua irmã procuraram membros de uma facção criminosa para obrigar o jovem a pagar a dívida, porém, o valor cobrado se referia a presentes que ela havia dado ao rapaz durante o período em que tiveram o relacionamento amoroso.
Entre os envolvidos nas ameaças, estava um dos faccionados, que estava sendo monitorado por tornozeleira eletrônica, reforçando o grau de organização e ousadia da ação criminosa.
Assim que recebeu a comunicação dos fatos, os policiais civis da Chapada dos Guimarães iniciaram as diligências conseguindo localizar e prender os faccionados que já estavam em fuga do município. Já as duas mulheres foram encontradas em suas residências, onde foram realizadas suas prisões.
Os quatro suspeitos foram conduzidos à delegacia, onde após serem interrogados pelo delegado Igor Sasaki, foram autuados em flagrante, sendo posteriormente colocados à disposição da Justiça.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
CUIABÁ4 dias agoFormado em direito é preso em flagrante em Cuiabá por arrombar porta, agredir e ameaçar ex-mulher
-
DESTAQUE2 dias agoConexãoMT lança ferramenta que revela todos os ‘penduricalhos’ dos salários do TJMT, acesse gratuitamente
-
DESTAQUE2 dias agoTratador preso com 123g de maconha em centro de equoterapia confessa tráfico por ‘atraso de salário’; MP pede soltura
-
CUIABÁ5 dias agoEmpresário com histórico de receptação e porte ilegal é preso novamente com arma em Cuiabá




