A Polícia Militar de Mato Grosso recebeu, na manhã desta segunda-feira (14.4), visita técnica da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), na sede do Quartel do Comando Geral, em Cuiabá.
Na ocasião, o comandante-geral adjunto, coronel André Wilian Dorileo, apresentou à diretora de gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), Camila Pintarelli, algumas das principais aquisições em armamentos e equipamentos de segurança no combate à criminalidade em todo o Estado.
O FNSP, instituído no âmbito do Ministério da Justiça, tem o objetivo de apoiar projetos na área de segurança pública e prevenção à violência, enquadrados nas diretrizes do plano de segurança pública do Governo Federal.
Desde 2019, a Polícia Militar de Mato Grosso já recebeu mais de R$ 31 milhões em recursos para aquisição de equipamentos de proteção individual, modernização e estruturação de academias, além do fortalecimento do reaparelhamento da Cavalaria da Polícia Militar. Os recursos aplicados garantiram, ainda, aquisição de mais dois trajes antibomba, 40 fuzis e 146 mil munições.
De acordo com o coronel Dorileo, o reforço com armamentos e equipamentos especializados eleva a capacidade de resposta das unidades táticas em situações de alto risco, como confrontos armados e ocorrências com artefatos explosivos. Ele destacou ainda que a Polícia Militar está presente nos 142 municípios de Mato Grosso, por meio dos 15 Comandos Regionais.
Para o coronel, as aquisições garantem maior poder de fogo, proteção e eficiência operacional, contribuindo diretamente para o enfrentamento da criminalidade violenta e a preservação da vida dos agentes e da população.
“A nossa instituição vive uma realidade muito diferente do que ocorreu nas gestões anteriores, graças aos importantes investimentos por parte do Governo do Estado que sempre valorizou à Segurança Pública. A Polícia Militar é uma das instituições referências no país no combate e enfrentamento à criminalidade e às facções criminosas”, ressaltou o coronel Dorileo.
A diretora de gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), Camila Pintarelli, parabenizou a Polícia Militar pela valorização dos servidores militares, bem como na atuação do patrulhamento tático, ostensivo e preventivo. Além disso, ela enalteceu o gerenciamento dos recursos aplicados para garantia da Segurança Pública no Estado.
“Ficamos honrados pelo nível de compromisso, e mais do que isso, reconhecimento sobre a composição da verba no orçamento da instituição e aplicação dos recursos. Isso reflete a preocupação crescente da atual gestão com recursos da Segurança Pública. Uma tropa não iria conseguir combater um novo cangaço, por exemplo, se não houvesse esse tipo de equipamento [armamentos] que depende da parte estrutural e de uma boa gestão pública. Fica meus parabéns, nosso reconhecimento e tranquilidade em saber que os recursos estão sendo muito bem empregados para garantia de um Estado seguro”, ressaltou Pintarelli.
Mistério em Várzea Grande: Polícia Civil prende suspeitos de envolvimento no desaparecimento de morador
A Polícia Civil prendeu suspeitos em Várzea Grande ligados ao desaparecimento de Caio César Selasco Cebalhos, ocorrido em novembro. A Operação Ocultacce continua para localizar outros envolvidos.
Polícia Civil prende suspeitos ligados ao desaparecimento de morador em Várzea Grande.
A Polícia Civil de Mato Grosso realizou uma operação na última sexta-feira (25/04) que pode trazer respostas para o angustiante desaparecimento de Caio César Selasco Cebalhos, morador de Várzea Grande. Dois mandados de prisão preventiva foram cumpridos contra indivíduos suspeitos de integrarem um grupo criminoso ligado a sequestro, tortura, homicídio e ocultação de cadáver.
Prisões em unidades prisionais
A ação policial, que contou com a participação da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), cumpriu as ordens judiciais em duas unidades prisionais distintas. Um dos mandados foi executado na Cadeia Pública de Cáceres, com o apoio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) da mesma cidade. O outro suspeito foi localizado e preso na Penitenciária Central do Estado (PCE). Ambos já se encontravam detidos por outros crimes.
O desaparecimento que intriga
O caso Caio César Selasco Cebalhos se arrasta desde o dia 11 de novembro do ano anterior. Naquela data, ele pediu à esposa para ser deixado em uma panificadora em Várzea Grande, com a intenção de se encontrar com alguém para resolver pendências. Desde então, seu paradeiro permanece um mistério, gerando grande apreensão em familiares e amigos.
As investigações, que integram a Operação Ocultacce, não param por aí. A polícia segue em busca de outros dois homens que teriam participado do crime e que, neste momento, são considerados foragidos. A expectativa é que novas informações e possíveis localizações possam surgir a partir das prisões realizadas.
Advertisement
A Polícia Civil demonstra, com esta ação, o seu compromisso em elucidar crimes graves e dar uma resposta à sociedade, especialmente em casos de desaparecimento que causam grande comoção. A continuidade das investigações é crucial para que todos os envolvidos sejam responsabilizados e o mistério em torno do desaparecimento de Caio César Selasco Cebalhos seja finalmente desvendado.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade